Como Fazer Pão Caseiro - Receita
Fotos Antes e Depois

Como Fazer Pão Caseiro

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Saiba como fazer pão caseiro em sua casa e descubra como a ciência intervém no processo!

Receita de Pão Caseiro:

Para começar é necessário activar o fermento de padeiro, juntando-lhe um pouco de água morna e duas colheres de farinha. Misture tudo muito bem, criando uma pequena bola. Depois, cubra com um pano húmido esta mistura e deixe em repouso durante uma hora, para que as leveduras sejam activadas.

Notas:

  • o fermento em pó não serve para fazer pão porque não contém leveduras
  • a água deve estar morna porque se estiver demasiado fria ou demasiado quente desactiva as leveduras que existem no fermento
  • À parte, junte 500 gr de farinha e meio litro de água morna, já com 3 colheres de chá de sal dissolvido.

Atenção: o sal a mais anula o efeito do fermento e o sal a menos faz a massa crescer demasiado depressa!

Faz-se um buraco no centro da farinha, onde se coloca o fermento levedado. Agora, é preciso amassar muito bem, enquanto se vai juntando água a pouco e pouco. Continue a amassar! A massa estará “no ponto” quando obtiver uma consistência elástica e não ficar colada às mãos. Depois, coloca-se a massa num recipiente polvilhado com farinha e cobre-se com um pano húmido, para que a massa repouse e cresça, durante duas a quatro horas.

Nota:o tempo que a massa demora a crescer é variável, mas crescerá mais depressa se estiver num ambiente quente.

Agora pode moldar a massa com a forma que desejar. No fim, a massa só precisa de ir ao forno! Como sugestão final, se desejar obter uma côdea mais dura, deve pincelar a massa com água.

O fermento

O fermento é composto por leveduras, pequenos seres vivos ou fungos, que entram em acção quando estão em contacto com água morna. Os fungos presentes na levedura pertencem à espécie Saccharomyces cerevisiae. A farinha de trigo contém muito amido que serve de alimento às leveduras. Quando se alimentam, as leveduras libertam dióxido de carbono, criando bolhas que fazem crescer o fermento. É através deste processo que o fermento fica levedado. O fermento é utilizado na massa e, quando o pão se encontra já cozido, podem observar-se imensos buracos no seu interior, criados pela libertação do gás de dióxido de carbono durante a fermentação.

Material:

  • 500 gr de farinha de trigo
  • 20 gr de fermento de padeiro fresco (levedura)
  • Água e sal

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. obrigado adorei tudo aquilo que li irei muito mais vezes vesitar ovosso forum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *