Como medir a frequência cardíaca - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Como medir a frequência cardíaca

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Saiba como medir a frequência cardíaca através da artéria carotídea e radial:

O que é a frequência cardíaca?

O número de vezes que o seu coração bate por minuto é designado por pulso ou frequência cardíaca. O coração de um adulto bate, geralmente, 60 a 100 vezes por minuto. A frequência cardíaca da mulher é, geralmente, superior à do homem. É normal que o coração de um bebé apresente 70 a 170 batimentos por minuto. A frequência cardíaca de uma criança diminui para, aproximadamente, 60 a 100 batimentos por minuto aos 16 anos de idade. A idade, o peso e a altura podem fazer com que o coração bata menos de 60 vezes ou mais de 100 vezes por minuto.

A actividade física pode originar uma mudança na sua frequência cardíaca. Uma pessoa saudável que pratique regularmente exercício físico pode ter uma frequência cardíaca mais lenta. Outros factores passíveis de originar uma mudança na frequência cardíaca incluem a febre, determinados medicamentos ou a cafeína. A raiva, a excitação ou o medo podem aumentar ou diminuir a frequência cardíaca.

Por que razão é necessário medir o pulso?

Poderá ter de medir o pulso devido a uma doença como, por exemplo, uma doença cardíaca. O seu coração pode não ter um batimento regular pelo facto de não estar a funcionar devidamente. Poderá também estar a tomar medicamentos passíveis de alterar o funcionamento ou a frequência cardíaca. Poderá ainda querer verificar o pulso enquanto pratica exercício físico.

Qualquer pessoa pode aprender a medir a frequência cardíaca. O médico dir-lhe-á com que frequência o deverá fazer. Poderá necessitar de medir o pulso momentos antes de tomar determinado medicamento. É importante anotar a frequência do pulso de cada vez que a medir. Informe-se com o seu médico sobre quando o deverá contactar para discutir a frequência do seu pulso.

Como medir a pulsação radial (frequência radial):

Precisará de um relógio com a indicação dos segundos. A artéria radial encontra-se perto da parte interior do pulso, junto do polegar. Dobre o cotovelo, mantendo o braço a seu lado e a palma da mão virada para cima. Usando os dedos, médio e indicador, palpe delicadamente a artéria radial no interior do pulso. Procure sentir o pulsar da artéria. Não use o polegar, pois ele possui o seu próprio pulso.

Conte o pulso radial durante um minuto completo (60 segundos). Veja se o seu pulso apresenta um batimento forte ou fraco. Anote a sua frequência, a data, a hora e o pulso (direito ou esquerdo) que usou para a medição. Anote ainda tudo aquilo que lhe chamar a atenção como, por exemplo, se o pulso está fraco, forte ou se vir que salta batimentos. A artéria radial é uma artéria fácil de detectar para verificar a frequência cardíaca durante ou após o exercício físico.

Como medir o pulso carotídeo:

Precisará de um relógio com a indicação dos segundos. As suas artérias carotídeas encontram-se na parte exterior do lado direito e esquerdo do pescoço. Com os dedos médio e indicador, palpe delicadamente a artéria carotídea de um dos lados do pescoço. Não pressione ambas as artérias ao mesmo tempo. Procure sentir o pulsar da artéria. Não use o polegar, pois ele possui o seu próprio pulso.

Conte o seu pulso carotídeo durante um minuto completo (60 segundos). Veja se ele apresenta um batimento forte ou fraco. Anote a sua frequência de pulso, a data, a hora e qual o pulso (direito ou esquerdo) que usou para a medição. Anote ainda tudo aquilo que lhe chamar a atenção como, por exemplo, se o pulso está fraco, forte ou se vir que salta batimentos. A artéria carotídea é uma artéria fácil de detectar para verificar a frequência cardíaca após o exercício físico.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Gostei muito das informações e ensino das técnicas; foi de grande valia.

    Parabéns

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *