Desenvolvimento do Bebê – 34 Semanas de Gestação

Quando a mulher chega às 34 semanas de gestação, ou seja, aos 8 meses de gravidez, o bebê já está bastante desenvolvido e quase pronto para nascer.

Por vezes, alguns bebês querem nascer mais cedo e a partir da 34ª semana de gestação as probabilidades do bebê nascer sem qualquer tipo de problemas é bastante elevada.

Como é o bebê às 34 semanas de gestação

Às 34 semanas de gravidez o acompanhamento médico da mulher é feito com bastante frequência, por forma a assegurar que o bebê está totalmente desenvolvido e preparado para nascer.

Por esta altura, os pais já conhecem um pouco o seu bebê, principalmente devido às ecografias realizadas através de sistemas de ultrassom. Estes exames também permitem que o médico analise todo o desenvolvimento do bebê.

Por norma, os bebês com 34 semanas de gestação pesam cerca de 1,9 quilos e já medem 43,7 centímetros.

O seu sistema respiratório já está totalmente desenvolvido e se o bebê nascesse nesta fase já seria capaz de respirar por ele próprio, sem necessitar de qualquer auxílio de máquinas.

Já o sistema nervoso central e o sistema imunológico ainda estão em desenvolvimento e essa é a principal razão que leva os bebês que nascem antes dos 9 meses de gestação a ficarem na incubadora, durante alguns dias.

A cor dos olhos do bebê ainda não está totalmente definida. Na verdade, isso só vai acontecer algumas semanas depois do nascimento, após a exposição solar.

A audição do bebê já está bastante desenvolvida, sendo que ele já consegue identificar sons como a voz da mãe. Por esta razão, é importante falar com o bebê, para que quando ele nasça consiga identificar e acalmar-se quando ouve a voz dos pais.

Geralmente, os bebês com 34 semanas de gestação preferem todo o tipo de sons agudos.

Nesta fase de desenvolvimento, os bebês começam a acumular uma camada de gordura que tem como objetivo ajudá-los após o parto. Depois do nascimento, os bebês terão a tendência natural de baixar a temperatura do corpo e é essa gordura extra que vai ajudá-los a manter uma temperatura adequada.

O desenvolvimento dos meninos às 34 semanas de gravidez inclui o posicionamento correto dos seus testículos. Alguns bebês nascem com os testículos já no local certo, enquanto em outros, só por volta de 1 ano de idade é que tal acontece, sem que seja necessária qualquer tipo de intervenção médica.

Neste momento de gestação, as alterações que ocorrem no bebê simbolizam a sua preparação para o momento do parto.

O que acontece à mulher às 34 semanas de gestação

Quando a mulher chega às 34 semanas, é normal que sinta um maior peso na zona da barriga e que se canse com mais facilidade. Desta forma, é importante que faça alguns períodos de descanso durante o dia e que tenha a ajuda de alguém em casa para preparar devidamente a chegada do bebê.

No que diz respeito aos sintomas físicos, a mulher pode sentir dormência nas pernas quando anda. Esta sensação está relacionada com a preparação do seu corpo para o parto, nomeadamente o alargamento das ancas.

Os seios também aumentam bastante de volume. Por vezes, os seios podem até produzir algumas gotas de leite.

Para evitar o aparecimento de estrias é importante hidratar as zonas mais sensíveis com um óleo ou creme específico para o efeito.

A partir das 34 semanas de gravidez, a mulher também pode começar a sentir as chamadas contrações de treino. São pequenas contrações que têm como objetivo preparar o bebê e a mãe para o parto.

De uma forma geral, estas são as alterações mais notórias, que a mulher sente às 34 semanas de gravidez.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)