Conheça 5 dicas e segredos para uma pele sempre jovem e bonita

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 25 de janeiro de 2015

A pele, sendo o maior órgão do corpo humano e aquele que é visível para o exterior, reveste-se de uma grande importância na beleza humana. Uma pele limpa, saudável e homogénea é algo que todos procuram, especialmente as mulheres.

pele sempre jovem

Apesar de o envelhecimento da pele ser um processo natural e irreversível, na realidade é possível manter a pele jovem por mais tempo. Conheça e pratique 5 segredos para uma pele sempre jovem.

5 Segredos para uma pele sempre jovem

A pele é um órgão bastante dinâmico, que está em constante regeneração. Dessa forma, se a proteger contra as ameaças externas e lhe oferecer as condições necessárias à sua renovação, conseguirá assim mantê-la jovem e saudável durante muito mais tempo.

Bastam pequenos hábitos diários, transformados em rotina, para a sua pele ficar com o aspeto que deseja. Confira de seguida 5 segredos para uma pele sempre jovem.

Segredo 1

Um hábito bastante vulgar entre muitas pessoas é esfregarem os seus olhos. Contudo, este simples ato, se for constante, podem promover a deterioração da pele e o aparecimento de rugas, linhas de expressão e texturas porosas. Dessa forma, se tem esse hábito, comece a evitá-lo.

Segredo 2

O Sol é um dos maiores inimigos da saúde e beleza da pele. Apesar da exposição solar ser essencial para a saúde humana, deve proteger constantemente a sua pele contra os efeitos dos radicais livres provocados pela exposição ao Sol.

Deve por isso usar protetor solar todos os dias, independentemente de estar um dia de Sol ou a chover. Os raios UVA conseguem penetrar na derme da pele, mesmo em dias de chuva, e como tal, o hábito de usar protetor solar deve ser diário.

Segredo 3

Praticar atividade física regularmente é um hábito muito saudável, oferecendo inúmeros benefícios ao seu organismo. Um desses benefícios está relacionado com o aumento da circulação sanguínea durante o exercício, que facilitará a irrigação da pele.

O aumento da irrigação sanguínea resultará na chegada de maiores quantidades de nutrientes e oxigénio, necessários à saúde e beleza da pele.

Segredo 4

Muitas mulheres procuram produtos para as rugas quando elas já estão visíveis. Nesse caso, deve assim apostar em cremes específicos de utilização diária, que estimulem a produção de elastina e colágeno, essenciais para a firmeza e elasticidade da pele.

Contudo, o segredo para manter a sua pele jovem por muito mais tempo é começar a utilizar produtos próprios logo a partir dos 25/30 anos. Estes irão prevenir o aparecimento e desenvolvimento de rugas e linhas de expressão, ajudando assim a manter a sua pele jovem por muito mais tempo.

Segredo 5

Quando está a dormir, se o fizer de lado, essa posição pode estimular o aparecimento de linhas de expressão na zona lateral da sua face. Com a idade, aquelas rugas temporárias ao acordar, começam a demorar muito mais tempo a desaparecer, acabando por deixar de ser temporárias. Dessa forma, prefira sempre dormir de costas.

Mais dicas

Além dos pequenos hábitos diários que ajudam a manter a sua pele sempre jovem, há ainda outras dicas importantes para deixar o aspeto exterior mais bonito.

Um dos problemas recorrentes é o aparecimento de manchas. O melasma, situação caracterizada pelo surgimento de manchas castanhas na face, é um problema muito comum entre as mulheres, que aparece geralmente com a idade.

Há assim tratamentos estéticos específicos para promover a homogeneidade da pele, mantendo assim uma aparência mais jovem e uniforme.

Apesar de não existir um tratamento definitivo para o melasma, há no entanto tratamentos que promovem uma maior uniformidade da pele. Os mais habituais são o uso de renovadores cutâneos e clareadores. Estes existem em diversas concentrações, dependendo da sensibilidade e do tipo de pele.

Há ainda um produto mais recente, em forma de gel. Mais fácil de ser absorvido, este produto irá combater as manchas com maior eficácia e num período de tempo mais curto.

Peeling químico

O peeling químico é um dos tratamentos mais eficazes para combater rugas e manchas. Realizadas em consultório médico, o peeling químico, quando corretamente aplicado, irá promover a renovação celular e a estimulação da formação de colágeno, resultando numa pele mais macia, uniforme e jovem.

O peeling químico é um tratamento que consiste na aplicação de substâncias na pele, que irão provocar a remoção da camada superficial da pele, estimulando dessa forma a sua renovação e regeneração. Dessa forma, o peeling químico irá ter como resultado a redução considerável das manchas na pele, e ainda, uma pele mais lisa e com menos irregularidades.

Homens e os segredos para uma pele sempre jovem

Apesar de serem as mulheres que têm maiores preocupações com a saúde e beleza da pele, os cuidados com a pele do corpo e rosto não são exclusivos do mundo feminino. Atualmente são ainda muito poucos os que têm reais preocupações com este órgão.

No entanto, é crescente o número de homens que se preocupa também com a imagem da sua pele, e como tal, que procuram também eles soluções para a manter sempre jovem. Dessa forma, todas as dicas aqui referidas servem também para o mundo masculino.

Leia Também: Alimentos para uma Pele Saudável e Bonita