Desenvolvimento do Bebê com 26 Semanas de Gestação

Às 26 semanas de gestação, aproximadamente 6 meses de gravidez, o bebê continua em desenvolvimento acelerado.

Nesta fase, o bebê mexe-se muito, com chutos e pontapés fortes, que por vezes, podem até causar alguma dor.

Contudo, apesar de algum desconforto, é um sinal muito bem-vindo pelos pais, que assim se sentem mais tranquilos. Por esta altura, é até possível ver a barriga mexer com os movimentos do bebê, podendo ser feitos vídeos para mais tarde recordar.

Confira em baixo todas etapas esperadas no desenvolvimento de um feto com 26 semanas, e conheça ainda as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do bebê com 26 semanas de gestação

Ao atingir as 26 semanas de gestação, o feto tem já aproximadamente 660 g de peso e 34,6 cm de comprimento, medidos do calcanhar à cabeça. Por esta altura, as pálpebras dos olhos abrem-se.

No entanto, apesar desta abertura, o bebê ainda não consegue abrir os olhos, ou sequer piscar. Aos poucos, irá então começar a abrir parcialmente os seus olhos, sem no entanto conseguir visualizar muito bem o que o rodeia.

Os seus olhos são ainda claros, e assim permanecerão até nascer. Apenas depois do nascimento, e com o tempo, é que os olhos começarão a escurecer, até atingir a sua cor normal.

Às 26 semanas de gestação, o bebê começa a ter um cérebro maior, marcada pelo aparecimento de aberturas característica, que tornam a superfície anteriormente lisa numa área rugosa e cheia de sulcos. Nesta fase, o cérebro do bebê começa a ficar mais próximo do aspeto de um cérebro humano desenvolvido.

Geralmente, quando atinge as 26 semanas de gestação, os testículos dos bebês meninos descem completamente por esta altura. Contudo, é também comum haver bebês em que um dos seus testículos nasce ainda dentro da cavidade abdominal, descendo mais tarde naturalmente ou através de um procedimento médico.

Em dois terços dos casos, o testículo descerá sozinho no primeiro ano de idade. Caso isso não aconteça, então é feita uma cirurgia para corrigir a situação. Relativamente às bebês meninas, nesta fase é esperado que os seus óvulos estejam já todos formados dentro dos ovários.

Por fim, por esta altura o feto já tem uma fina camada de gordura de baixo da pele, deixando esta de ter aquele aspeto translúcido.

É importante referir que estas são as etapas esperadas às 26 semanas de gestação, não sendo necessariamente igual para todos os bebês. Dessa forma, se o seu feto ainda não atingiu algumas destas etapas, isso não é sinal de problemas e não tem que se sentir preocupada.

Contudo, é sempre importante o desenvolvimento do feito ser regularmente acompanhado pelo médico obstetra.

Alterações na gestante com 26 semanas de gravidez

Com o peso do bebê e da mãe a elevar-se de dia para dia, também aumenta o desconforto da grávida por ficar muito tempo em pé. É por isso normal nesta fase a gestante sentir muitas dores de costas.

Nalguns casos, o nervo ciático pode mesmo ser afetado, causando dores de costas intensas, urgência em se dobrar e curvar, sensação de dormência, dor e ardor numa das pernas ou nas nádegas.

Caso sinta estes sintomas, deve consultar o seu médico, pois pode necessitar de fisioterapia para aliviar o desconforto e a dor.

Os cuidados com a alimentação devem continuar, de modo a não ultrapassar o aumento de peso ideal, e a nutrir devidamente o seu corpo e o corpo do bebê. Se possível, continue a fazer pequenos exercícios físicos adequados, de modo a manter o seu corpo ativo.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:54 horas por: Filipe