Cozinhar em Papel

Acha que é possível cozinhar em papel? Por mais incrível que pareça, veja como se frita um ovo numa frigideira de papel!

Em primeiro lugar, é necessário construir uma espécie de frigideira. É preciso um bastidor, uma pega e uma folha de papel. A folha de papel deve ficar bem estendida e presa no rebordo do bastidor. Depois é preciso borrifar o papel com um pouco de óleo para que o ovo não fique agarrado ao papel.

A seguir, deite o ovo na “frigideira” e coloque-a a alguns centímetros acima das chamas do bico do fogão. Atenção: deve agitar continuamente a “frigideira” para que o papel não fique escuro.

Porque é que o papel não pega fogo?

Tanto a clara como a gema do ovo contêm muita água. Por isso, quando o ovo é aquecido, essa água aquece. Quando atinge os 100 graus celsius, a água passa para o estado gasoso e transforma-se em vapor (ponto de ebulição). Assim, durante todo este processo, a temperatura mantém-se constante e o papel não aquece o suficiente para pegar fogo. Ou seja, a temperatura da “frigideira” não ultrapassou o ponto de ebulição da água

ATENÇÃO!!!

1- Não é aconselhável comer este ovo, porque ele pode ser contaminado pelas porções “chamuscados” do papel. 2- As crianças não devem reproduzir esta experiência sem a supervisão de um adulto.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *