Desenvolvimento do Bebê – 19 Semanas de Gestação

As 19 semanas de gestação representam, para muitas mulheres, o final de um período que é marcado pelos enjoos e mudanças de humor repentinas e o início de um período de boa disposição, em que também começa a sentir o bebê.

Desta forma, as 19 semanas de gravidez são recebidas de braços abertos pelas mulheres e é a partir deste momento que elas começam a desfrutar mais da sua gravidez.

Como é o bebê às 19 semanas de gestação

O tamanho médio de um bebê com 19 semanas de gestação é de 13 centímetros e seu peso é de cerca de 140 gramas.

Pode parecer que o bebê ainda é muito pequeno mas a verdade é que o desenvolvimento do bebê às 19 semanas já é bastante notório.

Até este momento, o bebê tinha uma cabeça grande e um corpo pequeno, sendo bastante desproporcional. Ao chegar às 19 semanas de gestação o crescimento da cabeça já parou e agora é nas pernas que se nota um maior crescimento, o que faz com que o corpo do bebê se comece a desenvolver de uma forma mais proporcional.

O rosto do bebê já está totalmente desenvolvido e apesar de ele ainda não conseguir abrir os olhos, já é sensível à luz solar.

O seu cabelo e unhas também começam a crescer, ainda que a cor e tipo de cabelo possa sofrer alterações depois do nascimento do bebê.

O sistema central nervoso do bebê continua a desenvolver-se, através da produção e conexão das células nervosas. Nesta fase, o bebê já consegue responder a estímulos como abrir e fechar as mãos.

Os sentidos da audição e paladar já se apresentam desenvolvidos nesta fase, devido ao endurecimento dos ossos internos do ouvido e ao desenvolvimento das papilas gustativas na língua.

Com o desenvolvimento da audição o bebê começa a ter a perceção de alguns sons no interior do corpo da mãe, mas também fora, como as batidas cardíacas da mãe e a voz dos pais.

Apesar do bebê ainda não conseguir abrir os olhos, nem cheirar, todos os seus sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar) são desenvolvidos no cérebro neste momento da gestação. Nas semanas seguintes o bebé vai começar a usar os outros sentidos.

Ao nível do sistema respiratório, os pulmões do bebê ainda estão a desenvolver-se e só estarão completamente maturos daqui a algumas semanas, mas ele já começa a fazer o movimento da respiração, por forma a preparar-se para um mundo novo que não tardará a surgir.

O que acontece à mulher às 19 semanas de gestação

Tal como já foi referido, as 19 semanas de gestação são sinónimo de algo muito bom para a maioria das mulheres.

Se a barriga ainda não se notava é neste momento que vai surgir de forma mais evidente e a partir daqui o seu crescimento é bastante rápido. Por vezes surge uma linha negra vertical na barriga que desce até à zona do umbigo.

Os enjoos matinais já não vão incomodar a mulher e o desejo sexual que até então poderia estar inibido, devido à explosão hormonal que afetava todo o seu corpo, vai normalizar.

O tão ambicionado momento de começar a sentir o bebê a mexer-se acontece, normalmente, a partir das 19 semanas.

Nesta fase da gravidez, o ritmo cardíaco da mulher começa a registar um ritmo mais acelerado, por forma a conseguir responder às necessidades do bebê.

É de extrema importância que a mulher grávida continue a realizar alguma atividade física. Ainda que o exercício físico deva ser moderado ou leva, é vital que a grávida não pare por completo.

É mais fácil atravessar todo o processo de gravidez quando a mulher se mantém numa forma física razoável.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)