Como Ensinar o Bebê a usar o Penico

A maioria dos pais desejam retirar a fralda do bebê assim que possível, mas este objetivo pode revelar-se complicado de alcançar.

Há alguns pequenos truques que podem ser utilizados para ajudar o bebê a usar o penico e a largar as fraldas de vez.

Em primeiro lugar, é necessário motivar o bebê. Isso consegue-se através do uso de linguagem positiva, como por exemplo “Já és como os crescidos”.

Depois do bebê ser devidamente motivado a usar o penico, deve-se perguntar com muita frequência se ele quer fazer xixi ou cocó. Muitas vezes, eles estão a brincar e esquecem-se que têm de parar por um momento para ir ao penico e assim surgem os descuidos.

Sempre que ele use o penico para fazer xixi ou cocô deve ser elogiado, o objetivo é transmitir que ele fez uma coisa positiva. Desta forma, a criança vai ter vontade de continuar a fazê-lo.

Nos primeiros tempos em que a fralda é retirada, é normal que a criança possa ter alguns descuidos, por isso pode-se optar por retirar a fralda a seguir às refeições principais e manter a fralda no resto do dia e da noite e sempre que sejam feitas viagens demoradas.

A retirada da fralda da noite é uma tarefa que deve ser feita com calma, pois é necessário que a criança já tenha um grande controlo para poder largar a fralda da noite com segurança.

Aliás, todo o processo de ensinar o bebê a usar o penico deve ser feito com bastante paciência, evitando fazer demasiada pressão sobre a criança e procurando sempre enfatizar os pequenos progressos alcançados.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)