Conheça 8 tratamentos que suavizam as rugas da testa e as marcas de expressão   - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Conheça 8 tratamentos que suavizam as rugas da testa e as marcas de expressão  

As rugas e as marcas de expressão são o resultado natural do envelhecimento da pele. Com o passar dos anos, a pele perde gradualmente a sua capacidade de se manter firme e lisa, começando por isso a ficar mais flácida, surgindo as linhas de expressão e as rugas.

Contudo, hoje em dia são cada vez mais as soluções que permitem que este processo seja atrasado, mantendo a sua pele com uma aparência mais jovem e suave.

Estes procedimentos estéticos são soluções bastante eficazes, permitindo manter o seu rosto livre de rugas. Conheça oito tratamentos que suavizam as rugas da testa, e confira ainda como prevenir o seu aparecimento com uma dieta correta.

Conheça oito tratamentos que suavizam as rugas da testa

Os seguintes tratamentos estéticos têm um efeito bastante eficaz na redução das rugas, sejam elas na zona da boca, dos olhos, ou na testa. Contudo, antes de escolher um destes procedimentos, deve consultar um médico dermatologista, que irá recomendar o mais indicado para si. Confira de seguida os oito tratamentos mais recomendados para suavizar as rugas da testa.

Peeling químico

peeling químico superficial

peeling químico

O peeling químico é um tratamento que irá remover a camada morta da pele, estimulando dessa forma a sua renovação. Este tratamento irá suavizar as rugas e marcas de expressão, bem como deixar a pele mais jovem, suave e lisa. O peeling químico é realizado com recurso a compostos com grandes concentrações de ácido.

Sendo um tratamento realizado com ácidos, é fundamental que escolha um profissional qualificado e experiente, de modo a evitar efeitos colaterais. Para alcançar os efeitos desejados, é necessário um número significativo de sessões. Os primeiros sinais de melhoria surgem a partir da sexta sessão, dependendo muito da profundidade das rugas do rosto.

Acupuntura

Esta técnica medicinal, utilizada há mais de mil anos pelos chineses, é cada vez mais usada para ajudar a combater as rugas. De acordo com os princípios básicos da medicina chinesa, o envelhecimento está diretamente ligado ao desequilíbrio do organismo. Através da acupuntura facial, é possível reequilibrar o organismo, harmonizando a energia do corpo, e redistribuindo-a de uma forma mais equilibrada.

Dessa forma, através desta técnica irá aumentar a circulação sanguínea nos tecidos musculares do rosto, e consequentemente, a sua a oxigenação, o que resultará numa maior produção de elastina e colágeno. No caso das rugas da testa, são aplicadas agulhas nessa área, numa zona denominada de glabela, que se situa entre as sobrancelhas.

Este tratamento pode ajudar a suavizar rugas já existentes, mas também, como prevenção para o aparecimento de novas linhas de expressão e rugas na testa. Deverá fazer uma sessão de acupuntura por semana, com a duração aproximada de uma hora. O número de sessões necessárias varia de paciente para paciente, de acordo com o seu sexo, idade, e hábitos de vida.

Ginástica facial

A ginástica facial é um método bastante interessante, podendo realizar você mesma em casa, e suavizar as marcas mais profundas. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a ginástica corporal é muito mais que fazer algumas caretas virada para o espelho. Se bem feita, a ginástica facial ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos do rosto, que se encontram logo abaixo da camada de pele.

Ao realizar estes exercícios, de uma forma correta e regular, estará a aumentar a circulação sanguínea nesses tecidos, recebendo por isso mais oxigénio, originando a tonificação dos músculos. Com a musculatura da face mais tonificada e oxigenada, a pele ficará com uma aparência mais jovem e com rugas menos profundas.

É importante referir que os exercícios da ginástica facial devem integrar todas as regiões do rosto, independentemente de qual tenha mais rugas. Assim, se tem mais rugas na testa, deve no entanto fazer exercícios em toda a face. Caso contrário, se trabalhar apenas numa parte do rosto, as outras podem ser prejudicadas. De seguida deixamos três exercícios, uma para a zona dos olhos, outra para a boca, e a última para a região da testa:

– Exercício para a zona dos olhos

Faça um grande sorriso, contraindo bem os lados, mantendo depois essa posição durante 10 segundos. Depois, deve lentamente voltar à posição inicial, demorando 6 segundos. Repita cinco vezes.

– Exercício para a zona da boca

Faça uma boca de peixe aberta, mantendo essa posição durante 12 segundos. De seguida, volte lentamente à posição inicial, demorando 6 segundos. Repita cinco vezes.

– Exercício para a zona da testa

Feche com força os seus olhos e mantenha essa posição durante 10 segundos. Volte depois para a posição inicial, demorando 6 segundos. Deve repetir este exercício cinco vezes.

Preenchimentos e terapia celular

Existem alguns tratamentos, como por exemplo o ácido hialurônico, que têm como função preencher a pele, e dessa forma, regularizar a superfície da pele. Estas técnicas permitem devolver o volume perdido em certas regiões da face, como a testa, através de injeções. Na região da testa, essas injeções são feitas na zona frontal e na glabela.

Sendo uma opção bastante válida, a terapia celular consegue ainda ser uma alternativa bem mais vantajosa, já que além de ajudar a aumentar o volume da pele, e dessa forma, a preencher as rugas, estimula ainda a elevação da produção de colágeno.

A terapia celular consiste no cultivo de fibroblastos em laboratório e posterior colocação. Estes fibroblastos (células da camada profunda da pele, a derme), além de darem maior volume à pele, irão ainda produzir elastina e colágeno. Mas atenção, a testa não fica mais volumosa do que o normal. Simplesmente fica preenchida como estava quando tinha uma pele jovem. Com os anos, a pele fica cada vez mais fina, desidratada e com menos volume. Assim, ao colocar mais fibroblastos na sua pele, ela ganha novamente o seu volume natural, e dessa forma, uma aparência mais jovem.

Patches antirrugas

Patches antirrugas

Os patches antirrugas (adesivos anti-rugas) são um dos produtos mais populares para atenuar as rugas para uma ocasião especial, como uma festa ou um jantar romântico. Estes autocolantes colocam-se na pele do rosto, e quase instantaneamente, provocam um lifting que deixa a pele mais lisa, atenuando as rugas e marcas de expressão. No entanto, é uma solução temporária, já que o efeito dura muito pouco tempo, variando de pessoa para pessoa.

Os patches antirrugas possuem na sua constituição microbaterias que irão produzir uma corrente elétrica de baixa intensidade, estimulando dessa forma as fibras elásticas da pele. Sendo maleáveis, estes autocolantes podem ser facilmente aplicados na área da face que quer rejuvenescer temporariamente. Se pretende suavizar as rugas da testa, o local mais adequado para colocar o patch antirrugas é na zona logo acima das sobrancelhas, ou na região frontal da testa. Os patches devem ser retirados entre 10 a 30 minutos antes de fazer a maquiagem.

Estes autocolantes podem também ser usados conjuntamente com cremes anti-idade. A corrente elétrica de baixa intensidade ajuda o creme a penetrar na camada protetora da pele, promovendo assim a maior eficácia do produto aplicado. Contudo, os cremes com capacidade de micro estimulação elétrica são ainda muito poucos.

Cremes antirrugas

creme antirrugas time filler filorga

Os cremes antirrugas são um dos tratamentos mais populares, pela facilidade de aplicação. Existem três tipos de cremes antirrugas: os medicamentos, os cosmecêuticos e os cosméticos.

Os medicamentos são mais aconselhados para pacientes com peles sensíveis, tendo como principais compostos os alfa-hidroxiacidos (lático e glicólico), o retinol e as vitaminas C e E. O mais conhecido medicamento antirrugas é o ácido retinoico. Já os cosmecêuticos são cremes antirrugas que hidratam profundamente a pele, sem no entanto ter os efeitos adversos que podem surgir com os medicamentos. Os mais comuns são os cremes antirrugas cosméticos, que hidratam a pele, sem no entanto alterar a sua estrutura.

A forma como cada um destes tipos de creme atua é bastante semelhante, já que todos eles procuram remover a cada morta superficial da pele, permitindo a penetração dos princípios ativos. Estes irão estimular a regeneração das células, aumentando dessa forma a produção de elastina e colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Ao elevar a produção destas substâncias, o creme antirrugas ajudará a suavizar as rugas já existentes, mas também a prevenir o aparecimento de outras.

Os cremes antirrugas possuem vários princípios ativos, que podem variar um pouco entre cada marca ou tipo de creme. Algumas das substâncias antioxidantes que surgem nestes produtos são as vitaminas C e E, a idebenona e o chá verde. Todas estas substâncias combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele, e que são causadas pela poluição, pela exposição solar e pelo tabaco.

Há também outros produtos, que têm como função aumentar a luminosidade e clarear a pele, através da redução da produção de melanina. Os produtos com nano partículas ou com tecnologia lipossomal são os mais eficazes, pois além de penetrarem mais profundamente, liberam os princípios ativos de uma forma mais prolongada, o que ajudará a evitar irritação na pele ou outros efeitos não desejados.

A aplicação dos cremes antirrugas depende muito de qual o produto escolhido. No caso dos produtos com princípios ativos mais leves, como o ácido glicólico ou a vitamina C, a aplicação pode ser feita de manhã. Já no caso de compostos mais intensos, como o ácido retinoico, mais forte e com sensibilidade solar, a sua aplicação deve ser feita à noite.

Se a pele for normal, o ácido retinoico deve ser aplicado todos os dias. Já no caso de peles mais sensíveis, a aplicação deve ser em dias alternados. Em qualquer dos casos, a forma correta de aplicar o creme consiste na sua passagem com movimentos no sentido de fazer a “levantar” a pele, acompanhando sempre a musculatura da pele. Dessa forma, conseguirá igualmente o efeito de um lifting no seu rosto.

Laser

laser co2 fracionado antes e depois

O tratamento com laser tem a função de estimular a produção de colágeno, e dessa forma, renovar e rejuvenescer a aparência da pele. Existem vários tratamentos a laser, sendo o mais indicado o laser co2 fracionado. Este tratamento consiste na realização de micro-perfurações na pele, que irão coagular o colágeno natural, ao mesmo tempo de promove a produção de mais colágeno, e ainda, de elastina. Como estas substâncias são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, esta irá ficar mais lisa e com rugas mais suaves.

Este tratamento tem algumas contraindicações. Se tem a pele bronzeada não deve fazer laser, pois poderão aparecer manchas e marcas. Já se possui alguma doença que possa piorar com a exposição à luz, como por exemplo o lúpus eritematoso, então não deve submeter-se a qualquer tratamento do género. Para tratar as rugas da testa necessita no mínimo de três sessões.

Quanto mais profundas as rugas, maior será o número de sessões necessárias. O preço varia bastante, podendo ir desde os R$500,00 aos R$2000, dependendo do tipo de tratamento, da região e da clínica.

Toxina botulínica

botox (toxina botulínica)

botox (toxina botulínica)

A toxina botulínica (botox) é um dos produtos mais populares no combate às rugas, estando no entanto a sua aplicação envolta em polêmica. As opiniões sobre as suas aplicações dividem-se, contudo, os resultados bastante eficazes da toxina botulínica levam cada vez mais mulheres a optar por este produto para tornar a sua pele mais jovem e bonita.

A toxina botulínica tem um efeito relaxante sobre os músculos, paralisando a musculatura na zona onde é aplicada. Dessa forma, consegue suavizar as marcas de expressão, deixando a pele mais lisa e com um aspeto mais jovem. Contudo, a toxina botulínica tem um efeito temporário, sendo necessário reaplicar regularmente, em média de 6 em 6 meses.

Este produto, além de ajudar a atenuar as rugas, tem também a capacidade de impedir que elas apareçam. Ao paralisar a musculatura de uma dada região do rosto, como a testa, durante alguns meses (em média 6), essa zona não desenvolverá nenhuma ruga. Dessa forma, este tratamento pode também ser indicado para mulheres entre os 25 e os 30 anos, que dessa forma, previnem o aparecimento de rugas.

Se pretende optar por este tratamento, é essencial que escolha uma clínica habilitada, com profissionais experientes e devidamente qualificados, de modo a evitar quaisquer efeitos colaterais. A região onde será aplicada a toxina botulínica deve ser avaliada pelo profissional que irá realizar o tratamento. No caso das rugas da testa, a aplicação é geralmente na região frontal, e na zona entre as sobrancelhas, denominada de glabela.

Dieta para prevenir o aparecimento de rugas

Contudo, tão importante quanto os tratamentos disponíveis, é também a sua prevenção. Uma dieta balanceada, a utilização de produtos adequados para o seu tipo de pele, e o uso diário de um protetor solar, irão ajudar a sua pele a manter-se saudável e bonita por mais tempo. A alimentação tem um papel bastante importante na saúde e beleza da sua pele, ajudando-a a manter-se jovem por mais tempo.

Através de uma dieta adequada, você conseguirá proteger a pele do envelhecimento precoce, mas também, nutri-la de modo a estimular a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza, sustentação e elasticidade da pele. Confira de seguida alguns alimentos importantes no combate ao envelhecimento da pele.

Alimentos importantes no combate ao aparecimento de rugas

A alimentação é essencial para prevenir o aparecimento de rugas, e manter a pele jovem por mais tempo. A sua dieta deve ser rica em alimentos com carotenoides, flavonoides, isoflavonas, licopeno, silício, selênio e zinco. Estas substâncias, além de ajudarem a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele, têm também a capacidade de combater a flacidez da pele.

Alimentos ricos em carotenoides: damasco, mamão, laranja, vegetais escuros, cenoura, etc.
Alimentos ricos em flavonoides: frutas vermelhas, beringelas, chá verde, beterraba, etc.
Alimentos ricos em isoflavonas: soja, leite de soja, laranja, uvas, etc.
Alimentos ricos em silício: aveia, alfafa, pimentão, pepino, cavalinha, folhas de cânhamo, etc.
Alimentos ricos em selênio: castanha, castanha do pará, farinha de trigo, gema do ovo, etc.
Alimentos ricos em zinco: frutos do mar, tomate, pimentão, beterraba, etc.
Alimentos ricos em licopeno: tomate, cenoura, goiaba, etc.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade