Desenvolvimento do Bebê – 30 Semanas de Gestação

Com 30 semanas de gestação, a gravidez encontra-se com cerca de 7 meses. Nesta fase o sistema digestivo e os pulmões do bebê estão praticamente formados e o seu crescimento é mais lento.

Quanto à gestante, a sua barriga está cada vez maior, tendo por isso mais dificuldade em movimentar-se.

Conheça as várias características do desenvolvimento de um feto com 30 semanas de gestação, e confira ainda as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 30 semanas de gestação

Ao atingir as 30 semanas de gestação, o bebê tem já um peso aproximado de 1,4 kg e mede cerca de 36 cm. A partir desta altura, o crescimento do bebê vai começar a ficar com um ritmo mais lento, contudo, ele continuará a crescer a ganhar peso até ao dia do parto.

Nesta fase do seu desenvolvimento, a sua pele é lisa e rosada, tendo já bastante gordura corporal acumulada. Esta massa gorda já representa perto de 8% do seu peso, sendo fundamental para o bebê manter a sua temperatura corporal quando nascer.

Por essa razão, às 30 semanas de gestação, o bebê começa já a ter a aparência com que vai nascer, com as suas pernas e braços mais gordinhos. Nos meninos, os testículos estão já em fase de descida.

Às 30 semanas de gestação, o bebê tem já as unhas dos pés bem desenvolvidas. Quanto aos olhos, estes já estão envolvidos por sobrancelhas e cílios.

O feto já consegue distinguir o escuro do claro, podendo até acompanhar um foco de luz. Há especialistas que defendem que apontar uma lanterna perto da barriga e movimentá-la, estimula o desenvolvimento visual do feto.

Alterações na gestante com 30 semanas de gravidez

Ao chegar às 30 semanas de gestação, a grávida tem uma barriga já bastante grande, e com um peso bem acima do normal, que irá continuar a aumentar à velocidade de 500 g por semana até ao nascimento do bebê.

Como tal, é normal que a grávida se sinta bastante cansada e com dores de costas e dores musculares.

É recomendável que a grávida continue a ter uma alimentação equilibrada e saudável, beba muita água, e se possível, faça algum exercício físico adequado.

Nesta fase da gravidez é comum a gestante começar a ser mais sensível, com variações de humor frequentes.

Apesar de ser uma situação normal nesta altura da gravidez, nalguns casos há um sentimento de tristeza frequente, que pode indiciar o início de uma depressão.

Caso sinta que passa a maior parte do tempo com sentimentos negativos, então deve informar o seu médico obstetra, de modo a começar o tratamento adequado. Se nada for feito, o risco de depressão pós-parto é bastante grande.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Filipe