Como manter os talheres como novos

Gostaria de manter os seus talheres como novos? Então, siga os nossos conselhos e tenha um faqueiro livre de resíduos e de manchas. Para sempre!

O cabrito está no ponto. As batatas estão quase assadas. Os miúdos estão a pôr a mesa, enquanto põe a sobremesa, acabada de fazer, no frigorífico. Tudo parece estar em ordem, até ao momento em que os seus filhos lhe colocam a realidade bem à frente dos olhos: um garfo ainda com restos de comida agarrada.

Antes de entrar em pânico, recolha os talheres da mesa e lave-os à mão, utilizando uma boa esponja e um bom detergente. Seque-os, depois, com um pano delicado. Agora, já pode voltar a colocar os talheres na mesa, sem o perigo de passar vergonhas junto dos convidados. Respire fundo e que este episódio lhe sirva de lição.

Lavar talheres à mão ou na máquina

Infelizmente, e como a maioria das pessoas já pode comprovar pelo menos uma vez na vida, nem sempre a lavagem resulta em talheres livres de resíduos alimentares. Daí que seja essencial adoptarmos determinados cuidados quando lavamos a louça, seja à mão ou na máquina.

Por exemplo, antes de colocar os talheres na máquina de lavar, ponha-os de molho durante alguns minutos para que os resíduos amoleçam e possam sair mais facilmente. Deve ainda ter o cuidado de arrumar os talheres no cesto específico para o efeito, com o cabo para baixo, de maneira a que a zona com mais resíduos fique mais acessível à lavagem. Evite pôr os utensílios de cabo comprido no cesto de talheres, sob pena de estes tocarem na pá de lavagem, o que pode danificá-la. O melhor será colocá-los, na horizontal, no tabuleiro superior.

Quando lavar os talheres à mão, utilize sempre um esfregão ou esponja adequados, substituindo-os regularmente, uma vez que estes perdem a capacidade de limpeza com o uso.

Da prata ao inox

Se gosta de utilizar o seu faqueiro de prata nos almoços e jantares especiais, deverá mantê-lo 100 por cento impecável. Tratando-se de um material nobre, os talheres de prata devem ser lavados à mão, usando uma esponja não abrasiva e um detergente delicado. Na hora da secagem, sugerimos que opte por um pano de camurça.

Se o seu faqueiro não for de prata, mas de inox, a palavra de ordem é combater as manchas, um problema que surge mais cedo ou mais tarde, sobretudo quando os cuidados são poucos. Por isso, limpe-os sempre um pano delicado, mesmo quando enxutos.

Se os talheres já estiverem manchados, ainda vai a tempo de corrigir o problema. Como deixar os talheres brilhando novamente? Lavando-os com água e um detergente à base de amoníaco, o produto ideal para prevenir (ou tirar) as manchas dos talheres. No final, enxagúe-os bem e seque-os com um pano de algodão suave. Ainda no que toca às manchas, as mais difíceis podem ser retiradas esfregando o talher numa metade de limão.

Muito mais brilho

Sem limão mas com vinagre. Tome nota desta receita caseira para deixar os seus talheres a brilhar: uma vez por semana, coloque-os num recipiente com água e algumas gotas de vinagre, deixando-os aí ficar de molho de um dia para o outro (há quem, em alternativa ao vinagre, prefira utilizar álcool). No dia seguinte, poderá passá-los por água e secá-los convenientemente.

Terá, assim, todos os motivos para sentir orgulho. Afinal, não é todos os dias que consegue ver o seu reflexo numa faca. Bom trabalho!

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:15 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)