Como fazer a Relactação

Saber como fazer a relactação é muito importante para que esta técnica seja eficaz e nos leve aos resultados pretendidos.

A relactação, cada vez mais abordada nos dias de hoje como sendo algo importante, é uma técnica que consiste em fazer o bebê ingerir leite artificial (em pó, por exemplo) como se estivesse a mamar na mama da mãe, utilizando-se para isso algum tipo de biberão ou outro recipiente com uma sonda.

Nesta sonda, uma das pontas ficará no recipiente onde se encontra o leite e a outra ponta ficará fixada na mama da mãe.

Isto criará no bebê a ilusão de estar a mamar da mama da mãe, o que para ele é positivo, ao mesmo tempo que estimula o aumento da produção de leite por parte da mãe, o que poderá resolver o problema de muitas mães que não conseguem produzir leite em quantidades suficientes para aquilo que o seu bebê necessita.

Esta técnica é especialmente importante em bebês prematuros, para além dos casos em que as mães naturalmente não conseguem produzir quantidades suficientes de leite materno.

A relactação, conforme já foi dado a entender, é um processo que poderá ser feito de forma totalmente caseira. Alternativamente, podem comprar-se alguns kits já preparados para o efeito, mas tudo poderá ser feito em casa e de uma forma até relativamente simples.

Como fazer a relactação caseira

Para se fazer a relactação caseira, deverão seguir-se os seguintes passos:

  1. Deverá começar por adquirir uma sonda nasogástrica de tamanho 4 ou 5. Este tamanho deverá ser recomendado pelo seu pediatra, por isso questione-lhe qual será o melhor tamanho para o seu bebê. Em farmácias ou drogarias será possível encontrar este tipo de sondas;
  2. Depois, coloque o leite artificial ou um leite que tenha conseguido obter através de algum banco de leite humano num recipiente, seja este uma seringa, um copo ou até mesmo um biberão;
  3. Coloque uma das pontas da sonda no recipiente onde o leite se encontra, adaptando-o conforme for mais útil dependendo do recipiente que está a utilizar;
  4. Coloque a outra ponta da sonda no mamilo (perto) da mãe, que poderá ser fixada com fita adesiva, por exemplo;
  5. Coloque o bebê numa posição correcta de amamentação para que ele possa amamentar normalmente.

O recipiente que contém o leite, seja qual for, deverá estar sempre a uma altura mais elevada que a altura da mama da mãe, para que o leite possa descer pela sonda naturalmente e sem problemas de maior, e para que o bebê não precise de fazer algum esforço adicional

Como fazer a relactação com kit

Para fazer a relactação com um kit, deverá comprar um dos kits disponíveis no mercado. As marcas Medela ou Mamatutti são duas marcas conhecidas que vendem kits deste género.

Deverá, neste caso, seguir de forma adequada as instruções que vêm com o kit, e o processo torna-se relativamente fácil.

O material da relactação comprado em kits poderá ser reutilizado mais do que uma vez, devendo para isso ser lavado com água e sabão, para que possam sair todos os vestígios de leite que possam existir.

Idealmente, deverá ainda ferver o recipiente do kit 15 minutos antes de o utilizar, para uma limpeza mais eficaz.

A sonda nasogástrica deve ser trocada de duas em duas ou de três em três semanas.

Evite dar o biberão ao bebê enquanto estiver a usar esta técnica.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *