Desenvolvimento do Bebê - 21 Semanas de Gestação - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Desenvolvimento do Bebê – 21 Semanas de Gestação

Ao atingir 5 meses de gravidez, ou seja, 21 semanas de gestação, o feto tem já tem praticamente todos os seus ossos formados e desenvolvidos, tendo um tamanho de aproximadamente 26 cm.

Com o bebê a crescer cada vez mais, também o útero está mais alargado e a barriga bem saliente. Apesar de o tamanho da barriga variar muito de grávida para grávida, muitas vezes isso resulta da sua própria estrutura.

Nesta fase, independentemente do tamanho da barriga, espera-se que a grávida tenha um aumento de peso aproximado de 5kg. De seguida pode conhecer todas as características esperadas do desenvolvimento de um feto às 21 semanas de gestação, bem como as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 21 semanas de gestação

21 Semanas De Gestação

Às 21 semanas, o feto tem aproximadamente 300 g de peso e 25,6 cm de comprimento, medidos desde o calcanhar até ao cimo da cabeça. Nesta fase a pele do bebe é ainda muito fina, e como tal, devido aos minúsculos vasos sanguíneos superficiais da pele, esta é bastante rosada.

Contudo, nas semanas seguintes, isso começará a alterar-se, já que o organismo do feto irá começar a armazenar gordura sob a pele, tornando-a menos fina e transparente. Até esta altura do seu desenvolvimento, toda a gordura era utilizada para produzir energia, mas a partir das semanas seguintes, ela começará também a ser acumulada no corpo.

Nesta fase, o bebê começa já a ser capaz de produzir glóbulos vermelhos, células sanguíneas que têm como função transportar oxigénio e dióxido de carbono.

Apesar de praticamente todos os seus ossos estarem já formados, o osso nasal ainda está a desenvolver-se, o que faz parecer o nariz do bebê ainda muito largo. No entanto, logo que este osso esteja totalmente desenvolvido, o nariz ficará mais longo e fino.

Às 21 semanas de gestação, o bebê já engole o líquido amniótico que o envolve, sendo depois digerido pelo seu sistema digestivo. Como resultado da digestão do líquido amniótico, são formadas as primeiras fezes do bebê, denominadas de mecônio.

O mecônio consiste em fezes muito negras e pegajosas, livre de bactérias, que se vão acumulando no intestino desde as 12 semanas de gestação até nascer.

Por fim, nesta fase do seu desenvolvimento o bebê tem ainda bastante espaço dentro do saco amniótico, podendo-se mexer facilmente. Assim, é normal o feto mudar várias vezes de posição durante o dia, e até, dar cambalhotas completas.

No entanto, e apesar da movimentação do feto, a grávida pode ou não sentir o bebê a mexer-se. Ele é ainda bastante pequeno, e como tal, pode não ser o suficiente para permitir que a mãe sinta esses movimentos.

Alterações na gestante com 21 semanas de gravidez

Ao longo da gravidez, é normal que ocorram várias alterações no corpo da mulher. Nesta fase da gestação, a grávida pode sentir algumas falhas de memória cada vez mais frequentes, e ainda, nalguns casos, o aumento do corrimento vaginal. Este é apenas perigoso caso tenha cor ou cheiro.

Nesta fase, a grávida continua a aumentar de peso, sendo ideal que por volta das 21 semanas tenha engordado 5 kg. Contudo, é fundamental a grávida ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois apesar do aumento de peso ser normal e importante, este não deve ser em excesso.

Como tal, deve alimentar-se de forma adequada, dando preferência a alimentos ricos em cálcio, vitaminas e minerais. Pelo contrário, deve evitar gorduras pouco saudáveis e açúcares, que irão acumular-se no seu organismo em forma de gordura, provocando um aumento de peso excessivo e uma nutrição inadequada para si e para o bebê.

Além disso, é essencial fazer regularmente exercício físico adequado, de modo a controlar o seu peso, mas também, para evitar inchaços, melhorar a circulação sanguínea, e preparar os seus músculos para o trabalho de parto.

Os exercícios adequados para a grávida são aqueles sem impacto e pouco intensos, como a hidroginástica, caminhada, Pilates, entre outros.

 

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade