Dentes novos – Implante dentario

Revisado por Equipe Editorial a 17 de junho de 2010 e Atualizado em 13 janeiro 2018

Dentes novos, vida nova

Os implantes dentarios estão na moda. Mas será que todas as pessoas podem colocá-los? E serão assim tão eficazes?

Os implantes dentários são, sem sombra de dúvida, o «estado da arte» na substituição de dentes perdidos. O implante dentario pode fazer esquecer, na maior parte das vezes, as antigas próteses removíveis. Esta nova técnica deu à medicina dentária a capacidade de substituir dentes perdidos sem ter de intervir nos dentes naturais, o que acontecia com as pontes – uma técnica da prótese fixa, muito eficaz, mas que envolve os dentes adjacentes ao espaço desdentado.

Podemos pensar no implante dentario como uma raiz artificial. A partir daqui, as hipóteses são quase infinitas. Podem ser usados para substituir um dente único, para criar suportes para pontes ou para servirem de apoio a próteses totais. A sua aplicação não é dolorosa e o acto cirúrgico é executado, salvo excepções, num consultório dentário.

No entanto, é preciso estudar bem cada caso de implantes. Seja qual for a técnica usada, o planeamento e o diagnóstico não podem ser descurados. Uma fase de diagnóstico responsável é fundamental para a segurança da técnica: radiografias dentárias, radiografias panorâmicas, encerados de diagnóstico e TAC são normalmente os exames requeridos.

Comer uma maçã vermelha

Depois dos exames, pode-se então decidir se uma determinada boca está apta ou não a receber os implantes. Com o avançar da tecnologia, é possível hoje em dia aplicar implantes em quase todos os casos. No entanto, os pacientes podem ter percursos diferentes: enquanto que para uns será só colocar o implante, para outros é necessário recorrer a enxertos ósseos ou outras cirurgias preparatórias.

Depois da colocação do implante dentario, o paciente poderá ou não fazer logo uma vida normal. Os cuidados de higiene oral serão fundamentais para o sucesso deste tratamento. Eles terão de ser efectuados eficazmente ao longo da vida. É que só assim os implantes poderão existir sem complicações, à semelhança dos dentes naturais.

Para muitos pacientes, o sonho de comer uma maçã vermelha e suculenta logo a seguir a uma cirurgia pode não ser o mais aconselhado. No entanto, os implantes, com mais ou menos tempo de cicatrização, acabam por melhorar de forma exemplar a qualidade de vida dos que os colocaram.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Esta matéria tem 4 Comentários
  1. Marleide Reply

    Eu preciso muito de ajuda eu perdi parte dos meus dentes com apenas 14 anos
    eu sofro muito com isso eu até deixei de ir para a escola eu tenho vergonha
    o que eu faço to sem vontade de fazer nada
    me ajudem
    meu número e 8781112572 e da vivo
    preciso de ajuda.

  2. Diana Reply

    Carissimo

    Estou residir na Holanda mas creio ser mais facil fazer implantacao dentaria – em Espanha ou que sabe o meu pais, Portugal.
    Nao tenho no entanto, qualquer referencia medica para este efeito… Teria a gentileza de me indicar clinicas em Espanha, Portugal ou mesmo Holanda, credenciadas, reconhecidas… Onde seja seguro fazer entao Implante.
    E mto delicado para mim, uma vez que sou nervosa e resisto as anestesias por norma… mas tenho mesmo que o fazer.

    Aguardo conselho ou recomendacao por favor.

    Muito obrigado

  3. bruna gonçalves Reply

    doutor(a) gostaria que me enformace o seu email pois minha estoria e muito longa e triste tambem , mas gosta ria de ter esta conversa pois estou pensando hurgentemente ter um sorriso que nunca tive pois meus dentes sempres foram ruins.
    sempre tiro fotos do lado esquerdo para que nao veja o desastre que e o meu lado direito
    agardo resposta.
    ai esta o meu email
    bruna_vrd@hotmail.com
    tenho hurguencia se nao for muito encomodo !.

  4. bruna gonçalves Reply

    doutor(a) gostaria que me enformace o seu email pois minha estoria e muito longa e triste tambem , mas gosta ria de ter esta conversa pois estou pensando hurgentemente ter um sorriso que nunca tive pois meus dentes sempres foram ruins .
    agardo resposta.
    ai esta o meu email
    bruna_vrd@hotmail.com
    tenho hurguencia se nao for muito encomodo !.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *