As 15 Melhores Maneiras de Aumentar a Contagem de Espermatozóides e Melhorar a Fertilidade

A contagem de espermatozóides ou contagem total de espermatozóides refere-se ao número total médio de espermatozóides presentes numa amostra de sêmen.

É uma das várias qualidades avaliadas durante a análise de rotina do sêmen (espermograma) e é considerada um fator importante para a fertilidade do homem.

Formas De Aumentar A Contagem De Espermatozóides Naturalmente

Com base nas diretrizes mais atuais da Organização Mundial da Saúde, uma contagem de espermatozóides saudável é de 15 milhões por mililitro (ml) ou, pelo menos 39 milhões por amostra. Valores inferiores a 10 milhões por ml são considerados anormais e muitas vezes associados à infertilidade masculina.

Tudo o que afeta os hormônios que controlam a produção de espermatozóides ou atua como antioxidante pode ajudar no desenvolvimento saudável dos espermatozóides e ajudar a melhorar a contagem de esperma.

Em geral, acredita-se que os fatores que influenciam os níveis de testosterona tenham o impacto mais significativo no número e na qualidade do esperma.

Fatos rápidos sobre como aumentar a contagem de espermatozóides:

  • Exercício e boa qualidade no sono mostram melhorar a contagem de espermatozóides.
  • A primeira linha recomendada de tratamento é tentar remédios não farmacológicos.
  • Há muito que se sabe que fumar reduz a saúde em geral, a produção de espermatozóides e a sua qualidade são igualmente afetados.
  • Homens com contagem muito baixa de espermatozóides podem ser prescritos com medicação.

Formas de aumentar a contagem de esperma naturalmente

As pesquisas mostram que a qualidade do esperma e as taxas de fertilidade estão em declínio na maioria dos países ocidentais. De acordo com um estudo realizado em 2017, verificou-se que entre 1973 e 2011, a contagem média de espermatozóides na América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia caiu para 59,3% .

Apesar dos estudos identificarem o problema, as razões para este declínio e a forma de reverter o problema de forma confiável ainda são desconhecidas.

Vários foram os remédios não farmacológicos (homeopáticos, herbais e caseiros) usados durante milhares de anos para aumentar a contagem de espermatozóides. As pesquisas mostraram que a maioria desses remédios influencia, de alguma forma, a melhora desses números.

As formas naturais de aumentar a contagem de espermatozóides incluem:

1. Exercício e sono de qualidade

Vários estudos demonstraram que a perda de peso e o exercício físico em indivíduos obesos e com excesso de peso podem levar a contagens e esperma melhoradas ou aumentadas. No entanto, as pesquisas que ligam o Índice de Massa Corporal (IMC) saudável a uma contagem de espermatozóides saudável ainda são reduzidas.

Um estudo realizado em 2017 descobriu que a realização de um programa de exercícios aeróbicos durante 16 semanas de pelo menos 50 minutos de exercício moderado a 50 a 65 por cento do pico de frequência cardíaca, 3 vezes por semana, aumentou o volume de espermatozóides e a sua concentração em 45 homens sedentários e obesos.

2. Reduza o estresse

Qualquer forma de estresse pode levar o corpo a realizar ações defensivas e economizar energia. Em fases de maior tensão, faz sentido biológico ao corpo tornar-se menos preocupado com a reprodução e mais focado em sobreviver.

Reduzir o estresse requer abordar a causa, embora alguns fatores como exercício físico e uma dieta saudável diminuam os efeitos do estresse e ansiedade.

Para os homens que estão a passar por momentos de estresse severo, o médico pode prescrever medicações anti-ansiedade ou antidepressivas.

3. Pare de fumar

Um estudo realizado em 2016 que revisou os resultados de mais de 20 estudos, com um total de quase 6.000 participantes, e constatou que fumar reduziu consistentemente a contagem de espermatozóides.

4. Evite o uso excessivo de álcool e drogas

O número de estudos que exploram a ligação entre a saúde do esperma e as drogas é limitado, dadas as considerações éticas. No entanto, alguns pesquisadores associaram o uso de drogas como o álcool, maconha e cocaína à diminuição da produção de espermatozóides.

5. Evite a toma de alguns medicamentos de rescrição médica

Alguns medicamentos de prescrição médica podem diminuir drasticamente a produção saudável de espermatozóides. Uma vez que a pessoa deixa de tomar o medicamento, a contagem de esperma volta ao normal ou aumenta.

Alguns medicamentos que reduzem temporariamente a produção e desenvolvimento de espermatozóides incluem:

  • alguns antibióticos
  • anti-andrógenos
  • antiinflamatórios
  • antipsicóticos
  • corticosteróides
  • Esteróides anabolizantes (até 1 ano de recuperação)
  • testosterona exógena (externa)
  • metadona

6. Suplementos de feno-grego

O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) tem sido usado durante anos como um remédio natural para a falta de espermatozóides. Os defensores sugerem que esta espécie vegetal pode melhorar a contagem de células reprodutivas masculinas.

Um estudo realizado em 2017 descobriu que o composto de patente pendente Furosap®, desenvolvido a partir das sementes de feno-grego, melhorou significativamente a qualidade geral do sêmen e a contagem destes.

7. Obtenha vitamina D e cálcio suficientes

Os Pesquisadores não sabem ao certo por que, mas a vitamina D e o soro de cálcio parecem afetar a boa saúde dos espermatozóides. Alguns estudos mostraram que a baixa ingestão dietética de vitamina D parece corresponder à diminuição desta contagem.

8. Ashwagandha

Ashwagandha (Withania Somnifera)

A ashwagandha (Withania somnifera), também conhecida como ginseng indiano, tem sido usada em medicamentos caseiros como remédio para várias formas de disfunção sexual.

Um estudo realizado em 2016 descobriu que 46 homens com baixa contagem de espermatozóides que tomaram 675 miligramas (mg) de ashwagandha por dia durante 90 dias tiveram um aumento de 167% na contagem destes.

9. Aumente a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que ajudam a remover e desativar os radicais livres e outros compostos que danificam as células. Diversas vitaminas e minerais atuam como antioxidantes, e vários estudos associam o consumo de antioxidantes com o aumento da contagem espermática.

Os antioxidantes que podem contribuir para uma contagem de gametas masculinos saudável ​​incluem:

10. Aumentar a ingestão de gordura saudável

As gorduras poliinsaturadas ou as chamadas gorduras saudáveis, como o ômega-3 e ômega-6, são cruciais para o desenvolvimento saudável da membrana espermática.

Alguns estudos mostram que os homens devem consumir estes dois compostos ômega essenciais em quantidades iguais para o desenvolvimento ideal de espermatozóides e benefícios antioxidantes.

11. Reduzir a ingestão de gorduras ruins

Um estudo de 2014 que entrevistou 209 homens espanhóis saudáveis ​​com idades entre 18 e 23 anos concluiu que, à medida que estes aumentavam o consumo de gorduras insalubres como as gorduras saturadas e trans, a sua contagem de esperma diminuía proporcionalmente.

Vários estudos também mostraram que os ácidos graxos trans podem prejudicar a capacidade das gorduras poli-insaturadas de cadeia longa se incorporarem nas membranas espermáticas, um passo determinante para o desenvolvimento do esperma.

12. Evite ou limite a exposição a toxinas ambientais, ocupacionais e contaminantes

À medida que o ambiente e a atmosfera se tornam cada vez mais poluídos e congestionados, alguns fatores ambientais, como a qualidade do ar e a exposição a substâncias químicas tóxicas, têm sido frequentemente associada à redução da saúde dos espermatozóides e à sua contagem total.

Evitar toxinas ambientais sempre que possível também contribui para a saúde em geral.

É importante ressaltar que, embora alguns estudos tenham encontrado uma ligação entre os baixos níveis de espermatozóides e os contaminantes ambientais, a maioria deles não os apoia.

13. Evite comer soja ou alimentos com estrogênio não humano

Alguns alimentos, especialmente os produtos à base de soja, contêm fitoestrogênios (estrogênio vegetal), compostos que mostram reduzir a ligação entre a testosterona e a produção de espermatozóides. Alguns (muitos) produtos enlatados/conserva e plásticos também são ricos em formas sintéticas de estrogênio.

14. Consuma folato e zinco suficientes

O consumo de ácido fólico e zinco em conjunto, tem sido associado ao aumento da saúde geral dos espermatozóides, incluindo a concentração e a sua contagem total.

15. Maca Peruana

O uso do extrato de raiz de maca peruana é conhecido não apenas por aumentar a quantidade como também a motilidade dos espermatozóides e a saúde sexual em geral, tornando-a a escolha ideal para os homens que desejam recuperar a libido.

Alimentos para melhorar a contagem de espermatozóides

Alimentos Ricos Em Nutrientes Que Aumentam A Contagem De Espermatozóides Incluem Bananas, Chocolate Amargo, Ginseng E Nozes.

Embora os suplementos sejam considerados uma prática segura de obter a ingestão diária recomendada da maioria das vitaminas, minerais e antioxidantes, o organismo nem sempre os absorve facilmente.

A maioria dos estudos sugere que a ingestão de alimentos ricos em compostos específicos e alguns compostos químicos permite que o corpo os use de forma mais eficiente.

Assim, a melhor maneira de aumentar a contagem de espermatozóides naturalmente pode ser ao aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes benéficos ​​aos espermatozóides.

Os alimentos ricos em nutrientes que aumentam o quantidade de espermatozóides incluem:

  • Nozes
  • Frutas cítricas
  • Trigo integral e grãos
  • A maioria dos peixes, especialmente salmão selvagem, bacalhau e arinca (eglefim)
  • A maioria dos mariscos, especialmente ostras
  • Leite e produtos lácteos fortificados com vitamina D
  • Chocolate escuro (chocolate preto)
  • Alimentos ricos em vitamina D
  • Alho
  • Salmão selvagem
  • Bananas
  • Brócolis
  • Ginseng
  • Açafrão-da-terra
  • Espargos
  • A maioria dos vegetais de folhas verdes, especialmente espinafre e couve
  • Nozes e sementes fermentadas

Medicamentos para aumentar a contagem de espermatozóides

Os médicos podem prescrever medicação em homens com contagem de espermatozóides muito baixa ou que tenham fatores de saúde adicionais.

Os medicamentos por vezes utilizados para tratar a baixa contagem de espermatozóides incluem:

  • Citrato de clomifeno oral (Serofeno)
  • Serofeno oral
  • Injeções de Gonal-f® RFF * Redi-ject® (folitropina alfa ou gonal-F) ou subcutânea (sob a pele)
  • Antibióticos, se causado ​​por infecção do trato urinário ou reprodutivo
  • Gonadotrofina coriônica humana (hCG) (marca Choragon e Pregnyl)
  • Letrozole ou anastrozol
  • Andrógenos exógenos

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *