Corioretinopatia Serosa Central - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Corioretinopatia Serosa Central

A corioretinopatia serosa central, também conhecida como retinopatia serosa central, é uma deficiência visual, muitas vezes temporária, geralmente em apenas um olho, que afecta principalmente os individuos do sexo masculino na faixa etária dos 20 aos 50 anos, mas que também pode afetar as mulheres.

Quando a doença está ativa é caracterizada pelo extravasamento de líquido sob a retina, com propensão a acumular-se sob a mácula central. Este liquido resulta numa visão borrada ou distorcida (metamorfopsia).

Diagnóstico

O diagnóstico geralmente começa com um exame de dilatação da retina, seguido de uma confirmação por tomografia de coerência óptica.

O exame de retinografia geralmente apresenta um ou mais pontos fluorescentes com vazamento de fluido.

Para um correto diagnóstico da doença é feito um exame onde existe dilatação da retina, o exame chama-se (angiografia de fluorescência).

Etiologia/Causas

A doença ainda não está bem definida: é causada pelo stress e pelos efeitos secundários de alguns medicamentos, como os glicocorticóides.

Observou-se também a correlação durante a gravidez: em tais casos, o distúrbio é encerrado no momento do parto, embora em casos raros, têm sido observadas recidivas.

A corioretinopatia serosa central é uma patologia extremamente comum em indivíduos jovens do sexo masculino podendo originar incapacidade temporária para o trabalho. Daqui a importância que atribuímos ao estudo desta patologia.

Importância da tomografia de coerência óptica na corioretinopatia serosa central (CRCS)

T. QUINTÃO, S. BARRÃO, PAULA SENS, F. QUERIDO
Instituto de Oftalmologia Dr.Gama Pinto, Lisboa

Material e Métodos: Avaliamos 5 casos de indivíduos do sexo masculino com idade média de 38,4 anos, com o diagnóstico de CRCS. Foram efectuadas angiografia fluoresceínica digitalizada e OCT, como métodos de estudo complementares.

Resultados e Conclusão: A tomografia de coerência óptica mostrou-se em todos os casos analisados como método de diagnóstico com elevada sensibilidade (100%).

Quando precedido por um exame clinico cuidado e Retinografia permite efectuar o diagnóstico, apresentando uma especificidade elevada.

Daqui se conclui o interesse do OCT no diagnóstico e follow-up da CRCS, associada à Retinografia e ao exame clinico.

Conheça Os 7 Efeitos Colaterais e os 6 Riscos da Cirurgia Ocular a Laser

Atualizado em 13 Janeiro 2018

60 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Fui diagnosticado com Corioretinopatia Serosa Central, sendo que meus problemas iniciaram em meados de outubro, após uma tentativa de parar de fumar (acredito que stress juntamente com uma crise de abstinência tenham causado isso) de lá para cá já fiz os exames de comprovação e consultem com um retinólogo. Realmente os médicos não sabem tratar a doença, aparentemente é sentar, respirar fundo e esperar passar. Agora em janeiro irei agendar com outro especialista, pois não quero correr o risco de tomar algo que piore e acredito que a ansiedade de tratar por conta esperando um resultado milagroso possa piorar a situação.

  2. Boa Tarde Leonor, estou com essa enfermidade no olho esquerdo a 7 anos e possuo diplopia (devido a uma operação de 21 graus com redução para 7 graus). Era Gerente Nacional de Vendas, porem com essa enfermidade não consigo recolocação, na realidade não consigo preencher nem uma ficha… Você conhece alguém que solicitou auxilio doença? Não queria utilizar esse ultimo recurso mas …

  3. essa doença se manifestou a 10 anos em ambos os olhos hoje praticamente perdi a visão do olho direito. já no olho esquerdo a lesão não foi na retina mas pode aparecer a qualquer momento. Consultei vários oftamologistas e a resposta é sempre a mesma stress.

    até agora ninguém me passou tratamento algum.

  4. Olá,
    Tenho 34 anos e já tive retinopatia serosa central a mais ou menos 2 anos no olho direito, essa semana os sintomas apareceram no olho esquerdo novamente, depois de um período de stress que passei. Segundo o oftalmologista realmente o stress ajuda a dilatar os vasos dos olhos, fazendo com que o líquido possa acumular na região central. Na primeira vez que tive apenas aguardei 4 meses e passou. Pinguei um colírio anti oxidante também.
    Melhoras para todos, e vamos reduzir o stress

    • Bom dia ! estou com esse sintomas tipo uma bolha transparente fiz 2 mapeamentos de retinas e nada, o último o médico pediu oct, realmente acho foi estresse, vou fazer o oct e aguardar.

  5. Pessoal… há mais ou menos uns dois anos estava passando por momentos de stress absurdos e certo dia ao olhar para a tela do computador comentei com minha mãe que trabalha numa sala ao lado da minha que estava tão estressado que até a visão estava ficando turva. Procurei o oftalmologista e foi diagnóstico CSC. Fiz oct e pediu para tentar controlar o stress e retornar com 3 a 4 meses. Comentando com um amigo de academia ele estava passado pelo mesmo processo. A pouco fui para um retorno para trocar as lentes dos óculos ele notou um pouco de alteração na visão e pediu para retornar outro dia para fazer um exame mais cauteloso. Eu disse que ia entrar de férias e retornava depois, como estava com um problema no joelho e ia para Orlando para os parques tomei um diprospan(corticoide) por conta própria para que o joelho não incomodasse na viajem… vou de férias a pouco e fui ao médico ontem… ele ficou assustado com o reaparecimento da CSC. Falei sobre o corticoide e ele disse que no meu caso o corticoide foi o gatinho.. vou repetir o OCT. E esperar melhorar… só compartilhando que nesse caso não foi o stress mais o corticoide estimulou a doença.

    • Boa noite Charles, tenho 30 anos e estou com o mesmo problema seu, no meu caso foi o corticoide prednisolona.
      No seu caso o q vc fez para melhorar?.
      Tem algum colirio, remedio ou alimento para acelerar o desaparecimento da mancha?
      Muito obrigado,
      Pablo.

  6. Boa tarde, tenho 38 anos e minha vida é só stress, gerente de empresa grande, dou aulas e ainda compro carro batidos arrumo e vendo. Vida muito corrida. E desde segunda feira da semana passada que deu esse liquido no meu olho esquerdo, enxergo escuro desse olho agora, fiz a OCT e identificou essa doença aqui do artigo. Ele não me passou nada de remedio, como vi aqui que alguns usaram o nevanac, então ontem comprei ele e comecei a usar também, vou ficar um mês parado para fugir do stress. Tomará que minha visão volte, pois é um incomodo muito ruim e me fez refleti na vida, vou trabalhar menos, senão meus bens vão ficar e eu vou para o beleleu.

  7. Olá, essa patologia me acometeu a uns dois meses atrás (abril de 2017), a princípio fui orientado pela equipe do Dr. Suel Abujamra (que possui médicos excelentes – recomendo para aqueles que moram em sp capital) a aguardar, que meu próprio corpo tinha que absorver o líquido acumulado, depois de uma mês voltei e realmente o edema diminui bastante, o médico, então, achou melhor prescrever por três semanas o colírio Nevanac para terminar de secar o líquido, vou aguardar e depois informo o resultado. Ah, e a causa, stress e ansiedade, também é associada ao uso de corticoides. Espero que ter ajudado e se Deus quiser todos nós ficaremos melhor.

    • Jonas, como foi a sua experiência com o Nevanac?
      Estou com essa doença diagnosticada há uma semana, e desesperado. Você acha que posso usar o Nevanac de imediato que ajudará ?

  8. Olá. Eu tenho essa doença já faz uns 17 anos. Apareceu devido a um elevado grau de stress na minha vida. Da 1 vez deu nos dois olhos. Até escotomas vermelhos eu via. Estive muito mal pois nem conduzir era capaz. Na altura me receitaram um medicamento chamado Difrarel. Que é á base de mirtilho. E o medico queria fazer laser e tudo o mais e eu me recusei devido a ser perigoso pois lazer nem sempre é bom na vista. Entao o meu medico disse que com esse medicamento que é o Difrarel passava em 6 meses mas tinha que aliviar o stress. Realmente foi muito bom mas com o stress volta sempre mas não com tanta intensidade. Continuo sempre á procura de algo que seja mais eficaz mas não há grande evolução nesta matéria a não ser evitar o stress. E mirtilho. Espero ter ajudado.

    • Jonas, como foi a sua experiência com o Difrarel?
      Estou com essa doença diagnosticada há uma semana, e desesperado. Você acha que posso usá-lo de imediato que ajudará ?

  9. Tenho esse problema no olho direito , no momento estou fazendo um tratamento chamado terapia foto dinâmica , na clínica instituto da visão em BH , ESTOU AGUARDANDO , logo farei outro exame pra ver como ficou o resultado

  10. Boa tarde, gente. Eu tenho essa doença desde 2014, e de lá pra cá ja teve umas 5x. alternando nos dois olhos, e como eu tenho hipermetropia e estigmatismo quando vem ai que não enxergo mesmo. Mas vim aqui dá meu depoimento. Nenhum medico sabe o tratamento, então esperava ele desaparecer entre 3 meses geralmente, mas, teve uma vez que demorou quase 6 meses.
    Andei pesquizando algumas coisas e descobri sobre algo que ajudava na circulação do sangue na região da cabeça e do pescorço, já que essa doença e tipo um derramamento de sangue que fica na cornéa resolvi ficar tomando e o resultado foi realmente positivo, melhorei em torno de 1 mes no maximo, acho que não chegou nem a isso com duas semanas tomando .
    O QUE E??
    O ABACAXI PESSOAL, TOME 1 COPO DE 300ML MAIS OU MENOS TODOS OS DIAS DE SUCO DE ABACAXI E ME DIGAM DEPOIS SE MELHORARAM.
    NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR A SUA EXPERIENCIA COM O ABACAXI AQUI PRA QUE POSSA SE DIVULGAR O MAXIMO POSSIVEL! SOMOS TODOS IRMÃO EM DEUS, VALEU!!!!

  11. Convivo com isso há 10 anos. Melhora e piora. Mas nunca sara. Como os outros colegas relataram, os médicos dizem para reduzir o stress. Somente isso. Estou em crise agora. Isso atrapalha demais em meu trabalho.

  12. Olá, descobri há 2 meses que tb tenho a renitopatia serosa no olho esquerdo. Fui em dois especialistas e os dois disseram que é devido ao estresse e ansiedade, o que realmente tenho muito. Não me foi prescrito nenhum medicamento e disseram que naturalmente isso desapareceria, mas até o momento continuo com as distorções na visão. Me indicaram fazer exercícios físicos para desestressar, entretanto um deles me proibiu de fazer exercícios pesados e de impacto. Pediram para eu ir em um psiquiatra, o que eu fiz rapidamente e este me prescreveu um remédio ansiolítico e antidepressivo.
    Estou no aguardo com muita fé quanto a minha melhora.
    Abraços

  13. Olá, descobri que tenho essa sequela serosa central no olho direito há hum ano. Há cura para isso ou algo que melhore minha situação? Detalhe: passei por vários momentos de estresse antes da doença e tomo remédio para ansiedade.
    Por favor, me ajudem.

  14. tenho essa doença também , já melhorou e voltou umas 3 vezes , acho que pode ser estresse mesmo …. difícil não estressar .

  15. Nossa!!

    A cada dia que passa fico mais assustada com esta patologia!! Não há o que fazer?? Será que é realmente assim??? Ficou curiosa em saber mais sobre o tratamento que se faz no Japão, porque foi o único que relatou 100% de melhora… eu estou em tratamento há 7 meses e a melhora foi de 1%.

    Faço aplicações de Lucentis..

  16. Boa tarde, sou paula tenho 26 anos e após uma crise de cefaleia intensa amanheci perdendo a visão.

    Como já sou mono ocular o Dr me falou que meu caso é mais grave, porque estou com essa doença Corioretinopatia serosa central, mas apresento diplopia também.

    Estou em tratamento há 21 dias com aldactone agora que voltei. Enxergar. Mas tenho medo de voltar e ficar com sequelas, pois meu olho entortou agora.

  17. Este problema eu tenho, por mts anos da mesma forma q vinha desaparecia os sintomas, por isso nunca me queixei ao oftalmo, entretanto descobri que tenho Hipertireoidismo e essa doença causa stress, não deu outra, a retinopatia serosa central veio com tudo, mesmo com duas sessões de laser minha visão piorou, o olho direito esta normal, o q compensa minha visão, tomo alem das medicações habituais para hipertireoidismo tomo um calmante, Aqui vai uma dica importantíssima: Nunca tomem vasodilatadores sem o conhecimento de seu medico que o mesmo agrava sobremaneira o problema, um exemplo são os medicamentos para desfunçâo erétil,

  18. os colírios ant inflamatórios ajudam , mas o fundamental é fugir de situações que te deixem puto da vida, quando a crise vem geralmente duram 4 dias , atualmente não passam da fase da visão turva, isto é, não tem ficado tudo preto.

  19. tenho essa doença desde 2012 , entre idas e vindas estabilizou-se este ano de 2015, o que notei é que está diretamente ligada a aborrecimentos, tente se controlar e controlará a doença…mas é difícil demais.

  20. Boa tarde …..alguém poderia me ajudar fui diagnosticado com essa patologia gostaria de saber quanto mais ou menos esses sintomas somem estou vendo no olho direito uma bola escura sei lá meia acinzentada uma sensação horrível já estou com isso umas três semanas já ……

  21. Tive o primeiro sintoma em maio deste ano (2015). Depois de 2 meses melhorou bastante. Usei o colírio Nevanac. Porém, no final de agosto começou a voltar e hoje, setembro 2015, estou em “crise” novamente. Estranhamente dizem que este problema acomete mais em homens, e grávidas. Mas sou mulher e não estou grávida. Sinto também muita ardência no olho acometido e muito ressecamento também. Está sendo bem incômodo.

  22. Teno 55anos e há quatro anos tive retinopatiia no olho direito.Atualmenrtie n ativa no esquerdo. o especialista disse que a visão dos olhos está comprometida

  23. Tenho 48 anos, e minha primeira crise dessa doença manifestou-se ha 12 anos atrás. Na época os sintomas eram manchas no centro da visão do olho direito, uma sensação de incômodo e diminuição da acuidade visual. Fiz tratamentos com colirio anti-inflamatório (Nevanac) e, aparentemente os sintomas desapareciam em no máximo 1 a 2 meses. Tive várias crises ao longo dos últimos anos, mas os sintomas sempre desapareciam. Este ano, 2015, estou com a doença em atividade desde Fevereiro (7 meses). O tratamento com colirio não teve efeito algum. Por recomendação médica fiquei afastado do trabalho por 30 dias, para aliviar o estresse. Aparentemente os sintomas diminuiram. Os exames de OCT demonstraram que ocorreu uma diminuição do liquido na retina. Mas essa semana, depois que retornei ao trabalho, os sintomas retornaram e minha visão piorou novamente. Meu médico quer evitar o tratamento com laser. Farei um novo OCT. E depois vamos ver o que acontece.

  24. Tenho 47 anos, descobri essa doença em setembro 2014, de lá pra cá minha visão só piora, estou com bastante dificuldade de executar meu trabalho,sinto dores nos olhos e ficam inchados,não há tratamento segundo os médicos que já procurei, só não entendo porque não me afasta ,uma vez que não tem cura, gostaria de ter uma orientação do que fazer !

  25. Meus primeiros sintomas foram em 2014 no mês de outubro no olho esquerdo, fui ao médico e o mesmo me disse que a cura era o tempo por si só. Melhorou, porém, nunca mais a visão foi a mesma, via tudo meio torto e com os dois olhos abertos, o direto compensava o esquerdo. Mas as crises estão sendo contínuas. Pelos relatos que vejo, parece que não há cura isso. É um problema que vou ter pelo resto da vida.

  26. Tenho 25 anos e sem filhos apareceu a três meses os sintomas no meu olho direto de imagem embaçada fui ao oftalmologista e ele diagnósticou como sendo retinopatia serosa central tomei antiinflamatório melhorou mais agora estou com moscas volantes e meu olho esta tremendo.sera que não tem cura esta doenca ?

  27. Tenho 44 anos, sou bastante ansioso e estou na terceira crise de CRCS, que me deixou algumas sequelas. O meu médico me indicou um tratamento que consiste numa injeção intra-ocular de 2.5 mg de Lucentis, que promete absorver o excesso de liquido em até 4 semanas… Alguém que já tenha passado por este tratamento tem algum testemunho?

    Obrigado

  28. “que estranho isso…..!!! E o pior é que agente fica sem saber o que fazer….o mais lógico é ir ao médico….mas e ai??? Ele tbm não sabe o que fazer?!?!”Realmente gostaria de saber mais…..talvez mais depoimentos…sei lá…só sei que quero ver…rsrss!”

  29. Estou com essa doenca tbm nos dois olhos,sou mulher..

  30. boa tarde, tive essa doença a quase tres anos no olho esquerdo, no começo so distorcia a visao, fiz o tratamento a lazer melhorou a distorçao, mas agora veja bastante moscas volantes e ambos os olhos ardem e ficam ambaçados, pois ja procurei varios medicos especialistas e dizem q nao tem mais nada, muito estranho algum ja passou por isso?

  31. Tenho esta patologia, no olho direito, há pelo menos 12 (doze) anos, mas só descobri há três meses, devido a um elevado volume de líquido, o qual afetou sobremaneira minha visão. De crises anteriores, foram se acumulando redução da acuidade visual, que atualmente se encontra entre 20/50 e 20/60. Do que pude levantar: a) o melhor tratamento e prevenção é manter estresse e ansiedade sempre distantes, a qualquer custo; b) diabetes gera a patologia. Neste caso, deve-se mantê-la sob controle; c) há grandes especialistas no País que possuem equipamento mais adequado para tratar os casos crônicos, utilizando indocianina para definir tratamento com PDT e/ou laser de baixa fluência. Porém, são tratamentos caros e com promessa de apenas tentar evitar recindivas, o que poderia provocar baixa maior da acuidade visual. Acho que deveríamos montar um grupo de discussão nacional sobre este assunto, para tentarmos difundir procedimentos que trouxeram resultados. Abraços a todos.

  32. Fui diagnosticado com esse problema no Japao. A médica disse que era um problema comum em homens da minha idade (36 anos) e que era causado por estresse, ansiedade, excesso de trabalho….. O tratamento receitado foi 50 dias de medicação, a saber, 3 doses diárias de Leftose 30g e Kallidibogenase 20g.

    Depois de 10 dias de tratamento, o sintoma (mancha preta na visão e um pouco de distorção na visão) desapareceu. Dias depois voltou, mas com intensidade menor. Voltou a melhorar e a partir do 40gesimo dia de tratamento melhorou 100%.

    A médica disse que poderia ficar sequela permanente na visão, por isso estou sempre observando se os sintomas não voltam.

  33. Sou mulher, atualmente tenho 21 anos, sem filhos. Quando tive pela primeira possuia 19 anos. O diagnóstico foi mt difícil e os médicos me fizeram ficar em repouso absoluto por duas semanas, me medicaram com corticoide. Melhorou, todavia a medicação abaixou minha imunidade e então iniciou se um quadro de toxo ocular. Tratei por meses e melhorou. Mas agora parece que a serosa esta se manifestando novamente; (

  34. Descobri que estava com esse problema no mês de julho de 2013, e como sempre saio de férias o Dr. marcos rey de Natlal(Rn), falou que espontaneamente eu melhoraria. Só que agora passei por fator emocional que me marcou muito e tudo voltou com inchaço nos olhos e a palpebra direita muito afetada e este olho mais baixo que o esquerdo. 0 engraçado que o diagnóstico inicial é olho esquerdo, também que minha visão direita está como antes.
    ONde encontro um bom centro oftalmo onde eu possa conversar com médico catedrático e com um bom histórico clinico?
    Grata.

  35. Tive essa doença a 3 anos atrás (2011), após um período de bastante stress.. Sempre fui muito ansioso, e já fui diagnosticado com sindrome do pânico.

    Agora, o problema voltou, mesmo olho. Mesmos sintomas. Como acredito estar relacionado ao stress, tentei sessoes diarias de relaxamento e tambem “pegar mais leve” no dia a dia – tentando nao me estressar muito.. Parece quem depois de 2 semanas começou a melhorar.. Mas agora, 4 semanas, parece que piorou.. O que aumenta muito meu stress e ansiedade.. Acho que o jeito é esperar e tentar nao ficar tao preocupado..

    Boa sorte a todos.

  36. à duas semanas derrepente acordei com a visão totalmente distorcida do olho esquerdo e passei um semana pra procurar o medico achando que era um probleminha simples de visão e que precisaria usar óculos pois já estou com 38 anos mas não foi, foi diagnosticado serosa central a medica me falou que é comum em homens mas fui sorteada, é um incomodo horrível e só quem tem entende, a medica me falou que nao tem muito o que fazer e me receitou predisona de 20mg,e repouso e como é devido a um problema emocional procurei um neuro pois já tive depressão e sindrome do pânico mas desses problemas me donsidero curada, fiz exame de fundo de olho e a angio exame com contraste que confirmaram o problema, tem dias que a visão melhora e em outros dias piorá, já tem 3 semanas e nada

  37. Acabo de saber q estou com esse problema e pra ficar ainda estranho o meu começou a aparecer umas moscas volantes me falaram q é devido ao stress ou uma pancada na cabeça pois isso teve inicio apoz um acidente q eu tive, mais estou com muito medo de perder a visão os medicos até hj não me deram diagnostico preciso sobre isso se tem realmente cura ou se posso até chegar a cegueira só dizem pra aguardar

  38. Bom dia.

    Tenho este problema em ambos os olhos, porém só o esquerdo foi possível fazer o Lazer que a meu ver não deu nenhuma diferença ou melhora na minha visão.
    Primeiro foi o olho direito e um ano depois o esquerdo.
    Foi diagnosticado como Coroidorretinopatia Serosa Central e os medicos falaram que estava relacionado ao stress, mais isto não foi confirmado com evidênciais e exames.
    Estou sem saber a causa pois já fui a vários médicos e não obtive resposta.
    Eu precisava fazer um estudo diferenciado para afastar outras hipóteses diagnosticas.
    Li um artigo que fala sobre várias hipóteses diagnósticas.

    Doença de Harada
    Tumores intra-oculares: melanoma, metástase, hemangioma de coróide e nevo de coróide.
    Coriorretinopatia central serosa atípica.
    Síndrome da maculopatia viteliforme polimorfa aguda.
    Síndrome da efusão uveal idiopática.
    Esclerite posterior.
    Gostaria de estudar meu caso e descobri o que está causando este problema, pois fiquei com sequelas no olho direito e o que falam é que nada pode ser feito.

  39. O médico que eu fui me indicou tratamento com psiquiatra. Tomar remédio pra abaixar o nível de cortizol no sangue. Indicou que não posso tomar remédio com corticoide por hipótese alguma. Já e a segunda vez que tenho e dessa ultima já duram cinco meses e a bolha, diminuiu e aumentou três vezes nesses cinco meses. O meu caso o médico falou que e provável que fique sequela pq foi bem agudo. Além disso não posso fazer o laser pq o ponto de vazamento é bem no centro da visão… Fogo viu? Só quem tem pode entender o que é!!! Espero que eu tenha ajudado. Melhoras pra todos!

  40. Essa doença (coriorretinopatia serosa central) apareceu em mim a um mês atrás e to muito triste pois não sabia do que se tratava. Mesmo procurando especialista no assunto ficou claro q posso ficar bom. mais é muito triste vc não saber destingui as cores ou ver as coisa destorcidas. Será com o tempo volto ao normal?

  41. Pelos vistos é mesmo assim. è relaxar e esperar que o olho espontaneamente vá ao sitio. Eu tenho isto recentemente que parece estar associada a um periodo de grande stress e ansiedade. A mim não me receitaram nada também. é esperar que em primeiro não fique pior e vai passar espontâneamente. Falaram-me em 3 meses. Fiz o OCT que confirmou a doença.

  42. Boa tarde,

    Também tenho esta doença Serosa Central já aconteceu duas vezes este ano de 2012 de março até julho deste ano, gostaria de saber se existe algum tratamento porque a médica não me receitou nada, só comentou que pode ser feito o Lazer, mas não gostaria de fazer o Lazer. Alguém sabe de algum tratamento?

  43. Olá! Eu tenho essa doença já ha qse 1 ano e os médicos aqui em Portugal so me passam Vitol2 remédio ant- oxidante pra os olhos.já fiz a angioplastia e a médica so me mada ir lá de 2 em 2 meses e que não há mais nad que se possa fazdr.fio sem aber nunca o que tenho só me diz que está amelhorar mas,que não há NADA que se possma mais fazer…gostava de saber se é mesmo assim?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade