Como Ensinar o Bebê a Fazer Cocô no Penico

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 16 de agosto de 2014

Ensinar a criança a usar o penico é uma parte importante da aprendizagem na criança. Apesar de não existir uma idade certa para o fazer, a verdade é que a maioria das crianças apenas faz xixi ou cocô voluntariamente a partir dos 20 meses, e como tal, apenas a partir dessa altura é que conseguirão controlar a bexiga e o esfíncter.

Dessa forma, torna-se importante os pais saberem respeitar o ritmo do filho, treinando-o, mas sem ser exigente demais.

Ensinar o bebê a fazer cocô no penico é mais simples que ensinar a controlar a micção, sendo por isso um processo mais rápido e fácil para a criança. Os pais devem começar a ensinar o bebê a fazer cocô no penico de uma forma mais intensiva a partir dos 20 meses, sendo habitual que aos 24 meses já tenha assimilado essa rotina. Nessa altura, o bebê pode já começar a usar o vaso sanitário. Conheça de seguida como ensinar o bebê a fazer cocô no penico.

Se o bebê tiver uma hora habitual para fazer cocô, então leve-o atempadamente para o banheiro, de modo a fazer as suas necessidades no penico. Se o bebê não tiver uma rotina regular para fazer cocô, terá de estar atento a vários sinais que podem indicar que ele vai fazer. Estes sinais incluem seriedade, desconforto e rubor.

Nessa altura deve colocar de imediato o bebê no penico, para que ele faça aí o cocô. Ao fim de vários dias, semanas ou meses de repetição deste ato, o bebê vai relacionar o fazer cocô com o penico, conseguindo controlar-se até estar aí sentado.