Desenvolvimento do Bebê – 5 Semanas de Gestação - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Desenvolvimento do Bebê – 5 Semanas de Gestação

Atualizado em 08 agosto 2014

Quando o feto atinge um mês de gestação, com 5 semanas, o bebê é ainda uma coisa minúscula e pouco definida.

O embrião começa a ganhar uma elevação nas costas que mais tarde se transformará na sua cabeça, e que é nesta altura mais pequena de uma cabeça de alfinete.

O feto ainda está nos primórdios do seu desenvolvimento, tendo ainda um longo caminho pela frente até ao seu nascimento. De seguida poderá conhecer o desenvolvimento do feto com 5 semanas de gestação, e ainda, as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 5 semanas de gestação

Com 5 semanas de gestação, o feto é ainda um embrião, tendo um tamanho não maior que um grão de arroz. Existem já algumas formações, que irão dar origem aos vários órgãos vitais do bebê.

O coração, órgão essencial para a distribuição de sangue pelo organismo, começa a formar-se por esta altura, tendo ainda um tamanho de uma semente de papoila. Alguns vasos sanguíneos, microscópicos, começam a formar-se, e o sangue já circula entre a mãe e o bebê.

Nesta altura o saco amniótico está já formado, e o embrião já recebe oxigénio através da placenta.

Alterações na grávida com 5 semanas de gravidez

Nesta fase da gravidez, a gestante sente grandes alterações no seu organismo, começando a ter enjoos matinais e muita sonolência. Contudo, estas não são as únicas alterações sofridas pela grávida às 5 semanas de gestação.

As alterações na gestante com 5 semanas de gravidez incluem:

– Por esta altura, é normal a gestante ter enjoos matinais de forma frequente, podendo tornar-se bastante desagradável. Existem remédios específicos que podem ser tomados pelas grávidas, mediante prescrição médica, ou então, pode mascar alguns pedaços pequenos de gengibre logo que acorda para aliviar a sensação de enjoo.

– A gestante começa a sentir-se muito sonolenta e excessivamente cansada, o que torna essencial o descanso frequente para recuperar. Este cansaço é explicando pelo aumento do ritmo respiratório e cardíaco da grávida, de modo a enviar oxigénio para o bebê em formação.

O volume de sangue aumenta, de modo a encher os novos vasos sanguíneos do bebê e da placenta.

– Também o metabolismo da gestante aumenta, pois além do organismo trabalhar para se manter em funcionamento, tem agora também de trabalhar para formar um novo ser.

– Com o aumento do metabolismo, é normal que a grávida sinta mais fome. Contudo, nesta fase são necessários alguns cuidados de modo a não ter uma alimentação desregrada, que leve a um aumento excessivo de peso e ao possível aparecimento mais tarde da diabetes gestacional.

Deve assim ter uma alimentação nutritiva e equilibrada, onde sejam evitados alimentos ricos em gorduras e açúcares, mas também alimentos processados e bebidas alcoólicas. A alimentação da grávida deve ser cuidada e balanceada, pois tudo o que a mãe come irá acabar por chegar ao feto em desenvolvimento.

Dessa forma, prefira uma alimentação baseada em frutas, cereais integrais, peixe e carnes pouco gordas, legumes cozidos e lacticínios desnatados. Deve também beber muita água, de modo a manter-se hidratada.

– É por esta altura que a grávida começa a sentir repugnância a cheiros e a determinados alimentos, podendo ocorrer a qualquer altura, especialmente ao acordar. Juntamente com os chamados “desejos” por alimentos e sabores estranhos, estas alterações de sabor e de cheiro estão ligadas às alterações hormonais.

– Apesar de nesta fase ainda não se notar muito, o útero da grávida começa a expandir-se.

– Quanto às alterações emocionais sofridas pela grávida nesta fase da gestação, podem destacar-se o nervosismo, a ansiedade e a sensibilidade. Estas alterações explicam-se pelas alterações hormonais.

É por isso fundamental conversar com o seu parceiro a explicar estas alterações e o porquê de elas acontecerem, de modo a compreender e a ajudá-la a ultrapassar da melhor maneira esta fase da gravidez.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade