Como Tratar a Descamação ou Crostas no Couro Cabeludo: 10 Remédios Eficazes - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Como Tratar a Descamação ou Crostas no Couro Cabeludo: 10 Remédios Eficazes

Você coça, coça, e acaba-se sentindo cada vez mais frustrado. Ter descamação e crostas no couro cabeludo não é apenas doloroso, como também embaraçoso. Mais importante ainda, a situação faz outras pessoas duvidarem da nossa higiene pessoal. Então, o que é exatamente o que estou falando?? Vamos dar uma olhada…

Como Tratar A Descamação Ou Crostas No Couro Cabeludo

O que são as crostas no couro cabeludo?

Sabe aquela sensação frustrante quando o couro cabeludo está constantemente coçando e você não consegue parar de coçar? Bem, é exatamente esse o sintoma quando as crostas começam a formar-se!

O arranhar e coçar constante danifica a camada externa da pele, que tenta curar-se com a ajuda das células do sangue chamadas plaquetas.

As plaquetas unem-se para formar um coágulo que endurece para criar a crosta. Estas crostas podem ser amareladas, avermelhadas, marrons ou pretas. Arranhá-las demais pode até causar sangramanto.

Então, sim, as crostas podem ser irritantes, darem muita coceira e serem dolorosas. Deve-se estar se perguntando quais são as possíveis causas …

O que causa crostas e descamação no couro cabeludo?

Podem haver muitas razões pelas quais se desenvolvem crostas no couro cabeludo. Embora possa ser inofensivo ter o couro cabeludo oleoso, pode ser uma indicação de uma condição mais séria, como o eczema ou psoríase. É necessário concentrar-se na causa exata das crostas antes de começar a tratá-las.

Couro cabeludo oleoso

As pessoas com o couro cabeludo oleoso estão propensas a ficar com caspa. Esta caspa pode originar coceira na cabeça, o que, por sua vez, pode causar feridas.

Dermatite Seborréica (Caspa)

Dermatite seborréica (caspa)

O que muita gente não sabe é que a caspa é causada por uma doença de pele chamada dermatite seborréica. Os sintomas da condição incluem coceira, descamação e formação de cicatrizes no couro cabeludo. Mas não precisa se preocupar com nada! A dermatite seborréica não é contagiosa e pode ser tratada facilmente com medicamentos sem prescrição médica ou medicamentos com receita médica (em casos graves).

Psoríase Do Couro Cabeludo

Psoríase do couro cabeludo

A psoríase é uma condição crônica da pele que ocorre quando o inivíduo tem um sistema imunológico hiperativo. Ela causa manchas vermelhas espessas cobertas com escamas cinza-prateadas e formam-se em algumas partes do corpo.

Quando estas manchas /placas de psoríase aparecem no couro cabeludo, podem formar crostas.

Líquen Plano pilar

Se detetar manchas vermelhas ou roxas começando a aparecer no couro cabeludo que formam crostas, então pode ser líquen plano pilar (líquen plano folicular).

O líquen plano pilar é uma condição inflamatória que pode causar descamação e vermelhidão nos folículos pilosos e, eventualmente, levar à alopecia (perda de cabelo). Os inchaços vermelhos e roxos, que são um sintoma da condição, podem formar crostas.

Micose

O termo “micose” é bastante enganador aqui, pois não é de uma micose real que estamos a falar, mas sim de uma infecção fúngica. Esta infecção (também conhecida como Tinea capitis) afeta o couro cabeludo e os fios de cabelo e forma marcas circulares que dão coceira e pele escamosa. Estas marcas geralmente têm centros planos e bordas elevadas que podem formar crostas no couro cabeludo.

Piolhos

Piolhos

Todo mundo sabe que os piolhos precisam ser extinguidos o mais rápido possível. Além de sugarem sangue vital do nosso organismo, também causam uma tonelada de coceira. E coçar persistentemente a cabeça pode causar feridas na pele, que pode formar crostas.

Herpes Zoster

Herpes zoster

Se você (como eu) foi levado a acreditar que pode pegar catapora apenas uma vez na vida, eu tenho algumas notícias ruins (OK, talvez apenas moderadamente desagradáveis). O vírus responsável pela catapora pode permanecer dormente no corpo e ser reativado para causar herpes zoster.

As pequenas bolhas amarelas causadas pela herpes zoster também podem surgir no couro cabeludo e formar crostas.

Foliculite Eosinofílica

Esta é uma condição mais séria e afeta pessoas com HIV / AIDS. A foliculite eosinofílica é uma condição da pele que se caracteriza por feridas com coceira, cheias de pus na pele e no couro cabeludo, que podem formar crostas durante o processo de cura.

Outros sintomas a estar atento

As crostas no couro cabeludo, por si só, já são preocupantes a nível estético. No entanto, o mais preocupante é que possam levar a problemas ainda maiores, como infecções ou perda de cabelo. Abaixo listamos alguns sintomas a estar atento:

Crostas brancas / amarelas

Aplicar condicionadores grossos, pomadas, loções ou cremes no cabelo, em excesso, pode levar ao desenvolvimento de umidade que ficará presa dentro da crosta e desenvolver pus, tornando a crosta de uma cor branca. As crostas amarelas, por outro lado, são uma indicação de pus infeccioso já formado na crosta que se desenvolve em feridas.

Perda de cabelo

Se começar a perder cabelo no local das crostas, provavelmente tem a condição de pele chamada líquen plano pilar, que discutimos anteriormente.

Desenvolvimento de crostas no mesmo local

Desenvolver crostas no mesmo local do couro cabeludo vezes repetidas pode ser um sintoma de melanoma e precisa ser verificado imediatamente.

Pus verde

Geralmente é motivo de preocupação se houver pus verde a sair das crostas, pois é um sinal de doença avançada.

Agora que conhece os sinais a procurar no local, vamos conhecer alguns remédios caseiros fáceis de preparar.

Como Tratar as Crostas no Couro Cabeludo Naturalmente

Como as crostas são um sinal de que a pele está a ser curada, e geralmente caem e desaparecem sozinhas. No entanto, quando são um grande incômodo, podem ser usados alguns tratamentos naturais para acelerar o processo de cicatrização e livrar-se das crostas. São tratamentos que podem ser feitos com ingredientes presentes na sua despensa.

1. Compressa de água morna

Se as crostas do couro cabeludo derem muita coceira e não parecerem estar diminuindo de tamanho, a compressa quente é a melhor opção. Uma compressa quente pode ajudar a amolecer as crostas e ajudar a que elas caiam mais rápido.

O que precisa

  • Toalha
  • Água quente
  • Pente

Como fazer

Mergulhe a toalha em água quente. Retire o excesso de água da toalha. Enrole o cabelo e enrole a toalha em volta da cabeça. Deixe a toalha no local durante 10-15 minutos. Retire a toalha e penteie cuidadosamente as crostas do cabelo.
Precisará realizar o processo uma vez por dia durante alguns dias até se livrar de todas as crostas.

2. Gel de Aloe Vera

Como já deve saber, o gel de aloe vera é um ótimo agente suave e calmante. Portanto, ajuda a reduzir a dor e a coceira ao redor das crostas, evitando também que elas se infectem.

O que precisa

Como fazer

Retire o gel da folha de aloe vera. Esprema o óleo das cápsulas de vitamina E e misture com o gel de aloe vera. Aplique a mistura no local afetado com os dedos. Deixe atuar durante uma hora. Lave a mistura com um xampu suave. Repita a rotina duas ou três vezes por semana.

3. Suco De Limão

Suco De Limão E Lima

O suco de limão também funciona muito bem como tratamento, pois reduz o ressecamento e coceira no couro cabeludo. Além disso, é ótimo no tratamento da caspa e micose, as principais causas do problema. No entanto, como é um ingrediente muito forte, é melhor misturá-lo com um óleo transportador mais suave (óleo de coco, azeite, etc).

O que precisa

½ colher de chá de suco de limão

1 colher de sopa de azeite (óleo de coco, etc)

Como fazer

Coloque o azeite no microondas durante alguns segundos. Misture o suco de limão e aqueça o azeite. Aplique e massageie a mistura no couro cabeludo. Deixe a mistura atuar no local durante meia hora. Lave com um shampoo suave. Realize a aplicação três vezes por semana.

4. Folhas de Neem (Azadirachta indica)

Folhas De Nim, Neem (Azadirachta Indica)

As folhas de Neem, Nim ou lilás indiano, há muito que provaram ser um agente extremamente eficaz e calmante quando se lida com qualquer condição de pele com coceira. Portanto, não é surpresa que as suas propriedades antifúngicas e antibacterianas façam maravilhas ao se livrar das crostas e impedir que o couro cabeludo seja infectado.

O que precisa

  • 10-15 folhas de Neem
  • 2 xícara de água

Como fazer

Ferva as folhas de nim em 2 xícaras de água. Coe a água e deixe esfriar. Lave o cabelo com esta água de neem todos os dias.

5. Vinagre De Maçã

Vinagre De Maçã

O vinagre de maçã é muito popular como remédio caseiro para uma tonelada de problemas relacionados à pele e ao cabelo. Então, é claro que também pode ser usado para tratar as crostas no couro cabeludo. Além de ser antibacteriano e antifúngico, também equilibraro pH do couro cabeludo para reduzir o ressecamento e a coceira.

O que precisa

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 xícara de água morna

Como fazer

Misture o vinagre de maçã com a água. Despeje a mistura no couro cabeludo. Massageie por alguns minutos. Enxague o cabelo com água. Siga a rotina duas vezes por semana.

6. Farinha de Aveia

Aveia

Deve estar se perguntando o que um item do café da manhã está a fazer nesta lista. Bem, ficará feliz em saber que este alimento faz maravilhas na pele e trata também este problema. Isto porque acalma a pele irritada e é altamente hidratante, ajudando a descamar as crostas.

O que precisa

  • 2 colheres de sopa de aveia crua
  • água

Como fazer

Misture a água suficiente na farinha de aveia para formar uma pasta grossa. Aplique a mistura em todo o couro cabeludo e deixe atuar durante 10 minutos. Lave com um shampoo suave. Siga a rotina diariamente.

7. Óleo de Jojoba

Óleo De Jojoba Orgânico

Outro grande remédio caseiro que pode experimentar na busca do melhor tratamento para o problema é o óleo de jojoba. Apenas algumas gotas deste óleo extremamente potente são suficientes para regular o equilíbrio dos óleos naturais no couro cabeludo e, assim, reduzir as crostas.

O que precisa

  • Óleo de jojoba

Como fazer

Massageie um pouco de óleo de jojoba no couro cabeludo antes de ir para a cama. Deixe-o atuar durante a noite. Lave-a na manhã seguinte com um xampu suave. Siga a rotina duas vezes por semana.

8. Óleo da árvore do chá (Tea Tree)

óleo Da árvore Do Chá, óleo de Melaleuca (Melaleuca Alternifolia)

O Óleo essencial da árvore do chá (Melaleuca alternifolia) é a tripla ameaça quando se trata do tratamento de crostas no couro cabeludo, pois tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Também alivia a coceira e previne a infecção.

O que precisa

  • 1 colher de chá de óleo essencial da árvore do chá
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa

Como fazer

Misture o óleo da árvore do chá e o óleo de amêndoa. Massageie a mistura no couro cabeludo. Deixe por 30 minutos.
Lave os óleos com um xampu suave. Siga a rotina três vezes por semana.

9. Azeite de oliva

Azeite De Oliva (azeitona)

Mime o seu couro cabeludo enquanto trata as crostas com a ajuda do azeite. Não só o esqualeno hidratante nele hidrata o couro cabeludo e ajuda a soltar as crostas, como também nutre o cabelo e deixa o cabelo super macio!

O que precisa

  • 4 colheres de sopa de azeite

Como fazer

Aqueça o azeite no microondas durante alguns segundos. Massageie o óleo no couro cabeludo. Também pode aplicar em todo o cabelo, se quiser. Deixe-o atuar durante a noite. Lave o cabelo na manhã seguinte com um xampu suave. Repita a rotina três vezes por semana

10. Óleo De Coco

Óleo De Coco

Alguma lista de remédios caseiros poderia estar completa sem o óleo de coco? É um excelente agente antibacteriano e antifúngico, no entanto, o maior benefício do óleo de coco é ser tão hidratante e ao mesmo tempo conseguir expulsar o excesso de sebo (óleo natural) presente no couro cabeludo. É por isso que é usado como um tratamento tópico para aliviar os sintomas da psoríase, especialmente as crostas do couro cabeludo.

O que precisa

  • Óleo de côco
  • Toalha

Como fazer

Aplique o óleo de coco em todo o couro cabeludo. Aqueça uma toalha passando-a sob água quente numa pia e esprema o excesso de água. Enrole a toalha em volta da cabeça e deixe durante uma hora. Remova o óleo com um xampu suave. Siga a rotina três vezes por semana.

Agora que conheceu todas estas formas naturais de tratar as crostas no couro cabeludo, pode dizer adeus a essa coceira para sempre! Só não se esqueça de nos dizer qual o remédio que funcionou melhor para você na seção de comentários abaixo.

Respostas do especialista para perguntas dos leitores

Quanto tempo leva para a crosta cair sozinha?

As pequenas crostas caem dentro de 3 a 7 dias, enquanto as maiores demoram até 2 semanas a cicatrizar e cair.

Posso remover as crostas?

Não, você não deve tentar remover as crostas (as do couro cabeludo e outras), pois a pele abaixo delas não está completamente curada e expor as novas e delicadas células da pele pode levar a infecções.

O que significa quando a crosta é preta?

Não há necessidade de se preocupar se as crostas no couro cabeludo estiverem pretas. Significa simplesmente que fluiu um pouco mais de sangue que o habitual para fora da ferida antes de coagular e transformou-se em crosta.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade