Diabetes - Cálcio e Vitamina D - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Diabetes – Cálcio e Vitamina D

O cálcio e a Vitamina D reduzem o risco de desenvolver diabetes:

Mulheres com aportes diários elevados de vitamina D e cálcio aparentam ter um menor risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo realizado em Boston.

O Dr. Anastassios Pittas, do Centro Medico Tufts-New England e seus colaboradores, investigaram dados de 83.779 mulheres envolvidas no Nurses’ Health Study (Pittas, A. et al, “A New Wound-Based Severity Score for Diabetic Foot Ulcers”, Diabetes Care, Vol 29, Issue 3, Mar 2006, 650-6) Estas mulheres não apresentavam historial de diabetes, patologias cardiovasculares ou cancro, quando foram incluídas no estudo.

O aporte de vitamina D e cálcio, proveniente da alimentação ou de suplementos foi avaliado cada 2 a 4 anos. Durante os 20 anos de follow-up, um total de 4.843 novos casos de diabetes foram reportados.

“Com base nas ultimas recomendações do Institute of Medicine, apenas 3 por cento das mulheres no nosso estudo coorte apresentavam um aporte adequado de vitamina D e 24 por cento quanto ao aporte de cálcio,” afirma o grupo de investigadores.

O aporte total de vitamina D não foi significativamente associado a diabetes tipo 2, mas houve uma diferença relativamente a suplementos de vitamina D.

A equipa verificou um risco inferior de desenvolver diabetes, na ordem dos 13 por cento, entre mulheres com o valor mais elevado de aporte de vitamina D proveniente de suplementos, relativamente as que apresentavam o valor mais reduzido.

Mulheres com o valor máximo de aporte de cálcio total apresentam um risco inferior de desenvolver diabetes, na ordem dos 21 por cento, relativamente às que apresentavam o valor mais reduzido.

Neste caso, a fonte de cálcio não provocava diferenças, pois o risco foi 18 por cento menor entre mulheres com o valor mais elevado, relativamente a mulheres com os valores mais baixos de aporte de suplementos contendo cálcio.

No geral, o risco mínimo de desenvolver diabetes foi observado em mulheres com os aportes mais elevados combinados de vitamina D e cálcio, comparados com aquelas qua apresentavam os valores mais baixos.

Os investigadore afirmam que estes resultados podem ter implicações importantes a nível da saúde pública, porque uma intervanção para aumentar o aporte de vitamina D e cálcio, pode ser implementada facilmente e sem grandes custos, para prevenção do aparecimento de diabetes tipo 2.

E com a vantagem de, ao mesmo tempo, estarmos a incrementar a massa óssea dessas mulheres.

Descubra os 15 Alimentos Ricos em Vitamina D

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Gostei do artigo, infelizmente ele carece de fontes seguras.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade