Dermatite de Contato Irritante - Sintomas, Causas e Tratamento
Fotos Antes e Depois

Dermatite de Contato Irritante

Fotos de dermatite de contato irritanteA dermatite de contato irritante é uma reação provocada pelo contato físico com substâncias irritativas, que causam danos na pele.

Esta reação ocorre essencialmente com substâncias corrosivas muito alcalinas ou muito ácidas, que irão alterar o pH da superfície da pele e provocar a sua inflamação.

Conheça de seguida as causas, sintomas e o tratamento adequado para a dermatite de contato irritante.

Causas da dermatite de contato irritante

Sendo a dermatite de contato irritante um problema causado pelo contato físico com substâncias irritativas, as causas estarão associadas a produtos químicos ou substâncias que afetem o pH da pele.

Entre as causas mais comuns da dermatite de contato irritante incluem-se:

  • álcool;
  • cremes;
  • detergentes da louça;
  • desinfetantes;
  • produtos de limpeza de casa;
  • solvente;
  • pomadas;
  • pesticidas;
  • gasolina e diesel;
  • cola;
  • poeiras.

Há ainda outras causas, de natureza ambiental, que podem desencadear uma crise de dermatite de contato irritante. Temperaturas muito extremas, transpiração e humidade, são alguns exemplos.

Sintomas de dermatite de contato irritante

Os sintomas da dermatite de contato irritante surgem imediatamente após o contato físico com a substância, causando inflamação, vermelhidão e coceira. Nalguns casos a pele pode ressecar, formando-se pequenas fissuras e descamação.

Podem também surgir pequenas bolinhas na região afetada. Na maioria dos casos, a inflamação não é muito intensa, mas caso a substância responsável seja muito corrosiva, os danos podem ser mais profundos e prolongados.

Se evitar qualquer novo contato com a substância causadora, a reação deixa de ocorrer, e os sintomas acabam por desaparecer. Contudo, caso continue a contatar frequentemente com a substância, pode formar-se uma inflamação crônica.

Tratamento para dermatite de contato irritante

O tratamento para a dermatite de contato irritante é simples. Basta evitar o contato com a substância responsável e lavar a área afetada com um pouco de sabonete líquido neutro e muita água fria.

Para os casos mais graves, o médico pode prescrever cremes com corticoides ou anti-inflamatórios.

Fotos

Fotos de dermatite de contato irritante

Já ouviu falar da Dermatite de Contato e Irritativa na Vagina?

5 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Eu tenho dermatite nos dedos, pomadas de betametasona melhora bastante a coceira e o aspecto descamado da pele, mas não cura totalmente. Tem que passar por toda a vida, pelo menos umas três vezes por semana.

  2. Sofro com isso,começou quando engravidei já faz mais de 3 anos.
    E já não aguento mais… Já pensei várias vezes em cortar os dedos que estão em crise pra vê se acaba com esse sofrimento. Minha filha nasceu e era trocando a fralda dela e as lágrimas caindo sobre ela, sentindo dor,uma tristeza tão grande de não poder cuidar direitinho da minha filha, pois era meus dedos sempre sangrando. É muito triste pra uma recém mãe.
    Já fui aos médicos e até agora nenhum conseguiu descobrir a causa. Fiz exames de contato com produtos químicos e não deu nada.
    Só peço a Deus que um dia coloque um médico certo pra me ajudar a resolver esse dilema. Só quem tem esses tipos de problemas sabe o que eu tô falando. Desculpem o desabafo.

  3. Estou com dermatite de contato irritante, aquela que ressaca e abre uma fissura, gostaria que vcs me indicassem alguns remedios caseiros, pois fui ao alergista, fiz vários exames, e ate agora so piora.

  4. Alguém assim como eu tem dermatite em apenas uma das mãos? E olha que já faz muito tempo,os sintomas são vermelhidão, descamação, fissuras e até sangra, já fui a vários médicos, inclusive dermatologistas e até agora nada, me incomoda muito, pois fica muito áspera, já usei vários medicamento. Estou vendo agora algumas sugestões que vcs deram, vou utilizar em minhas mãos e espero q faça efeito.

  5. tenho dermatite há mais ou menos 8 anos não sei mais o que usar sai toda a pele das minhas maos.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade