Como Desenvolver o Sentido de Ritmo e Equilíbrio nos Bebês

O equilíbrio é uma capacidade fundamental para o bebê conseguir sentar-se sozinho, engatinhar, e mais tarde, conseguir andar.

Também a forma como o bebê consegue coordenar as suas ações motoras é essencial para conseguir realizar movimentos controlados. Dessa forma, é importante os pais darem ao seu bebê oportunidades que o estimulem a desenvolver o sentido de ritmo e equilíbrio.

De seguida poderá conhecer algumas brincadeiras que pode utilizar para ajudar o bebê a desenvolver estas capacidades.

Brincadeiras e atividades para desenvolver o ritmo e equilíbrio nos bebês

As seguintes atividades são indicadas para bebês com 3 ou mais meses, estimulando o desenvolvimento do ritmo e o equilíbrio, mas também o controle do movimento da sua cabeça. Estas capacidades são essenciais para o bebê conseguir começar a engatinhar e a andar.

Atividade 1

Coloque o bebê deitado em cima de uma almofada grande de barriga para baixo. Segurando no bebê, puxe a almofada para a frente e para trás, de um lado para o outro, e ainda, dê uma volta completa. Esteja sempre atento ao bebê de modo a não o deixar desequilibrar e cair.

Atividade 2

Pegue no bebê segurando no tronco, com as suas mãos debaixo dos braços, com a barriga virada para si. De seguida conte até 3, e quando disser 3, levante-o até ficar em cima da sua cabeça. Depois, brinque com ele como se fosse um avião, girando-o e andando pela divisão onde se encontra.

Atividade 3

Sente-se e deite o bebê de costas sobre os seus joelhos. Segurando-o firmemente, balance-o de um lado para o outro. Pode também realizar esta atividade com ele sentado no seu colo.

Outra alternativa é utilizar balanços infantis, cheios de cores e apelativos para os bebês. O balançar é uma atividade que desenvolve o sentido de ritmo, ajudando a aumentar as ligações neurais do cérebro.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *