Desenvolvimento do Bebê – 4 Semanas de Gestação

Quando o bebê atinge as 4 semanas de gestação, o primeiro mês está a completar-se. Nesta fase, apesar de ainda estar muito no início do seu desenvolvimento, o novo ser evolui a grande velocidade, começando a formar-se os primeiros órgãos.

De seguida pode conhecer o desenvolvimento do feto às 4 semanas de gestação, e ainda, as alterações sofridas pela grávida nesta fase.

Desenvolvimento do feto com 4 semanas de gestação

Após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, e respetiva formação do ovo, este começa a multiplicar-se em várias células, até formar a mórula.

Quando chega às 4 semanas de gestação, o futuro bebê está já na fase embrionária, começando a formar-se estruturas que darão origem aos vários órgãos e membros.

Assim, nesta altura inicia-se a formação do tubo neural, a partir do qual se irá desenvolver o cérebro, a medula espinhal, a espinha dorsal e os nervos, mas também o coração, o sistema circulatório e o sistema digestivo, aparecendo ainda saliências que irão resultar nos braços e pernas do bebê.

Nesta fase, o embrião tem menos de 2 mm, tendo um tamanho idêntico à de um grão de arroz.

Por esta altura, já funciona uma primeira versão da placenta e do cordão umbilical, recebendo assim da mãe as substâncias necessárias para o seu desenvolvimento, como oxigénio e nutrientes.

Às 4 semanas de gestação, as células do bebê são ainda essencialmente constituídas por proteínas. Contudo, e apesar de uma alimentação proteica ser importante, é igualmente fundamental que a alimentação da mãe seja rica em vitaminas, de modo a que a energia no bebê seja devidamente canalizada e por isso.

Alterações na grávida com 4 semanas de gravidez

Nesta fase da gravidez é ainda natural que muitas gestantes não saibam que estão grávidas. Contudo, é por esta altura que surgem várias alterações, que podem ser indicadores de uma gravidez.

Estas alterações incluem sensibilidade, irritabilidade, fadiga e seios mais tensos e doloridos. Todos estes sintomas são normais numa situação de tensão pré-menstrual, ocorrendo devido às alterações dos níveis hormonais.

Se sentir estes sintomas e a menstruação não ocorrer, então pode ser sinal de estar grávida. Neste caso deve fazer um teste de gravidez, de modo a confirmar ou despistar essa hipótese.

É fundamental saber o mais depressa possível, para que possa ter um estilo de vida e um acompanhamento médico adequado a uma gestação.

Quando a cuidados que a gestante deva ter nesta fase é basicamente uma alimentação equilibrada e saudável.

 

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:53 horas por: Filipe