Cremes e Pomadas para Manchas

Muitas pessoas sofrem devido ao aparecimento de insistentes manchas. Felizmente, para alívio delas existe uma extensa linha de produtos que auxilia no processo de exclusão dessas incômodas marcas.

As manchas podem aparecer durante a gestação, devido à exposição ao sol em demasia e em horários inapropriados, como sinais ocasionados pelo surgimento de cravos e espinhas, além de ser um problema que pode acompanhar o envelhecimento do corpo.

Em princípio, algumas até parecem ser indeléveis. Mas, devido às intensas pesquisas realizadas nos últimos anos, diversas conquistas foram alcançadas e novas substâncias descobertas. Assim, o quadro atual é bastante animador para quem pretende voltar a ter a pele da forma como era antes.

Substâncias ativas eficientes

Em meio a tantos elementos novos e aos resultados surpreendentes proporcionados pelas respectivas propriedades, existem algumas substâncias que se destacam, como exibido a seguir.

Hidroquinona

Considerada a substância ativa mais poderosa para clareamento da pele, a hidroquinona continua sendo o componente central de muitos produtos disponíveis no mercado. Dentre outras funções, a principal é a de controlar a síntese de melanina (que determina a pigmentação da pele) através da interrupção dos processos efetuados pela enzima chamada tirosinase.

manchas tratadas com hidroquinona antes e depois

Quimicamente, a hidroquinona é classificada como uma substância composta orgânica aromática. Similar ao benzeno, ela também aparece em outras áreas além da medicina, sendo útil para revelar filmes fotográficos, por exemplo.

Entretanto, o uso prolongado da referida substância pode não só ocasionar irritações em pessoas que possuam pele sensível como também gerar manchas brancas. Por essas razões, a utilização recomendada é de até, no máximo, nove meses consecutivos.

A precaução se deve ao fato de grande parte da população mundial ser alérgica ao composto. E embora ainda não existam evidências científicas de ocorrências em seres humanos, também existe a possibilidade de a hidroquinona provocar alterações no DNA, sendo, portanto, um possível agente promotor do desenvolvimento do câncer.

O que Procura?
Tratamento para Barba Encravada

Os estudos sobre o assunto ainda são inconclusivos e ainda se baseiam em experiências laboratoriais in vitro. Mesmo assim, é aconselhável o máximo de cautela quanto ao uso de produtos que contenham a substância.

Em contrapartida, utilizada conforme a orientação de um dermatologista a hidroquinona apresenta ótimos resultados. A ressalva é quanto ao tempo necessário para que os resultados sejam visíveis, algo em torno de dois meses depois de se iniciar o tratamento.

Durante o uso, o paciente também precisa ter muito cuidado à exposição da pele aos raios solares, pois o composto eleva a intensidade de reação desses raios com a epiderme que contenha a substância, o que certamente ampliará a profundidade do problema com as manchas, em vez de saná-lo. Portanto, ao sair é imprescindível a utilização de um bom protetor solar, que deve conter o fator protetor ideal para o tipo de pele correspondente.

Idebenona

Amparada em um histórico de uso que já ultrapassa os 20 anos dentro da área dermatológica, a idebenona tem sido preferida com relação à hidroquinona por apresentar resultados tão significativos quanto à segunda, mas sem causar tantos efeitos colaterais.

Quimicamente, trata-se de um composto dotado de estrutura análoga a do antioxidante coenzima Q-10, essencial durante a condução de elétrons para o interior das mitocôndrias. Ocorre que a idebenona é considerada o elemento antioxidante que demonstrou ser superior a muitos outros que possuem a mesma função, tais como os ácidos lipoico e ascórbico (vitamina C), quinetina, tocoferol, e ubiquinona.

Dentre os benefícios propiciados pela idebenona, a substância penetra rapidamente nas células cerebrais. A partir daí, ela é distribuída para as organelas celulares, particularmente para as mitocôndrias.

Além disso, o composto não fica altamente concentrado na corrente sanguínea, mesmo se usado em excesso, e estimula a liberação de serotonina, substância que promove sensação de prazer e bem estar.

De forma similar à hidroquinona, a idebenona também regula a produção de melanina realizada pela enzima tiosinase. Sem esse controle, o corpo costuma exibir manchas em determinados pontos da pele após os 25 anos.

O que Procura?
Contraindicações da Endermoterapia

Por fim, em um estudo científico, publicado pela revista “Journal of Comestic Dermatology”, ficou comprovada a ação antioxidante do composto durante o combate dos radicais livres presentes na pele. Consequentemente, a idebenona é uma forte aliada no retardo do envelhecimento da pele.

Efetuada com centenas de voluntários, a pesquisa atestou uma diminuição de 29% da incidência de rugas, aprimoramento dos índices de hidratação e consistência da pele em 26%, além de aperfeiçoar em 33% a aparência geral da pele envelhecida em decorrência do contato excessivo com o sol. O período de tratamento com a substância durou seis meses.

Ácido kójico

Originado de um cogumelo japonês, o koji, o ácido kójico é muito utilizado durante o processo de fermentação do arroz, posteriormente usado na fabricação do saquê, bebida tradicional do Japão.

Ácido kójico antes e depois

Segundo os dermatologistas, uma das principais vantagens do ácido kójico reside no fato de ele não causar os mesmos transtornos que outras substâncias quando exposto ao sol. Assim, embora o uso do protetor solar jamais deva ser descartado, o composto não é tão fotorreativo.

O ácido kójico atua igualmente como um agente antioxidante, retardando o envelhecimento da cútis, além de amenizar a intensidade das rugas, e como um elemento antisséptico, eliminando diversas bactérias e fungos que estejam alojados sob a pele.

Além de ser uma excelente alternativa aos pacientes que apresentam alergia à hidroquinona, todos os benefícios citados anteriormente são amplificados quando o ácido kójico age em conjunto com outros ativos, como ácido glicólico, ácido ascórbico, arbutin, e hidroxiácidos.

E apesar de o composto em destaque ser um estimulante ao desenvolvimento da dermatite de contato, algumas pesquisas científicas apontam que o uso agregado com o corticosteroide ajuda a minimizar a irritação cutânea.

Principais produtos clareadores do mercado

Cosmocair C250

Esse produto é baseado na ação de um aminoácido comum do corpo humano: o 1-methylhydantoine-2-imide. O papel dessa proteína é o de, justamente, clarear as áreas manchadas da pele em decorrência da síntese fora de controle da melanina.

cosmocair c250

Além de controlar a produção de melanina, o Cosmocair 250 também gerencia o deslocamento dos pigmentos para os queratinócitos, as células da pele.

O que Procura?
Acupuntura para rugas

Nano White

A principal vantagem desse produto é a associação estabelecida entre diversos elementos antioxidantes (ácido ascórbico, vitamina E, e glutationa, por exemplo) e o arbutin, um poderoso agente despigmentante natural e que, nada mais é, do que a hidroquinona em sua forma estável.

Em outras palavras, o arbutin foi desenvolvido para proporcionar os benefícios da hidroquinona sem ocasionar os malefícios provocados por ela – já expostos anteriormente. Desse modo, o arbutin inibe a ação da enzima tirosinase, mas não acarreta sequelas à pele.

Clarinskin II

Produzido com base no gérmen de trigo, o Clarinskin II é um dos produtos mais populares voltados para o clareamento da pele. Em versões anteriores, ele detinha cerca de 2% de hidroquinona em sua fórmula.

Contudo, após algumas modificações, o princípio ativo foi substituído por um extrato retirado da planta japonesa Phyllanthus emblica, que desempenha os papéis de agente clareador e antioxidante. Cabe ainda salientar que o grau de antioxidação do produto é estendido devido à elevada concentração de vitamina C contida na fórmula.

De acordo com o fabricante do produto, o Clarinskin II não possui riscos de gerar manchas esbranquiçadas na pele após certo tempo de uso, já que não possui hidroquinona ou qualquer outro composto que seja responsável por esse efeito colateral negativo. Além disso, trata-se de um dos poucos fármacos que podem ser usados por mulheres grávidas, algo pouco comum.

A linha também conta com um protetor solar próprio do fabricante, que é disponibilizado em forma de loção, o que acelera a absorção do produto ao entrar em contato com a pele.

18. novembro 2014 by admin

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Nunca em pele negra. Complicado achar um creme que sirva pra pele negra.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *