Diálise Peritoneal - Continua e Automática - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Diálise Peritoneal – Continua e Automática

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

DIÁLISE PERITONEAL
O objectivo da diálise peritoneal é exactamente o mesmo que o da hemodiálise: filtrar o sangue. A diferença está no facto de que, neste processo, o sangue não sai do corpo, sendo filtrado dentro do mesmo, utilizando uma membrana natural que actua como filtro, o peritoneu. Através de um cateter que se coloca no abdómen do paciente, com uma pequena cirurgia e anestesia local, introduzem-se 2 litros de um líquido de diálise, que fará a função do rim: depurar o sangue. O liquido ao absorver as substâncias de refugo vai ficando turvo, pelo que é necessário trocá-lo periodicamente por outro limpo, num processo denominado intercâmbio. Dependendo da forma como se realiza este intercâmbio há dois tipos de diálise peritoneal. Ambas são eficazes e levam-se a cabo em casa do paciente. O especialista ajudará o doente a decidir que opção é a mais adequada, que lhe condiciona menos a vida e lhe permite sentir-se mais cómodo.

DIÁLISE PERITONEAL CONTINUA
A diálise peritoneal contínua é quando o intercâmbio do líquido de diálise se realiza manualmente pelo próprio três ou quatro vezes ao dia. O paciente escolherá um quarto em que portas e janelas permaneçam fechadas e, levando ao extremo as medidas higiénicas – devido ao risco de infecção -, troca o líquido por outro limpo, seguindo sempre as instruções dos profissionais de saúde.

DIÁLISE PERITONEAL AUTOMÁTICA
A diálise peritoneal automática também é levada a cabo em casa, mas com a ajuda de uma máquina conhecida como recicladora. Esta está encarregue de realizar as trocas do líquido de diálise, de forma automática, durante a noite, enquanto o paciente dorme. Por vezes, esta técnica combina-se com uma ou duas trocas manuais durante o dia, porque a dose administrada pela máquina não é suficiente.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Diálise Peritonial foi uma ótima solucação para minha mãe . O ruim dela funcionava 20%. Estava inchando muito as pernas e finalmente o corpo inteiro. Já faz 2 anos que é dialisante e hoje não incha mais e esta se sentindo muito melho. Acho mesmo que abaixo de Deus, se não fosse esse método ela não teria resistido até hoje.
    Sou muito grata a equipe de enfermage e médica do CNH ( centro Nefrológico de Hipertenção de Santo André, que fizeram todo treinamento e que me dá suporte até hoje.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *