Diabetes Mellitus - Guia da Diabetes - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Diabetes Mellitus – Guia da Diabetes

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

A diabetes mellitus conhecida popularmente apenas como diabetes é uma doença que se manifesta quando há um aumento de açúcar no sangue. Além de afetar o nível de glicose no organismo, este distúrbio também causa consequências importantes sobre as gorduras e proteínas.

A razão desta alta de açúcar no sangue é o que difere os tipos de diabetes. Na diabetes tipo 1, as células do pâncreas foram destruídas e o organismo não consegue produzir o hormônio insulina, que é responsável pela entrada da glicose nas células. Não existe uma forma de reativar essas células do pâncreas, por isso, estes pacientes precisam injetar insulina no organismo para absorver esta glicose.

Já na diabetes tipo 2 o organismo apresenta uma resistência á insulina, pois as células não conseguem aproveitar toda a insulina secretada pelo pâncreas ou a sua produção é insuficiente. Este é o tipo mais comum da doença. Neste caso, os fatores hereditários e a obesidade possuem a maior influência. Os sintomas são mais calmos e a doença pode permanecer despercebida durante algum tempo.

Conheça quais são as etapas do ciclo da doença e quais são os problemas que causam no organismo.

1. O excesso de glicose em circulação acumula-se no sangue e o paciente diabético apresenta o quadro chamado de hiperglicemia.

2. O organismo tenta eliminar este excesso de açúcar pela urina, por isso o aumento da frequência das idas ao Wc. Desta forma, o organismo vai entrar em desidratação e o diabético sente uma sede exagerada.

3. Como não recebe glicose, o organismo entende que falta energia e ativa os mecanismos de emergência para corrigir esta necessidade. O fígado aumenta a produção de glicose e o tecido gorduroso queima as suas reservas. Com isso, o nível de açúcar no sangue aumenta ainda mais e a pessoa emagrece, sentindo fraqueza e cansaço.

4. Ao sentir fraqueza, a pessoa sente também mais fome e aumenta a ingestão de alimentos. Outro fator que contribui para o aumento de glicose no sangue. A queima do tecido adiposo resulta em alguns compostos chamados de cetonas que são liberados pela respiração e pela urina. Estes compostos são os responsáveis pelo cheiro levemente adocicado de pacientes diabéticos.

É importante estar atento aos sinais do organismo para diagnosticar a doença e encontrar o tratamento adequado. As pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar alguns sinais característicos como:

Idas frequentes ao Wc para urinar durante o dia e a noite e em grande quantidade
Muita sede
Obesidade
Fome exagerada
Perda de peso, apesar de sentir mais fome
Cansaço inexplicável
Visão embaçada
Infecções repentinas na pele e mucosas
Feridas com cicatrização demorada
Impotência sexual
Pressão arterial elevada
Dores nas pernas devido a problemas de circulação

Alguns casos podem não apresentar sintomas, o que ocorre com frequência na diabetes tipo 2. Os sinais podem ser bastante vagos, como formigueiro nas mãos e pés, por isso a importância de fazer o exame da diabetes em todas as pessoas acima de 40 anos de idade.

Guia da Diabetes Mellitus – Informações Úteis:

Diabetes – Alimentação SaudávelQuando nos falta o Açucar

Complicações da Diabetes

Mitos e Verdades sobre a Diabetes tipo 1 e Tipo 2

Diabetes Melito Tipo 1 – Tratamento, Sintomas, Causas e Diagnóstico Diferencial

Tudo Sobre Diabetes

Diabetes Mellitus tipo 2 e Profissionais de Saúde

Tratamento da Diabetes

Contagem de Hidratos de Carbono

Kefir e DiabetesDiabetes – Cálcio e Vitamina D

Diabetes Insipidus – Tratamento, Sintomas, Causas e Diagnostico

Bebidas alcoólicas e Diabetes tipo II

Abóbora e Diabetes

Diabéticos – Guia de planeamento de refeições

Origem da Diabetes Mellitus

Diabetes – Exames e Diagnóstico

Diabetes na Gravidez

Diabéticos – O que deve saber sobre a Insulina

Como dar uma injecção de Insulina

Dieta para a Diabetes Gestacional

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *