David Villa

David Villa Sánchez nasceu na pequena localidade de Tuilla, perto de Langreo, no norte de Espanha. O seu pai, José Manuel Villa era então mineiro de profissão.

Aos quatro anos, o pequeno Villa sofreu uma fratura do fémur na perda direita. Uma lesão grave, que poderia ter posto em risco a sua potencial carreira no futebol.

Devido à lesão, David Villa teve que trabalhar arduamente, com a ajuda do seu pai, para fortalecer ambas as pernas, tornando-se assim ambidextro. Ao recordar o episódio, Villa reconheceu a importância do apoio do seu pai no processo de recuperação.

David Villa Antes e Depois

Aos 14 anos, David Villa chegou equacionar abandonar o futebol, por estar desiludido com o seu treinador de então, que o deixou no banco a temporada inteira. Mais uma vez, o seu pai foi determinante, apoiando-o e dando-lhe a motivação necessária para continuar a treinar. Fez toda a sua formação desportiva no Unión Popular de Langreo.

Aos 18 anos começou a dar nas vistas e despertou a atenção dos grandes clubes das Astúrias. Contudo, não convenceu o Real Oviedo que achou que Villa era demasiado baixo e que não teria potencial para singrar no futebol profissional. Sendo assim, David Villa resolveu tentar a sua sorte no Sporting de Gijón, clube no qual se tornou profissional. Estava assim a seguir os passos do seu grande ídolo de infância, o avançado Quini.

Ao serviço do Sporting Gijón B, David Villa disputou 65 jogos, apontando 25 golos. Estreou-se na equipa principal na temporada 2000-2001 e rapidamente se tornou titular. Nas duas temporadas ao serviço da equipa principal do Gijón, Villa apontou 38 golos, despertando o interesse de outros clubes. Em dificuldades financeiras, o Gijón optou por aceitar a proposta de 3 milhões de euros, apresentada pelo Real Saragoça.

No verão de 2003, David Villa iniciou assim o seu novo percurso. A adaptação à nova realidade competitiva foi fácil e logo na sua primeira temporada, Villa marcou 17 golos. Em 2004, o Saragoça alcançou a final da Taça do Rei. No confronto com o Real Madrid, Villa marcaria um dos golos da sua equipa, ajudando o Saragoça a erguer a Taça. Foi também nesta temporada que conseguiu a sua primeira internacionalização pela principal seleção espanhola. No final da época, Villa conquistou o seu segundo troféu, a Supertaça de Espanha.

No início da temporada de 2005-2006, o Valencia contratou David Villa, por 12 milhões de euros. Foi no Valencia que Villa conseguiu a consagração plena como um dos melhores jogadores espanhóis. Logo na sua primeira época no Mestalla, sagrou-se o segundo melhor marcador do campeonato espanhol, atrás do camaronês Samuel Eto’o, jogador do Barcelona. Nas cinco temporadas em que esteve ao serviço do Valência, participou em 212 jogos, marcando 129 golos e fazendo 53 assistências. Foi o melhor marcador do clube em todas as temporadas e em 2005-2006 foi eleito Melhor Jogador Espanhol do Ano. Em termos de títulos, conquistou apenas uma Taça do Rei ao serviço do Valência.

A 19 de Maio de 2010, o Barcelona anunciou a sua contratação por 40 milhões de euros. David Villa assinou um contrato de 4 temporadas, recebendo 3 milhões de euros por cada época. Escolheu o número 7, que se encontrava sem dono desde 2009. Na época e meia que leva até à data com a camisola culé, Villa já colecionou vários títulos: um campeonato espanhol, uma Liga dos Campeões, duas Supertaças de Espanha e uma Supertaça Europeia.

Apesar da grande concorrência e da alta qualidade o plantel do Barcelona, David Villa continuou a alcançar números de respeito. Em 2010-2011, participou em 52 jogos no somatório de todas as competições, celebrando 23 golos e 9 assistências.

Na atual temporada, de 2011-2012, David Villa teve um início agridoce. No primeiro jogo da temporada, na primeira mão da Supertaça de Espanha contra o Real Madrid, Villa marcou um golo monumental ajudando a sua equipa a conseguir um empate, mas na segunda mão acabou por ser expulso, após se desentender com o alemão MesutÖzil. O Barcelona acabaria contudo, por ganhar o título.

Pela seleção espanhola, Villa somou até ao momento 80 internacionalizações e 50 golos marcados. A 25 de Março de 2011, ultrapassou Raúl, jogador com quem foi muitas vezes comparado e tornou-se no melhor marcador de sempre da seleção espanhola. O jogador esteve presente nas recentes conquistas da sua seleção. No Europeu de 2008, marcou quatro golos em quatro jogos, sendo o melhor marcador do torneio e fazendo parte do melhor onze da competição. Feitos alcançados mesmo sem ter jogado a final, que falhou por lesão.

Também no Campeonato do Mundo de 2010, Villa teria papel preponderante, fazendo cinco golos, tantos quantos Thomas Muller, que receberia a Bota de Ouro da competição, por ter mais assistências. Mais uma vez foi eleito para o melhor onze do torneio. Na tabela dos futebolistas mais bem pagos do mundo, divulgada em 2011, David Villa ocupa o décimo sétimo lugar, auferindo 583 mil euros por mês, o que se traduz em 7 milhões de euros por temporada. Villa sempre foi discreto na sua vida pessoal. Casou-se em 2003 com Patricia González, a sua namorada de infância. O casal tem duas filhas, Zaida e Olaya. Como membro da seleção nacional de Espanha, recebeu em 2010, o prestigiado prémio Príncipe das Astúrias.

O jogador também tem participado ativamente em campanhas de solidariedade social, envolvendo-se particularmente nas campanhas da UNICEF. Também com o intuito de recolher fundos, Villa gravou uma música com a cantora espanhola Ana Torroja, intitulado “Insurrection”.

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:19 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)