Cuidados com a pele
Fotos Antes e Depois

Cuidados com a pele

E se alguém lhe perguntasse qual é o maior órgão do corpo humano? Lembrar-se-ia de responder: “a pele”? De facto, nem sempre nos lembramos do mais óbvio.

A pele é o nosso BI visual, está à vista de todos. Como tal merece os maiores cuidados. Nas linhas que se seguem, o blog fotosantesedepois.com deixa uma série de conselhos para cuidar melhor dela e de si.

Banhos de Higiene

A higiene da pele deve ser diária. Oleosidade, secura, exposição prolongada ao sol e a transpiração são verdadeiros inimigos da pele. E nada como um bom banho para a proteger. Na verdade, é no banho que se eliminam uma série de agentes indesejáveis, como excesso de secreções, bactérias ou células mortas.

Além disso, a água proporciona efeitos terapêuticos, o relaxamento do corpo e da mente. Que tanto nos revigora ao acordar, como nos alivia após um dia cansativo de trabalho.

Os hábitos de higiene, além dos benefícios que trazem à saúde, são também importantes para o nosso conforto, imagem e aparência. Tenha uma pele limpa, suave, saudável e brilhante.

Hidratar também é evitar

Limpeza De Pele Com Hidratação

É muito importante dar especial atenção aos produtos que escolhe para a sua higiene. Muitas vezes pensamos que pormos qualquer coisa na pele é melhor do que não pôr nada. Evite que os seus produtos de limpeza e hidratantes contenham:

– Perfumes
– Substâncias alergizantes
– ou seja comodogénico

Não menos importante são os hábitos e materiais usados na nossa higiene. Evite também:

– Lavagens frequentes e prolongadas
– Água muito quente; opte antes pela água morna
– Esponjas de banho agressivas
– Secar a pele, o corpo com fricção enérgica
Tudo isto porque é importante limpar sem agredir a nossa pele

Use produtos que respeitem a pele, como por exemplo a gama Vasenol

A importância das loções hidratantes

Logo a seguir ao duche deve-se aplicar uma boa loção hidratante. Nas loções Vasenol encontra emoliantes, substâncias ricas em lípidos que amaciam a pele e hidratam a camada córrnea. Além disso, são resistentes a uma série de agressões do dia-a-dia.

De facto, os hidratantes ajudam a reter a água nas camadas superficiais da pele, água essa que entra nas células durante o banho. Por serem líquidos, são ideais para se espalhar nas grandes áreas da superfície corporal, como o tronco, e em áreas com pelos, como as pernas e braços.

Vasenol: Um amigo da sua pele

Os produtos Vasenol são cuidadosamente feitos a pensar em si e na sua pele. Uma gama que não se fica pela rama. E que coloca ao seu dispor uma série de diferentes produtos para diferentes partes do seu corpo.

Experimente o sistema Hidra Essencial. Ideal para nutrir e hidratar peles secas e normais, repõe a água perdida ao longo do dia. Num completo sistema, com pH neutro, de desodorizantes, gel de banho e loção corporal.

Para a protecção de peles sensíveis e extra-secas, em todas as idades, o sistema indicado é o Derma Care. Uma loção sem álcool e com óleo de borragem.

Peles jovens e desportistas encontram no sistema Aloé Fresh um efeito refrescante e calmante. Enquanto que o Retardine, tal como o nome indica, cuida da pele envelhecida, seca e sem elasticidade. Cada tipo de pele pede um cuidado diferente.

A Sua pele é o que você come

A Alimentação equilibrada e saudável faz bem a saúde e ajuda a ficar mais bonita e atraente. Constantemente são descobertas substâncias em diversos alimentos que colaboram com a saúde de nosso corpo e como consequência da nossa pele.

De acordo com Fernanda Giannecchini, Nutricionista, os nutrientes presentes nos alimentos nutrem o corpo e também a nossa pele.

Portanto se a alimentação não é saudável os reflexos da má alimentação repercutem direto em nossa pele, ela não terá acesso aos bons nutrientes que a deixam bonita.

Os Alimentos leves ajudam nessa busca da pele bonita. A alimentação saudável para a pele deve ser rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, pois neutralizam os radicais livres e ainda contribuem para um bom funcionamento do intestino diz Fernanda.

Os alimentos também contribuem para o bronzeado. De acordo com a dermatologista Ligia Kogos, devemos ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis pois possuem betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado.

Pele com acne

Mulher Com Acne No Rosto

Uma pele lisinha, livre de cravos e acne, é o desejo de muitas mulheres. Mas isso também depende da boa alimentação. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Uma boa alimentação e um estilo de vida saudável podem amenizar problemas com a acne. A ingestão de líquidos é uma boa medida a ser adotada, pois a hidratação se da de dentro para fora.

De acordo com Ligia Kogos, os alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. “Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne”.

Envelhecimento da pele

A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. Fernanda Giannecchini afirma que determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento.

Confira abaixo alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção:

• Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;

• Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;

• Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;

• Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;

• Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;

• Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;

• Evitar bebidas alcoólicas;

• Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;

• Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;

• Aprenda a descontrair-se e a levar a vida com menos seriedade. Sorria mais – quando estamos mais tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho.

Verdades e Mitos Sobre a Pele

Quero tambem partilhar esta informação que pode ser útil para muitas de vocês. Então vou falar um pouco sobre as verdades e mitos para a beleza e saúde da sua pele.

Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?

Mito. Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

A alimentação causa espinhas?

Mito. A causa da acne é uma predisposição genética para manifestar a doença. No entanto, observa-se que, mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne. Em algumas pessoas que já têm a doença, é possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e alimentos gordurosos. Se você percebe que suas lesões pioram com determinados alimentos, evite-os.

Pintas e sinais podem virar câncer?
Verdade.
Alguns tipos de sinais, como os nevos pigmentados (sinais escuros), podem se transformar em um câncer da pele chamado de melanoma.

Banho demais faz mal à pele?
Verdade.
A água não faz mal à pele porém, o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades com clima seco.

Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?
Verdade.
Em pessoas com pele oleosa, a água quente pode estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa.

Pele oleosa envelhece menos?
Verdade.
A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Saiba um pouco mais sobre Acne e tire suas duvidas!

Acne (Cravos e Espinhas)
A acne, também conhecida por “espinha”, é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos. Estes folículos são formados pelo pêlo e pela glândula sebácea. Esta glândula está presente na pele e produz o sebo, que tem a função de protegê-la. A acne é mais freqüente na face e no tórax, pois estas regiões são ricas em glândulas sebáceas. Existe uma tendência hereditária na acne.

Cravo = pontos pretos característicos da oxidação do sebo na extremidade do poro.
Espinha = inflamação causada no folículo pilosebáceo devido presença de bactérias.

O mecanismo da acne se dá em três etapas:
-Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um “tampão” nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado e a conseqüente formação dos comedões (“cravos”);
-Proliferação das bactérias: com a retenção de sebo, as bactérias se proliferam, favorecendo o processo inflamatório, formando lesões doloridas e com pus. A principal bactéria causadora da acne chama-se Propionibacterium acnes.
-Aumento da atividade da glândula sebácea: as glândulas sebáceas de quem tem acne são geralmente mais ativas e produzem maior quantidade de sebo.
As áreas mais afetadas são aquelas com grande concentração de glândulas sebáceas, ou seja, rosto, peito e nas costas.

As principais causas da acne: alterações hormonais principalmente na puberdade (androgênio) = aumenta a produção de sebo.
– Mudanças hormonais durante o ciclo menstrual
– Uso excessivo de maquiagens e produtos para encobrir imperfeições. Ele podem obstruir os poros. Procure por produtos “não comedogênicos” pois eles não obstruem os poros
– hereditária
– Psicológico

Tratamento cosmético
Os cosméticos são capazes de tratar apenas acne Grau I e II(cravos e espinhas), níveis acima requerem tratamento com um médico dermatologista e uso de medicamentos.

As etapas do tratamento são: – Esfoliação
– Limpeza
– Tonificação
– Hidratação

Dicas de Cuidados com a pele no verão

O verão está próximo, então nada melhor do que deixar algumas dicas de como cuidar da pele no verão… lembrando também que domingo começa o horário de verão -adoooro! Espero que vocês gostem das dicas.

O verão está chegando e com ele se aproxima também a época em que as pessoas se agitam para aproveitar a estação mais quente do ano. Mas para aproveitar todos os benefícios do sol sem culpa são necessários alguns cuidados para garantir uma pele mais saudável por muito mais tempo.

A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, responsáveis pelos danos causados na pele como, por exemplo, o câncer de pele. Juntos estes raios penetram na epiderme e derme causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares.

Prevenir o fotoenvelhecimento é simples, basta tomar alguns cuidados na hora da exposição solar:
•Não se exponha ao sol das 10 às 16hrs;
•Use diariamente protetor solar, no mínimo FPS 15. Para quem tem a pele clara prefira o FPS 30;
•Lembre-se: o rosto merece um FPS maior que o escolhido para o corpo;
•Não esqueça das orelhas, pés e mãos;
•Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após os mergulhos, já que a transpiração e a água diminuem a eficiência do filtro solar.
•Use óculos de sol e bonés que ajudam a proteger o rosto, lábios e os olhos;
•Não exponha crianças menores de 06 meses ao sol,
•Lance mão de uma alimentação rica em betacaroteno garante uma pele mais saudável e prolongam o feito do bronzeamento. Capriche na ingestão de cenoura, mamão, abóbora, espinafre, beterraba, manga e brócolis.

O sol, assim como outros fatores, prejudicam a barreira de hidratação natural da pele fazendo necessário o uso de hidratante corporal e facial, a fim de, devolver a hidratação para pele. Dê preferência para aqueles produtos menos oleosos, oil-free, e com agentes calmantes (Aloe Vera e Alantoína) para não deixar a pele “grudenta” e ao mesmo tempo mantê-la super hidratada.

Antes da exposição solar, para manutenção de um bronzeado prolongado, é aconselhável fazer uma esfoliação com produtos específicos para isso. A esfoliação celular é um processo em que iremos estimular o processo de renovação celular dando uniformidade na pele, deixando-a mais lisa e macia.

Outro problema comum no verão é a acne. A exposição solar e o uso de protetores solar mais oleosos aumentam o aparecimento de cravos e espinhas. O sol a princípio parece secar as espinhas, mas alguns dias depois já se percebe uma pele mais espessa e oleosa. Esses dois fatores levam à obstrução dos poros piorando o quadro de acne. Para evitar esta situação basta usar um filtro solar oil-free e fazer as etapas de limpeza e tonificação duas vezes ao dia. Para isso, faça uso de produtos específicos para pele com acne, ou apenas de controle de oleosidade, caso sua pele apresente o problema somente nesta estação do ano.

Benefícios da exfoliação que poucos sabem!

Aqui vai ai uma dica bem legal para deixar nossa pele ainda mais perfeita:

Os cosméticos com ação esfoliante estão ganhando cada vez mais lugar na prateleira. Os produtos cosméticos com essa finalidade possuem como agente esfoliante microesferas ou pó de sementes que parece como se tivesse uma “areinha” no produto, e é isso que promoverá a esfoliação. As microesferas ou o pó de semente irão remover delicadamente as células mortas da superfície da pele enquanto os outros ativos da fórmula proporcionam efeito calmante e suavizante para a pele.

A remoção das células mortas estimula o processo de renovação celular que proporciona uma pele lisa, macia e fina além de ajudar a atenuar linhas e rugas finas.

Fazer este processo diariamente não é aconselhável, pois pode ser agressivo para a pele e gerar áreas de ressecamento. O ideal é de 2 a 3 vezes por semana para estimulação da renovação celular. Através da estimulação da renovação celular fazemos com que a superfície da pele esteja sempre com células novas o que confere aspecto de pele revitalizada, saudável e pronta para receber o hidratante.

Proteção solar no inverno – cuidados que devemos tomar

Os dias desta estação do ano são marcados pelo céu azul, frio e sol. E é a presença do sol no inverno que torna indispensável o uso de um protetor solar diariamente. Muitas pessoas associam o uso do protetor solar ao calor, na praia, piscina, ou seja, no verão. Mas é importante ressaltar que o sol está presente em todas as estações e é o responsável pelo fotoenvelhecimento.

A neve reflete 85% da luz da radiação. As nuvens filtram 50-70% da luz da radiação. O fotoenvelhecimento é responsável por acelerar o processo de formação de rugas, linhas de expressão e manchas solares. Assim, a pele se torna flácida, sem vida e com aspecto envelhecido.

Para se proteger dos danos causados pelo sol no inverno basta usar um filtro solar (no mínimo FPS 15) que também forneça hidratação, pois nesta época do ano a pele tem maior tendência ao resecamento. E sempre opte pelo produto de acordo com seu tipo de pele para ter a máxima eficácia.

Cuidados especiais na gravidez

Aqui vai um texto sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez.

Toda gestante sabe o quanto é importante fazer o pré-natal, hidratar bem a pele (a Biodolce tem um hidratante exclusivo para gestantes), se alimentar corretamente e praticar exercícios adequados. Nem todas, no entanto, sabem que tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação psicológica à gestante. Cada um contribuindo para a saúde física e mental tanto da mulher quanto do futuro bebê.

A preparação psicológica da gestante pode possibilitar uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem neste período. A gravidez, por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades, o que gera muitas ansiedades e preocupações:

A partir do momento que a mulher certifica-se da gravidez, tudo o mais em sua vida será diferente. Como lidar com tamanha responsabilidade.

Durante nove meses estará se instalando, no casal grávido, uma nova identidade: eles deixam de ser filhos para se tornarem pais. As dúvidas e os temores são muito naturais. O que o casal deverá renunciar e o quê poderá ser preservado? Sexualidade, relacionamento afetivo do casal, convivência das famílias de origens, o lado profissional da gestante…

Como conciliar os papéis de mãe, esposa, filha e profissional durante a gestação?A orientação psicológica é importante não só para a mulher que vivencia a experiência da maternidade, mas para o marido que também está se preparando para a paternidade e, desse modo, também se encontra vulnerável e à mercê de suas próprias angústias e questionamentos.

É muito importante não só para o bebê, mas para o casal também, que o pai e a mãe possam vivenciar a gravidez com mais alegria e prazer e menos ansiedade e culpa.

Dietas para uma pele saudável

A sua pele, cabelos e unhas podem se beneficiar com alguns cuidados tomados neste verão, e além de tudo isso a saúde em geral agradece. É importante seguir alguns conselhos básicos: Dormir o suficiente e ter uma alimentação equilibrada. Mas, antes de tudo isso, proteger a pele e as mucosas (como os lábios), do sol com um bom filtro solar. SEMPRE!

Saiba que para tornar mais lento o tão indesejável processo de envelhecimento da pele devemos estar atentos a uma alimentação que nos traga todas as vitaminas e os minerais necessários.

vitamina A : combate o ressecamento e o envelhecimento da pele, estimulando a renovação celular. Encontrada no leite e seus derivados, na gema de ovo, no fígado e nos óleos de peixes, margarinas e manteigas. E pode também ser obtida através do betacaroteno presente em verduras e frutas de cor amarelo-laranja e verde escuro.

vitamina E: presente em folhas verde-escuro, germe de trigo, margarina e óleos, sementes e ovos, este poderoso antioxidante auxilia na proteção da membrana celular, mantendo a elasticidade e a hidratação da pele, resguardando-as dos estragos causados pelo sol. Atua no combate ao envelhecimento, geralmente em conjunto com o selênio, presente na castanha-do-pará, nas carnes de porco, carneiro e vaca (de preferência, consumir as versões mais light dessas carnes, ou seja, com menos gordura), e em pães e massas de trigo integral.

vitamina C: participa da síntese do colágeno (substância que mantém as células unidas) e é eficiente no combate aos radicais livres. Disponível em grande quantidade nas frutas cítricas, acerola, kiwi, morango, melão e brócolis. Atenção também para a vitamina B3, vitamina B5 ou ácido pantotênico e aos minerais zinco e manganês.

EVITE EXCESSO DE GORDURA NA ALIMENTAÇÃO. Inclua alimentos que sejam mais magros, e ricos em carboidratos complexos e com fibras. Procure incluir cereais integrais, frutas , verduras, iogurtes naturais e desnatados, leite desnatado, queijo magros, peixes grelhados. Inclua alimentos integrais e inclusive germe de trigo que possui óleos essenciais para nutrir a pele.

Tenha sempre uma boa quantidade de zinco na alimentação, presente nos frutos do mar, peixes, no fígado e nos grãos integrais, ajudando na regeneração da pele.

HIDRATE-SE!!! Beba um mínimo de 8 copos de água (ou líquidos) diariamente;
NÃO EXAGERE NOS ISOTÔNCOS!! o excesso não é saudável pois contêm sódio e açúcar;
NÃO ABUSE DOS LIGHTS E DIETS. não são isentos de calorias, portanto, se comer o dobro ou o triplo… a caloria pode chegar à versão “normal” do produto, ou até mesmo passar essas calorias;
EVITE OS REFRIGERANTES…….. não contribuem com nada saudável para o seu corpo, e podem até causar alguns danos, por roubarem alguns nutrientes e muitas vezes causarem gases desconfortáveis, aumentando o tamanho do estômago, dando aquela barriguinha indesejável;

Saboreie as frutas exóticas como a pitanga, o tamarindo, o cupuaçu, a graviola, , cajá, manga, carambola, cacau, açaí, goiaba, acerola, que podem se muitas vezes encontradas em forma de polpas congeladas. Varie seus sucos!

AUMENTE O TEOR DE FIBRAS, mas vá com calma!!!!!!! As fibras são muito importante para um melhor funcionamento intestinal, mas em excesso, podem causar um desconforto intestinal, levando a gases pela fermentação. Acompanhe sempre de bastante líquidos e exercícios.

Não esqueçam… se quiserem algum assunto em especial me mandem que eu posto.

Pele Oleosa

Vamos falar agora de um tipo de pele que é muito comum entre as mulheres brasileiras e Portuguesas, a pele oleosa. Ela tem um aspecto engordurado, os poros são dilatados e apresenta cravos e espinhas. Só quem está nesta categoria sabe como é difícil manter o rosto livre do brilho no decorrer do dia, e nesta época do ano o problema se agrava. Mas não se desespere, como para tudo na vida, este mal tem solução. Uma rotina de cuidados diários e os produtos cosméticos certos tornarão sua pele muito mais bonita e sem aquele aspecto pegajoso que todo mundo detesta.

Limpar é o primeiro passo para se livrar do excesso de óleo, e a faxina começa logo pela manhã. Ao acordar, lave o rosto com sabonete ou gel de limpeza que contenha ácido salicílico. Este componente tem ação antiinflamatória e eficácia comprovada no combate a cravos e espinhas. Promove suave esfoliação, remove as células mortas, controla a oleosidade e impede o aparecimento de novos comedões.

O segundo passo é tonificar. Aplique sempre uma loção adstringente para complementar a faxina. O produto limpa profundamente os poros e retira o excesso de impurezas que causa a obstrução da pele.

E, para finalizar, hidrate. Apesar de sua pele ser oleosa, ela precisa de hidratação. Os produtos indicados são os em forma de gel-creme, que sugam a oleosidade, mas não ressecam.

A noite, lave o rosto com o mesmo produto utilizado nos cuidados matinais. Também repita o processo de tonificação. Adote um creme de tratamento noturno indicado para este tipo de pele. Ele vai hidratar, controlar o excesso de gordura e auxiliar na renovação celular.

Potencialize os resultados dos seus cuidados diários com o uso de sabonete esfoliante de duas a três vezes por semana. Prefira os produtos que tenham na formulação agentes de limpeza seletivos que removem as impurezas sem agredir a pele.

É meninas, cuidar de pele oleosa dá trabalho, mas os resultados valem a pena!

Atualizado em 26 Abril 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade