7 Formas de Prevenir e Aliviar a Dor nas Costas com um Banho Relaxante - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

7 Formas de Prevenir e Aliviar a Dor nas Costas com um Banho Relaxante

As dores nas costas (dorsalgia) são um dos problemas mais comuns nas consultas médicas.

Com várias causas, as dores nas costas têm como origem mais frequente a má postura e a utilização incorreta da zona lombar em movimentos do dia-a-dia.

Prevenir E Aliviar A Dor Nas Costas

A má postura, aliada a uma vida sedentária e ao excesso de peso, leva a sobrecarga de esforço e a compensações musculares, que se traduzem em tensão e dor.

Apesar de na maioria dos casos o tratamento para a dor ser simples, o ideal é alterar alguns hábitos diários de modo a prevenir o seu surgimento.

Mais abaixo pode conferir várias medidas para prevenir o desenvolvimento de dores lombares.

De seguida pode ainda conhecer um pouco mais a fundo as causas que levam ao aparecimento do sintoma, para que possa mais facilmente entender como as evitar. Confira.

Causas da dor nas costas

Como referimos em cima, a causa mais comum para a dor é a má postura.

Esta pode consistir em andar com peso excessivo nas costas, apoiar uma mochila apenas com uma das alças, levantar de uma forma incorreta pesos elevados, sentar-se de forma inadequada ao computador, no sofá ou no carro, dormir numa posição inapropriada, etc.

Ao alterar a sua postura, estará desde logo a evitar a grande maioria das causas que levam ao surgimento do sintoma.

As lesões musculares são também uma das causas mais frequentes. Geralmente derivadas da prática desportiva, podem também surgir no carregamento de pesos excessivos de uma forma incorreta.

A realização de movimentos pouco controlados e posturalmente incorretos pode levar a lesões musculares na zona lombar, causando dores no local.

Causas como obesidade e stress excessivo são também comuns, já que a tensão provocada, tanto pelo estresse, como pelo peso em excesso, pode levar a uma sobrecarga de esforço sobre os músculos e levar ao surgimento de dores.

Existem ainda outras causas, mas essas relacionadas com algumas doenças, sendo a dor nas costas um entre diversos sintomas.

Conheça outras Causas

Tendo em conta as várias causas, existem medidas que pode adotar de modo a prevenir o surgimento do sintoma. Confira.

Como evitar a dor nas costas

Tendo em conta que a dor nas costas tem como causa mais frequente a má postura, a adoção de uma posição adequada no seu dia-a-dia irá ter um efeito muito positivo na prevenção, e até mesmo no tratamento do problema.

No entanto, há muitas outras medidas que pode tomar e que irão traduzir-se num menor risco de desenvolvimento de dor no local. Confira de seguida várias dicas sobre o que deve fazer para evitar o sintoma.

– Emagrecer e aproximar-se do seu peso ideal é uma excelente forma de reduzir a pressão sobre os seus músculos da zona lombar, e assim, evitar o surgimento das dores.

– O repouso noturno é essencial para que o corpo recupere do esforço do dia-a-dia, e como tal, com efeitos ótimos na prevenção do problema.

Contudo, para que o sono tenha o efeito pretendido é importante dormir numa postura correta.

– Ao dormir, escolher um travesseiro adequado. Assim, se dormir de lado prefira um travesseiro de tamanho médio.

Se dormir de barriga para baixo, opte por um travesseiro baixo. Já se prefere dormir de barriga para cima, deve evitar usar o travesseiro.

– Fazer exercício físico regularmente, de uma forma controlada e posturalmente correta, irá ajudar a manter ou reforçar a flexibilidade muscular, o que facilita a prevenção das dores lombares.

Procure fazer pelo menos três vezes por semana uma atividade física moderada e a seu gosto, seja ela corrida, caminhada, bicicleta, dança, etc.

– Procure adotar uma postura correta no seu trabalho e evite não fazer movimentos que possam forçar as suas costas.

– Evite o carregamento de pesos elevados durante mais do que 10 minutos por dia. Assim, mochilas ou pastas pesadas devem ser evitadas ao máximo, e quando as usar, adote uma posição correta que não force as costas.

– Prevenir e evitar situações de stress pode ajudar bastante a reduzir as possibilidades do evento ocorrer geradas pela tensão desses momentos.

Caso não consiga evitar, procure adotar estratégias para saber lidar com esse stress.

Estas dicas, caso sejam seguidas diariamente, irão ajudar bastante a prevenir o surgimento de dor no local.

Tratamento caseiro para dor nas costas

Por vezes, mesmo seguindo todas as dicas anteriores, devido a um esforço maior ou a uma viagem longa de carro, algum desconforto pode ser sentido.

Nestas situações, em que a intervenção médica não é necessária, há alguns tratamentos caseiros que pode adotar para aliviar essa dor.

Fazer um banho relaxante, com ou sem sais de Epsom, pode ser muito útil para a redução do desconforto.

A água quente ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a abrir os vasos, enquanto que os sais promovem a desinflamação e a redução do stress muscular.

Além disso, os sais de Epsom ajudam a relaxar o sistema nervoso. Confira a receita.

Ingredientes:

óleo essencial de alfazema (5 gotas);

– 120 g de sais de Epsom.

Como preparar:

Coloque água quente na banheira para um banho de imersão e junte os ingredientes anteriores. Dissolva os sais na água, e de seguida, mergulha o corpo e mantenha-o na água durante cerca de 20 minutos.

Caso não tenha banheira, pode simplesmente entrar no duche, e apontar o jato de água quente na zona afetada durante alguns minutos, até sentir alívio do desconforto.

Conheça 36 Remédios Caseiros Incríveis para a Dor nas Costas

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade