Desenvolvimento do Bebê – 38 Semanas de Gestação

Quando atingir as 38 semanas de gestação, a gravidez tem agora 9 meses e o parto pode ocorrer a qualquer momento.

O bebê está já totalmente desenvolvido, estando preparado para nascer.

Nesta fase é normal o corpo ter já contrações, que podem ser de treinamento ou de parto. Assim, nesta fase a grávida começa já a sentir a barriga dura e com cólicas intensas.

Enquanto as contrações forem muito espaçadas, elas ainda são de treinamento.

A partir do momento em que comecem a ser mais frequentes, então provavelmente serão as contrações de parto.

Conheça de seguida as várias características do desenvolvimento de um feto com 38 semanas, e confira ainda as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 38 semanas de gestação

Com 38 semanas, o feto está pronto a nascer. Tem já um peso aproximado de 3 kg, e mede cerca de 49 cm. Por esta altura, a aparência do feto é idêntico à de um bebê recém-nascido.

No entanto, nesta fase ainda tem o corpo revestido pelo vérnix caseoso, uma camada branca e gordurosa que se acumula na pele do feto.

Nesta fase do seu desenvolvimento, todos os órgãos e sistemas estão já completamente formados. Dessa forma, até nascer, o bebê simplesmente irá continuar a crescer, engordando ainda mais.

Enquanto a placenta funcionar corretamente, o bebê irá continuar a crescer e a acumular gordura sob a pele, até ao momento do nascimento.

O bebê acumula massa gorda em várias partes do corpo, e nesta altura, também as bochechas armazenam gordura, tornando o aspeto do bebê mais rechonchudo.

Às 38 semanas de gestação, o bebê está já de cabeça para baixo, encaixado nos ossos da bacia, preparado para nascer.

Além disso, como o bebê está cada maior, e o espaço no útero cada vez menor, os seus movimentos são agora mais limitados e com menor frequência.

Contudo, mesmo assim o bebê deve ainda mexer-se no mínimo 10 vezes por dia. Se tal não acontecer, então deve avisar imediatamente o seu médico obstetra.

Alterações na gestante com 38 semanas de gravidez

Nesta fase da gravidez, a gestante pode já sentir contrações, que podem ser de treinamento ou de parto, e a sua barriga deve já estar mais baixa, devido ao bebê estar agora encaixado nos ossos da bacia.

À medida que o tempo passa, as contrações começarão a ser mais próximas umas das outras, indiciando que o parto está mais perto. Nas contrações a barriga fica mais dura e a grávida sente uma cólica forte.

Quanto as contrações começarem a ser mais frequentes, com intervalos de 30 ou 40 minutos entre cada contração, então está na hora de avisar o seu médico obstetra e dirigir-se à maternidade. O momento do parto está cada vez mais próximo.

Se às 38 semanas ainda não sentiu contrações, isso não é razão para se preocupar, pois o parto pode ocorrer às 40 semanas, podendo mesmo nalguns casos estender-se até às 42.  No entanto, raramente os médicos deixam chegar até às 42 semanas, induzindo o parto.

Ao atingir as 38 semanas de gravidez, a gestante sofre essencialmente com o volume e o peso da barriga, que provocam cansaço e dores de costas e musculares.

Nesta fase é também normal a grávida sofrer de retenção de líquidos, provocando inchaços.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Filipe