Diarreia e Vômito nas Crianças

Os problemas de Diarreia e Vômito nas Crianças são problemas relativamente frequentes, que no entanto poderão ter diversas causas, mais ou menos preocupantes.

Existem muitos motivos para estes problemas ocorrerem, sendo no entanto muitos deles fruto do facto de o organismo do bebé e o seu sistema digestivo ainda não estarem totalmente maturados, o que faz com que o organismo em geral fique mais fragilizado e tenda a reagir por meio de vómitos ou diarreias.

Em alguns casos, estes problemas poderão ser acompanhados de febre. Em qualquer dos casos, é muito importante termos cuidados com a hidratação, pois a diarreia e vómito causam geralmente alguma desidratação no corpo da criança.

O que fazer

Quando a criança apresentar algum dos problemas aqui referidos, é importante que a mesma seja levada a um pediatra ou médico especialista rapidamente, a menos que se saiba com certeza a causa que a está a levar ao problema.

Alguns tipos de sais de reidratação oral poderão ser interessantes nestes casos, bem como água de coco ou simplesmente água natural. Isto ajuda a manter o corpo da criança hidratada enquanto não é consultada por um pediatra, e será sempre algo benéfico e nunca prejudicial.

Em alguns casos, poderá ser necessário suspender algumas refeições do bebé até novas instruções por parte do pediatra, embora seja importante que tenhamos sempre em mente que o pediatra deverá ser consultado o mais rapidamente possível.

O que comer

Quando estamos perante a presença de diarreia ou vómitos, é importante que sejamos capazes de fazer algumas adaptações ao regime alimentar da nossa criança.

Nomeadamente, as refeições deverão ser menos volumosas do que aquilo que seria normalmente costume, e devemos preferir sempre alimentos que sejam cozidos, pois são de mais fácil digestão.

De uma forma mais concreta, os seguintes alimentos devem ser comidos em casos de diarreia ou vómitos:

  • Sopa de canja de galinha ou legumes;
  • Papas de arroz;
  • Peixe cozido;
  • Carnes brancas em geral;
  • Arroz cozido e cenoura cozida;
  • Frutas (sem casca ou cozidas).

No caso de crianças ainda muito pequenas que ainda estejam no período de amamentação, a amamentação deverá manter-se na mesma nestes casos, não sendo nada alterado a menos que surjam orientações do pediatra em contrário.

Em caso oposto, a seguinte lista de alimentos deve ser evitada em casos de diarreia ou vómitos:

  • Alimentos que formem muitos gases, como grão, feijão, ervilhas, favas, etc.;
  • Leite de vaca e seus derivados;
  • Verduras (folhosas);
  • Salgados;
  • Fritos;
  • Carnes vermelhas;
  • Frutas com casca.

Enquanto não forem sentidas melhorias no problema, ou seja, enquanto os vómitos e a diarreia persistirem, devem ser mantidas estas orientações alimentares.

Causas da diarreia e vómitos nas crianças

Conforme já foi dito, podem haver vários motivos para a ocorrência de episódios de diarreia e vómitos nas crianças.

O facto de a criança comer muito ou muito rápido, inspirar ar durante a amamentação, infecções bacterianas ou por vírus, são algumas dessas causas.

Para além destas, e como acontece nos adultos, intoxicações alimentares e a ingestão de alimentos estragados ou a toma indevida de medicação poderão também ser causas que podem precipitar episódios mais ou menos graves de diarreia e vómitos.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *