Desenvolvimento do Bebê com 7 Meses

Aos sete meses de idade, o bebê já começa a ter algumas habilidades físicas, mas o principal marco é mesmo o desenvolvimento da sua memória. Geralmente, no final do sétimo mês, a sua memória está em pleno funcionamento, começando por isso a ser mais curioso e a aprender cada vez mais com as experiências vividas e com o contexto que rodeia.

Conheça de seguida as características habituais do desenvolvimento de um bebê com 7 meses.

Desenvolvimento do bebê de 7 meses

Um bebê com 7 meses tem já um peso aproximado de 8 quilos. Os rapazes tendem a ser ligeiramente mais pesados nesta fase que as meninas. Quanto ao seu desenvolvimento físico, um bebê com 7 meses tem já algumas habilidades motoras, que começa a utilizar e a usar nas suas brincadeiras.

Por esta altura é habitual um bebê já saber gatinhar, começando a arrastar-se e a rebolar pelo chão, na tentativa de atingir um objeto fora do seu alcance. Outra das capacidades motoras adquiridas por esta altura é o de conseguir transferir objetos de uma mão para a outra com alguma facilidade.

Por esta altura, o bebê pode já ter dois dentes, neste caso, os dois dentes frontais inferiores. No entanto, como os primeiros dentes podem surgir entre os 6 e os 9 meses, ou até mesmo mais tarde, é bastante comum nesta altura não ter dente nenhum.

Quanto ao seu desenvolvimento cognitivo, como foi referido em cima, nesta fase o bebê está a ficar com a sua memória totalmente desenvolvida, começando também a começar a formar as primeiras sílabas.

“Pá-pá”, “dá-dá”, “má-má”, são algumas das sílabas formadas, que levarão ao pronunciamento das primeiras palavras mais tarde. Nesta fase, o bebê já emite sons agudos, começando a mostrar através de sons a sua irritação e as suas vontades.

Aos 7 meses o bebê ainda não socializa muito com outras crianças, tendo alguma dificuldade natural de interação. Contudo, gosta de observá-las, sentindo curiosidade. Nesta fase é também normal o bebê adotar um dos seus bonecos como companheiro, utilizando-o para morder, bater e segurar.

Apesar de estas serem as características esperadas num bebê com 7 meses, na verdade, cada criança tem um ritmo único, sendo muito importante respeitá-lo.

É assim normal algumas destas características serem atingidas mais tarde, ou até mesmo mais cedo, sem que isso seja preocupante. Leve o seu bebê regularmente ao pediatra, de modo que o seu crescimento e desenvolvimento sejam acompanhados devidamente.

Alimentação do bebê com 7 meses

Nesta fase da sua a vida, o bebê já come alimentos sólidos, e o seu sistema digestivo está a adaptar-se a novos alimentos, que são integrados gradualmente na sua alimentação.

Além da ingestão de leite, que nesta fase recomenda-se que seja de 700 ml por dia, há ainda um conjunto de cuidados alimentares que devem ser seguidos. Conheça de seguida alguns cuidados referentes à alimentação de um bebê com 7 meses:

– fruta fresca, esmagada ou cortada em pedaços muito pequenos;

– as sopas e as papinhas devem começar a conter peixe ou carne triturada;

– as refeições não devem ser batidas no liquidificador, mas sim, amassadas com um garfo, pois dessa forma estimulará o uso dos dentinhos, e terá uma maior concentração de fibras;

– após cada refeição, deve oferecer-se um pedaço de pão ou uma bolacha seca;

– o bebê pode começar a comer iogurte natural ou com aromas, apropriado para bebês (à exceção de iogurtes com aromas de frutos silvestres);

– no final de cada refeição principal, deve ser dado uma peça de fruta como sobremesa.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *