Cuidados com a Boca do Bebê

Os cuidados com a higiene oral são muito importantes no ser humano e em todos os animais, seja qual for a fase da sua vida.

No entanto, devido ao facto de os bebés serem seres mais sensíveis, nestes é importante que a sua higiene oral seja ainda mais cuidada e que tenhamos atenções ainda mais significativas.

Mesmo que nos primeiros tempos da sua vida os bebés ainda não tenham dentes, os cuidados com a boca do bebé devem começar desde logo. Nomeadamente, logo desde o nascimento.

Nestas idades, devemos utilizar uma gaze (ou até uma fralda molhada em água filtrada) para limpar a boca do bebé. Devemos limpar a zona das gengivas, língua e bochechas do bebé depois de todas as refeições.

No entanto, esta limpeza deve ser especialmente cuidada na última refeição que o bebé faz no dia (antes de se deitar), para evitar a formação de cáries e para evitar a contaminação microbiana da boca durante a noite.

A cárie de mamadeira é um dos problemas mais frequentes que podem surgir nos bebés. Este tipo de cárie surge geralmente aquando da ingestão de leite pelo bebé antes de ir dormir, sem os devidos cuidados com a sua higiene bocal.

Para além deste problema, alguns pais têm ainda frequentemente o hábito de adoçar o próprio leite ou a chupeta do bebé para o acalmar. No entanto, esta prática deverá de todo ser evitada, já que não é saudável para os dentes do bebé.

Os cuidados com a boca do bebé são fundamentais diariamente. É fundamental que não saltemos nenhuma etapa da limpeza oral do nosso bebé, mesmo que ocasionalmente.

Como seres mais sensíveis, é fundamental desde logo que façamos todos os possíveis para uma correcta higiene oral, que poderá ter um impacto significativo mesmo no estágio adulto do nosso bebé.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *