Contagem de Hidratos de Carbono

Publicado por Equipe Editorial a 23 de fevereiro de 2011 - Atualizado em 13 janeiro 2018

Contagem dos hidratos de carbono significa que mantém um registo da quantidade de hidratos de carbono que come durante o dia. Os hidratos de carbono encontram-se nos pães e nos amidos, nos produtos lacticínios, nos frutos, nos vegetais, nos açúcares e nos doces.

Os hidratos de carbono tornam-se glicose ou açúcar no sangue depois de comer uma refeição ou uma refeição leve. Manter os níveis de açúcar no sangue num intervalo normal pode ajudar a evitar, ou a controlar, problemas renais, ópticos, nervosos ou cardíacos que ocorram com a diabetes.

As pessoas com diabetes podem comer pequenas quantidades de alimentos com açúcar. Mas os alimentos com açúcar deverão ser incluídos nas quantidades de hidratos de carbono permitidas para cada refeição ou refeição leve.

Para controlar o açúcar no sangue, um diabético deve comer certas quantidades de hidratos de carbono. Também as devem comer todos os dias à mesma hora.

Os hidratos de carbono nos alimentos são medidos em gramas. Uma dose de um alimento de hidrato de carbono contém 12 a 15 gramas de hidratos de carbono.

Um alimento de hidrato de carbono pode ser uma dose de fruta, de lacticínios ou de pão ou amido, nas quantidades mencionadas a seguir. Os vegetais contêm apenas 5 gramas de hidratos de carbono por dose. Não conte os vegetais como hidratos de carbono, excepto se comer mais de 2 doses por refeição.

A carne, os substitutos da carne e as gorduras não contam como hidratos de carbono.

Dieta de Contagem de Hidratos de Carbono

O seu dietista/nutricionista informa-o(a) sobre os alimentos que deve comer, e que quantidade destes alimentos é que deve comer durante o dia.

O dietista também lhe pode explicar quantas doses ou gramas de hidratos de carbono é que pode comer durante o dia, e quando é que as deve comer. Peça ao seu médico uma Nota de tratamento sobre a Dieta para diabéticos.

A dieta para diabéticos fornece-lhe as doses dos alimentos que não estejam neste menu de amostra. Fale com o seu médico se os níveis de açúcar no sangue estiverem demasiado baixos ou demasiado altos.

As listas a seguir informam-no(a) sobre a quantidade de hidratos de carbono existente em cada grupo alimentar. Coma apenas a quantidade mencionada na lista. Ou, coma a quantidade que o nutricionista mandar comer para cada tipo de alimentos com hidratos de carbono.

Coma as refeições de acordo com o estabelecido no seu Guia de planeamento das refeições para diabéticos, para manter o açúcar no sangue num nível normal.

Antes de alterar o seu plano alimentar, ou de mudar um tipo de hidratos de carbono por outro, fale com o seu dietista para se certificar que está a tomar as melhores opções.

Não coma proteínas ou gorduras em excesso, pois podem aumentar o risco de ter uma doença renal ou cardíaca.

Escolha alimentos ricos em fibras para ajudar a controlar o açúcar no sangue. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são os frutos frescos e os vegetais, os pães integrais, os feijões secos cozidos e os cereais de farelo.

Coma todos os dias à mesma hora, e não deixe passar uma refeição. Utilize o Guia de planeamento das refeições para diabéticos para planear as refeições.

Fale com o seu dietista ou com o seu médico antes de comer alimentos com adição de açúcar, xarope de milho, mel, melaço, xarope da seiva de bordo, ou compotas e geleias.

Leia as etiquetas dos alimentos embalados, para descobrir quantas gramas de hidratos de carbono existem numa dose.

Certifique-se de que também come alimentos saudáveis com as suas refeições, se comer alguns alimentos ou se beber líquidos que contenham açúcar.

Aumente o nível de actividade para ajudar a controlar a quantidade de açúcar no sangue no seu organismo. Fale com o seu dietista sobre o seu plano de exercício, para poder alterar a dieta se for necessário. Pode precisar de uma quantidade extra de hidratos de carbono antes de fazer os exercícios, para evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito baixos.

Tamanhos das doses: Utilize as porções a seguir para medir os alimentos e as doses.

1-1/2 caneca (340g) de líquido é o tamanho de uma lata de sumo.
1 caneca (227 g) de alimentos é o equivalente a uma mão cheia.
1/2 caneca (113,5 g) de alimentos é cerca de metade de uma mão cheia.
2 colheres de sopa (c.s) é aproximadamente o equivalente a uma noz grande.
1 colher de sopa (c.s) é aproximadamente o equivalente à ponta do polegar (desde a última dobra).
1 colher de chá (c.c) é aproximadamente o equivalente à ponta do seu dedo mindinho (desde a última dobra).
Um tamanho da dose significa a quantidade de alimentos depois de cozinhado. 85 g de carne cozida é aproximadamente do tamanho de um baralho de cartas.

PÃES / AMIDOS: Cada dose contém 15 gramas de hidratos de carbono.

1 fatia de pão (28g)
1/2 caneca de massa cozida, milho ou ervilhas
1/3 caneca de arroz cozido, de feijões secos ou de ervilhas secas
1/2 pão de hambúrguer ou de cachorro quente
1/2 bagel congelado (28g)
1 batata pequena (75mm)
3 canecas de pipocas
1/2 caneca de puré de batata ou de cereal cozido
3/4 caneca de cereal em flocos
2 bolos de arroz
6 bolachas com sal ou três (60mm) bolachas graham

FRUTOS: Cada dose contém 15 gramas de hidratos de carbono.

mirtilos ajudam a baixar a pressão arterial

1/2 caneca de sumo de maçã, de laranja ou de toranja
1/3 caneca de cocktail de suco de arando, sumo de uva, ou sumo de ameixa
1-1/4 caneca de morangos frescos ou de cubos de melão
3/4 caneca de mirtilos frescos
1/2 pêra grande ou toranja fresca
1 maçã, um pêssego ou uma laranja pequena (60mm)
1 fruto de kiwi
15 uvas pequenas
2 colheres de sopa de passas de uva
1/4 caneca de frutos secos
1/2 caneca de mação cozida com açúcar ou de fruta em lata

LACTICÍNIOS: Cada dose contém 12 gramas de hidratos de carbono.

1 caneca de leite fresco
1 caneca de iogurte sem açúcar
1/2 caneca de gelado ou de gelado de leite
1/4 caneca de leite em pó magro
1/2 caneca de leite evaporado

VEGETAIS: Cada dose contém 5 gramas de hidratos de carbono. Um vegetal apenas conta como hidrato de carbono se comer mais de 2 doses por refeição.

1 caneca de vegetais crus
1/2 caneca de vegetais cozidos
1 caneca de sumo vegetal ou de tomate
2 colheres de sopa de molho de tomate

ALIMENTOS COMBINADOS: Cada dose contém cerca de 15 gramas de hidratos de carbono.

1/2 caneca de qualquer caçarola, como por exemplo massas de atum ou de frango, macarrão e queijo, chili com carne, ou esparguete e molho de carne
1 caneca de sopa de creme, de feijão, de tomate ou de vegetais
1/2 de pastelão comprado na loja, como por exemplo de frango, peru ou de carne de vaca
Um taco de 85g
1/8 de uma pizza de 25cm

Acordo de Tratamento:

Ajudar a planear o seu tratamento é um direito que lhe assiste. Para poder intervir neste planeamento, deverá informar-se acerca da sua dieta. Então, poderá discutir as opções de tratamento com os seus médicos, e colaborar com eles para decidir qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Tem sempre o direito de recusar o tratamento.