DermaRoller

Publicado por Equipe Editorial a 6 de fevereiro de 2015 - Atualizado em 15 janeiro 2018

Dotado de, aproximadamente, 500 microagulhas, o aparelho intitulado DermaRoller surgiu com a promessa de revolucionar os tratamentos estéticos voltados para a regeneração de pele.

Equipamento dermaroller

Com um incrível poder de penetração, as agulhas, que possuem uma extensão que oscila entre 0,5 e 2 mm, atingem a derme (camada imediatamente inferior à epiderme), estimulando o organismo a ampliar a produção de fibras colágenas, substâncias responsáveis por conceder vigor e elasticidade à epiderme. Para conseguir esse efeito, basta que o DermaRoller seja posicionado na área a ser tratada e deslize sobre a pele.

Recomendações para uso do DermaRoller

As principais indicações do DermaRoller são para tratar rugas, cicatrizes (principalmente aquelas provocadas pela acne), e estrias. O aparelho tem seu uso liberado em clínica médica, mediante manipulação de um dermatologista.

Preço do aparelho DermaRoller

O preço de mercado do DermaRoller varia de acordo com a quantidade de agulhas, da extensão e espessura delas. Por isso, o aparato pode custar entre R$ 130,00 e R$ 200,00.

Como utilizar o aparelho DermaRoller

Os dermatologistas recomendam o uso do DermaRoller a cada duas semanas, ou até que o processo de cicatrização esteja concluído. O deslocamento do aparelho sobre a pele deve ser conduzido na vertical e horizontal, além de se restringir à área que possui o foco do tratamento e não ultrapassar 5 minutos a partir do início do movimento.

Características gerais do DermaRoller

O uso do DermaRoller costuma ser bem dolorido. Por essa razão, é aconselhável introduzi-lo e deslizá-lo lentamente sobre a pele, exercendo pouca pressão sobre ela. A velocidade de deslocamento e a compressão podem ser elevadas gradativamente, conforme o paciente se habitue com a dor. Uma solução para amenizar o problema é a aplicação de um creme com função anestésica sobre o local a ser tratado.

Visando prevenir o risco de infeções, antes de usar o aparelho o dermatologista deve aplicar álcool na região de tratamento. Finalizada a sessão, o DermaRoller deve ser higienizado com sabonete líquido e água com o auxílio de uma pequena escova própria para profilaxia dentária, usada para esfregar e retirar quaisquer resquícios.

Em seguida, a parte correspondente ao rolo do aparelho precisa ficar imersa em álcool etílico a 70% (máxima eficácia microbicida) durante cerca de 2 minutos. Depois, basta colocar o DermaRoller na embalagem original e armazená-lo em um loca protegido contra umidade.

Após o uso do DermaRoller, a pele tende a apresentar um aspecto avermelhado, o que se deve à ação profunda do aparelho, que causa certa irritação e na pele antes de regenerá-la. Porém, cabe salientar que essa consequência é totalmente normal e esperada.

Nas horas posteriores à aplicação do DermaRoller, o paciente deve receber um creme com ação cicatrizante, que é espalhado sobre a região tratada. Também é importante se precaver quanto à incidência dos raios ultravioletas por meio da aplicação de um protetor solar com o fator apropriado a cada tipo de pele.

Os resultados proporcionados pelo DermaRoller

Dermaroller antes e depois

Os resultados que podem ser proporcionados pelo DermaRoller diferem bastante e dependem, basicamente, do tipo de microagulha que constitui o aparelho e da área do corpo destinada a passar pelo tratamento.

Dermaroller

Tomando como exemplo a eliminação de marcas de expressão sutis, apenas três sessões podem alcançar o objetivo. Por outro lado, esse número aumenta conforme a complexidade do problema a ser tratado. Amenizar as estrias brancas, por exemplo, exige um número bem superior de sessões.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *