Desenvolvimento do Bebê com 3 Meses - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Desenvolvimento do Bebê com 3 Meses

Aos 3 meses de idade, o bebê está em pleno desenvolvimento. Já não passa a maior parte do seu tempo a dormir, começando a interagir mais com o mundo que o rodeia.

Apesar de ainda não ver muito bem, estando ainda a aprender a controlar os músculos dos seus olhos, o bebê está já familiarizado com o rosto da mãe. Nesta fase do seu desenvolvimento o bebê começa a sorrir para pessoas estranhas, especialmente quando falam ou sorriem para ele.

Conheça de seguida as características esperadas e habituais num bebê com 3 meses.

Desenvolvimento do bebê de 3 meses

Relativamente ao seu desenvolvimento motor, por volta do 3º mês, quando deitado de barriga para baixo, o bebê consegue levantar a sua cabeça para cima e mantê-la nessa posição algum tempo.

Pode já conseguir sentar-se com apoio, sustentando a cabeça. Nesta fase, o bebê começa a revelar uma melhor coordenação motora de pernas, braços e mãos. Se colocar o bebê com os pés no chão, enquanto o segura pelas mãos, ele já irá fazer força com as pernas para empurrar o chão. Nesta fase o bebê já consegue abrir os dedos e unir as mãos.

Quanto ao seu sono, um bebê com 3 meses começa a ficar com o seu horário de sono definido, podendo até já conseguir dormir a noite toda. Contudo, há também bebês que ainda vão acordar uma ou mais vezes durante a noite para mamar, durante alguns meses.

No que diz respeito ao seu desenvolvimento cognitivo, o bebê tem nesta fase criado um elo com a mãe, estando já familiarizado com o seu rosto e com a sua voz. A partir desta altura, já começa a distinguir as caras familiares e mostrar preferências. Aos 3 meses, o bebê pode também começar a tentar emitir alguns sons, especialmente quando estimulado com a voz da mãe.

Além destas características, um bebê com 3 meses é capaz de:

– quando está deitado de lado, girar o seu corpo;

– emitir sons como “hghh” ou “ahh”;

– ter um campo de visão 180º.

É importante relembrar que estas são as características esperadas, podendo o seu bebê atingir ou não este grau de desenvolvimento aos 3 meses. Cada bebê tem o seu próprio ritmo, e como tal, este deve ser respeitado. Consulte regularmente um pediatra de modo que o crescimento e o desenvolvimento do bebê sejam devidamente acompanhados.

Atualizado em 16 agosto 2014

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *