Desenvolvimento do Bebê – 22 Semanas de Gestação

Com 22 semanas de gestação o feto tem aproximadamente 5 meses. Nesta fase, o bebê já tem a audição bem desenvolvida, conseguindo ouvir a voz dos pais e de outras pessoas. Pode até começar a ficar mais calmo com a voz familiar da mãe, e até do pai.

Por esta altura, a mãe pode também começar a sentir o seu bebé a mexer-se mais frequentemente, iniciando uma atividade muito intensa de movimentos dentro do saco amniótico.

Conheça estas e outras características do desenvolvimento do bebê às 22 semanas, e ainda, as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 22 semanas de gestação

Quando atinge as 22 semanas, o feito tem aproximadamente 360 g de peso e 26,7 cm de comprimento. Por esta altura o seu rosto começa a estar definido, estando a boca e o nariz bem desenvolvidos e visíveis através de uma ultrassonografia.

Quanto à sua audição, o ouvido interno está praticamente desenvolvido, permitindo assim ao bebê ouvir com alguma nitidez. Além disso, e como o ouvido interno tem um importante papel no equilíbrio corporal, o bebê tem já alguma noção de equilíbrio.

Quanto ao desenvolvimento físico e motor, o bebê começa a ter músculos, ossos e cartilagem cada vez mais fortes, tendo ainda os braços e pernas suficientemente desenvolvidas para as movimentar com alguma facilidade.

Por esta razão, e por ainda ter bastante espaço no saco amniótico, as 22 semanas de gestação iniciam uma fase onde a mãe vai sentir o bebê a mexer-se muitas vezes.

Alguns dos movimentos que o bebê executa nesta fase mostram já alguma destreza, como chupar os dedos, brincar com as mãos, e até cruzar e descruzar as suas pernas.

É no entanto importante referir que o ritmo de desenvolvimento de cada feto pode ser um pouco diferente, e como tal, não deve considerar estas etapas de desenvolvimento fetal como iguais para todos os bebês.

Para que o desenvolvimento do seu bebê seja devidamente acompanhado, deve consultar regularmente um médico obstetra.
Alterações na gestante com 22 semanas de gravidez

Nesta fase da gestação, a grávida tem já mais de 5 kg acima do seu peso anterior à gravidez. Sendo o aumento de peso normal e desejado numa gravidez, a gestante tem de ter o cuidado para não engordar em excesso, de forma a não colocar em causa a sua saúde e a saúde do feto.

Assim, é essencial a grávida ter uma dieta saudável e equilibrada, e fazer exercício físico adequado para gestantes.

Às 22 semanas de gestação, ocorrem algumas alterações menos agradáveis, tais como infeções urinárias. As infeções urinárias são muito comuns nesta fase da gravidez, provocando vários sintomas na gestante, tal como dor ou sensação de ardor ao urinar.

Caso tenha estes sintomas, deve consultar o seu médico para ele indicar o tratamento mais adequado.

Outra das alterações sofridas pelas gestantes por esta altura são veias dilatadas na zona do ânus. Conhecidas por hemorroidas, estas veias dilatadas irão provocar bastante dor na hora de evacuar, ou até mesmo, ao sentar-se.

Para aliviar o desconforto provocado pelas hemorroidas, deve procurar aumentar o consumo de água e reforçar a sua alimentação com alimentos ricos em fibras, de maneira a deixar as fezes mais moles.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *