Consultas de cessação tabágica

Qual a importância das consultas de cessação tabágica? A quem se destinam?
Tendo em conta o carácter aditivo do fumo do tabaco os fumadores precisam de ajuda para parar. A maioria dos fumadores sabe bem das dificuldades que enfrenta ao tentar deixar de fumar sem ajuda e deposita nas consultas de cessação tabágica toda a esperança para conseguir parar.

Estas consultas são realizadas por profissionais treinados em cessação tabágica e destinam-se prioritariamente a fumadores motivados, com elevada dependência da nicotina, que falharam em tentativas anteriores, que apresentaram sintomas de privação significativos nessas tentativas, que começaram a fumar antes dos 17 anos, que têm história de alcoolismo ou outras dependências, e que apresentam baixa confiança nas suas capacidades.

As consultas de cessação tabágica são consultas especializadas, multidisciplinares, que aplicam uma série de técnicas de intervenção, que combinam aconselhamento e apoio comportamental e psicológico, com tratamento farmacológico e plano personalizado de seguimento. Para além da caracterização da história tabágica, são utilizados testes de dependência, motivação, escalas de depressão e ansiedade e feita a avaliação por marcadores biológicos, sendo o mais usado a determinação do monóxido de carbono no ar expirado.

Segundo as normas de tratamento, todos os fumadores que estão a fazer uma tentativa para deixar de fumar, devem ser encorajados a usar terapêutica farmacológica que mostrou ser eficaz, duplicando as possibilidades de sucesso. Por último, o seguimento destes fumadores com consultas de acompanhamento regulares é também extremamente importante para prevenir as recaídas. Nunca é demais salientar, que vale sempre a pena deixar de fumar, em todas as circunstâncias e qualquer que seja a idade.

Deixar de fumar representa a medida mais importante que o fumador pode adoptar, para melhorar a qualidade de vida e prolongar a esperança de vida.

Ler Também:

NicVax – A Vacina para Deixar de Fumar

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:54 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)