Cuidados diários para a pele masculina - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Cuidados diários para a pele masculina

A pele, independentemente de ser feminina ou masculina, necessita de cuidados diários para se manter saudável e bonita. Enquanto a maioria das mulheres tem já essa preocupação, especialmente por razões estéticas, muitos homens ainda não têm o hábito de cuidar da sua pele.

Cuidados com a pele masculina

Cuidados diários básicos como a limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação, são tão importantes para a pele de uma mulher, como para a de um homem, e como tal, se ainda não tem esse hábito, está na hora de começar a ter.

Neste artigo poderá conhecer melhor as características da pele masculina, os vários cuidados diários a ter com a pele masculina, e ainda, algumas dicas úteis. Confira

Pele masculina

A pele masculina tende a ser mais oleosa, devido aos níveis hormonais normais de um homem. Como tal, os produtos mais adequados para a pele masculina têm de respeitar essa característica. Além disso, o facto de os homens fazerem a barba com frequência torna a pele masculina do rosto muito suscetível ao surgimento de pelos encravados, espinhas, cravos e acne. Há ainda homens com outros tipos de pele, como normal ou seca.

Por fim, e tal como a pele feminina, a pele masculina, especialmente a do rosto, está todos os dias exposta a fatores como a umidade, vento, frio, sol e poluição, necessitando por isso de ser cuidada para se manter saudável. Os cuidados diários da pele têm assim uma função estética, mas também de saúde, já que a ele é o maior órgão do corpo humano, servindo de barreira para todas as ameaças do exterior.

Cuidados com a pele masculina

Os cuidados diários com a pele masculina são essenciais para manter a firmeza e a elasticidade da pele, e assim, deixá-la jovem e saudável durante muito mais tempo, combatendo o envelhecimento precoce. De seguida poderá conhecer os cuidados diários que deve ter com a pele masculina.

Limpeza

O primeiro cuidado a ter com a pele masculina é uma limpeza diária adequada. Para isso, deve utilizar um sabonete específico para a pele que quer lavar. Existem sabonetes de corpo e sabonetes para o rosto, devendo evitar usar um sabonete de corpo no rosto, pois irá deixar a pele muito seca, e mais tarde, muito oleosa, pois ela irá tentar compensar a falta de hidratação com maior produção de oleosidade. Procure lavar a pele do rosto, de manhã e à noite, sempre com água morna ou fria, para não estimular a produção de sebo, e utilizando um sabonete adequado, com um pH neutro.

Tonificação

Após a lavagem da pele do rosto, é essencial aplicar um tônico. Este, além de ajudar a remover mais a fundo as impurezas da pele, bastante útil em peles oleosas, irá também reequilibrar o pH da pele. Utilize um tônico adstringente, pois irá atuar em profundidade, e ainda, inibir a produção excessiva de oleosidade. Para usar este tônico basta molhar um pouco de algodão com o líquido, e depois passar na pele. Deve repetir este processo várias vezes até que o algodão venha com pouca sujidade. Para peles normais a secas, então o tônico não deve ter propriedades adstringentes.

Hidratação

Ao contrário do que alguns homens, e mulheres, possam pensar, a pele oleosa não necessita de menores cuidados de hidratação. Contudo, os produtos hidratantes para peles oleosas devem no entanto ser específicos para este tipo de pele, de modo a hidratar convenientemente e não obstruir os poros. Nos cuidados com a pele masculina entra assim também a aplicação de um creme hidratante oil free, duas vezes ao dia. Se a sua pele é seca, então deve optar por um creme hidratante específico.

Proteção solar

Seja qual for o seu tipo de pele, o uso diário de um filtro solar é essencial para manter a pele protegida e saudável. No caso do homem, deve apostar num protetor solar com fator 30, e colocar várias vezes ao dia nos locais expostos. E não se esqueça, este cuidado deve ser diário, seja num dia de sol na estação quente, seja num dia nublado na estação fria. No caso da pele do rosto, pode escolher um hidratante com filtro solar.

Dicas para manter a pele masculina saudável

Além dos cuidados diários que apresentamos em cima, há um conjunto de outros cuidados que irão ajudar a manter a sua pele saudável e jovem. Confira:

– Quando estiver a tomar banho, procure utilizar água morna e não muito quente, já que esta remove a camada protetora da pele.

– A partir dos 30 anos, a pele do homem começa aos poucos a perder a sua capacidade de produzir as substâncias responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Como tal, é importante começar a aplicar cremes próprios anti idade, especialmente na zona dos olhos, para prevenir o surgimento de linhas de expressão e rugas. Aposte em cremes anti idade que contenham ácido hialurônico, como por exemplo o Lierac Premium Homme Fluide ou o Eucerin Men Intense.

– Como a pele do homem tende a ser mais oleosa e tem características diferentes da pele feminina, deve evitar utilizar produtos para mulher, pois o efeito pode ser prejudicial para a sua pele.

– A barba é um cuidado quase diário para a maioria dos homens, e que muitas vezes é responsável pela menor saúde da pele do rosto. Para evitar esse problema, há alguns cuidados que deve ter. Assim, deve procurar fazer a barba após tomar banho, pois os poros estão mais dilatados e a pele limpa. Além disso, depois de se barbear, deve aplicar uma loção própria, calmante e antissética, como por exemplo as da Nivea, Biotherm, Gillette ou Avéne.

– A esfoliação é um procedimento que pode ser muito útil para a pele do rosto masculina já que, além de ajudar a diminuir o aparecimento de cravos e a produção de oleosidade, previne o surgimento de pelos encravados. Dessa forma, a pele do rosto masculina necessita de pelo menos uma esfoliação semanal, que irá remover a camada morta de células, e assim, ajudar a desobstruir os poros e a renovar a camada superficial da pele.

Existem vários esfoliantes adequados para a pele masculina no mercado, podendo também fazer um esfoliante caseiro. Um exemplo é misturar um pouco de aveia e açúcar branco, e de seguida, adicionar um pouco de mel. Depois basta aplicar no rosto através de movimentos circulares, enxaguando muito bem no final. A esfoliação deve ser após a limpeza da pele, e antes da tonificação.

– Sendo uma pele com tendência a ser oleosa, o homem deve ter alguns cuidados com a alimentação para prevenir o excesso de oleosidade. Assim, deve apostar numa alimentação nutritiva, com muitos legumes, frutas e verduras, evitando alimentos ricos em gordura, especialmente aquela pouco saudável, como a existente em fritos. Além disso, e porque a hidratação não é apenas feita através de cremes, beba bastante água ao longo do dia.

Atualizado em 15 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.