Cuidados a ter com o Cordão Umbilical

Aquando do nascimento do bebé, uma das primeiras operações médicas realizadas é o corte do cordão umbilical.

O cordão umbilical é o que liga o corpo da mãe ao corpo do bebé durante toda a gravidez. Este cordão serve como um canal que permite a transmissão de nutrientes e oxigénio ao bebé durante toda a gravidez, sendo fundamental para o correcto desenvolvimento do novo ser que está a nascer.

Quando se dá o parto, o bebé poderá agora ser separado da mãe, e começar a ser alimentado de outras formas (amamentação, etc.). Ao nível do oxigénio, o bebé ganhará igualmente a capacidade de respirar e conseguir ser auto-suficiente a este nível.

Após o corte do cordão umbilical, é importante que este cicatrize. Vejamos então quais os cuidados que devemos ter com o cordão umbilical no bebé.

Logo após o nascimento do bebé, devemos tratar a zona de corte do cordão umbilical (o umbigo) pelo menos cerca de 3 vezes por dia. Geralmente, depois do banho será uma boa altura para fazer estes tratamentos, que visam a cicatrização do cordão umbilical e ajudam a prevenir a sua infecção.

Após o nascimento, passarão entre 7 a 14 dias (geralmente) para que o cordão umbilical se solte da barriga do bebé. À medida que o tempo passa, este vai ficando cada vez mais pequeno, mais seco, e com uma cor mais escura. Desde já deve avisar-se que caso o cordão umbilical demore mais de 20 dias até cair, devemos levar o bebé a um pediatra para este se certificar que está tudo a correr em condições normais.

Mesmo após o cordão umbilical se soltar, será de todo relevante que os tratamentos continuem durante, pelo menos, mais 10 dias, para evitar potenciais infecções.

Como tratar o cordão umbilical do bebê

cuidados a ter com o cordão umbilical

Para tratar o cordão umbilical do bebé, precisará de álcool (solução a 70%), uma gaze (limpa) ou alternativamente cotonetes.

A limpeza deverá ser realizada em três passos essenciais:

  • Comece por colocar o álcool na gaze (ou no cotonete);
  • Limpe o local onde começa o cordão (com a gaze / cotonete), em movimentos circulares;
  • Limpe o cordão propriamente dito da mesma forma, também em movimentos circulares.

Não deve utilizar a mesma gaze ou cotonete durante todo o tempo. Depois de utilizar uma vez, deve deitá-lo fora.

Caso o bebé chore durante o processo não se preocupe. O choro não é devido a dor, mas sim devido à temperatura do álcool.

Evite colocar peças de roupa apertadas ou cintos que possam fazer pressão na zona do cordão umbilical, pois isso pode causar infecções.

Igualmente, a fralda deve ser colocada preferencialmente abaixo da zona do cordão umbilical.

Caso sinta que o cordão umbilical e a zona em redor está demasiado avermelhada, ou com um cheiro forte, ou caso esteja a sair pus (ou sangue) do cordão, poderá estar perante uma infecção. Neste caso não hesite e leve o bebé de forma imediata a um pediatra, que lhe indicará a forma correcta de proceder.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:48 horas por: Diogo