Dicas de Maquiagem para o dia e para a noite, para peles morenas e claras

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 24 de setembro de 2014

A maquiagem é um dos elementos básicos na composição de um look feminino. Além de ajudar a completar e a valorizar o conjunto, a maquiagem tem também a função de disfarçar e corrigir imperfeições e irregularidades, tornando a pele do rosto mais uniforme, lisa e bonita.

Contudo, para maquiar-se de forma correta e perfeita, é importante conhecer o seu tipo de pele, de modo a utilizar os produtos adequados, e ainda, várias dicas para ter uma maquiagem perfeita.

Confira de seguida as nossas dicas de maquiagem para o dia e para a noite, para peles morenas e claras, e ainda, um passo a passo sobre como se maquiar em casa.

Itens básicos de maquiagem

Para poder fazer a sua maquiagem em casa, irá necessitar de alguns itens básicos, essenciais para um make completo e perfeito. Confira de seguida os itens que deve ter em casa para se maquiar:

– base, pó e corretivo;

– blush e sombras;

– delineador;

– rímel;

– escovinha, pinça e lápis para as sobrancelhas;

– batom e gloss;

– pincéis para sombras e blush.

No que diz respeito a marcas, existem várias de referência, que disponibilizam produtos com a qualidade exigida para uma maquiagem perfeita. Estas incluem a Mac, Mary Kay, O Boticário ou a Dior, por exemplo, que podem ser compradas em lojas físicas e online, mas também, através de revistas.

Dicas de maquiagem para o dia

A maquiagem para o dia deve ser mais discreta e apropriada para quem vai trabalhar ou simplesmente às compras ou passear. Dessa forma, a maquiagem deve basear-se em tons mais claros, tendo o objetivo de ajudar a disfarçar imperfeições ou a pele cansada, e claro, a valorizar a aparência feminina. Sendo uma maquiagem para o dia, deve ter obrigatoriamente fator de proteção solar, de modo a proteger a pele dos efeitos negativos da exposição ao Sol.

Maquiagem de dia para peles claras

A maquiagem de dia para mulheres com pele clara deve apostar em tons pastéis ou rosados, evitando tons mais escuros, como o marron. Quanto à sombra, prefira tons mais discretos, já que os mais coloridos não combinam bem com as peles claras.

Maquiagem de dia para peles morenas

Quando à maquiagem de dia para mulheres com peles mais morenas, esta deve evitar tons laranjas ou vermelhos, apostando sim em tons mais escuros, que realcem o rosto, sem criar contrastes. Assim, sombras como o bronze ou o chocolate serão perfeitas para este tom de pele. Já nos lábios, o vermelho ficará perfeito.

Dicas de maquiagem para a noite

A maquiagem de noite é geralmente mais trabalhada, com tons mais fortes e brilhantes, adequados para dar um ar mais charmoso e apelativo. No entanto, não basta usar tons fortes para ficar com uma maquiagem perfeita. Assim, deve apostar em cores mais vibrantes para os olhos ou para os lábios, não realçando ambos ao mesmo tempo. Assim, se apostar em realçar os seus olhos, prefira um batom mais discreto para os lábios, e vice-versa.

Maquiagem de noite para peles claras

Para maquiar a sua pele clara para a noite, aposte num batom vermelho quente para os seus lábios, e em sombras com tons marrons. À noite não existe tanta luz, e como tal, pode apostar em tons que durante o dia não seriam os ideais para si.

Maquiagem de noite para peles morenas

Quanto à maquiagem de noite para mulheres com peles morenas, a regra é seguir as mesmas dicas que a maquiagem de dia para este tipo de tom de pele.

Maquiagem passo a passo

Confira de seguida um tutorial sobre como se maquiar em casa e conseguir um resultado lindo e perfeito.

Passo 1 – Comece por lavar e tonificar a pele, finalizando com a sua hidratação. Este primeiro passo ajuda a proteger a pele, ao mesmo tempo que prolonga o tempo de duração da maquiagem.

Passo 2 – Com as pontas do dedo, espalhe o primer, produto que ajuda a uniformizar a pele e a fixar os restantes produtos de maquiagem.

Passo 3 – Aplique a base para cobrir e esconder as imperfeições e irregularidades da pele, como pintas, rugas e manchas. A base pode ser cremosa ou líquida. Espalhe de maneira uniforme, podendo usar um pincel, uma escova, ou os seus dedos.

Passo 4 – Passe o corretivo para olheiras e manchas na pálpebra superior e na zona abaixo dos olhos. Deve ter o cuidado de não usar este produto em excesso, para não criar uma aparência artificial. Se colocar este produto antes da base, deve colocar uma quantidade maior.

Passo 5 – Aplique a sombra escolhida nas pálpebras com um pincel adequado.

Passo 6 – Com um pincel chanfrado, aplique uma sombra escura na zona da raiz dos cílios, ou então, use um delineador nessa região. Depois, deve passar um lápis de olhos na linha d’água, finalizando a maquiagem dos olhos.

Passo 7 – Aplique o pó compacto translúcido na pele do rosto, dando um acabamento mais perfeito e ajudando a fixar a restante maquiagem.

Passo 8 – Passe o blush, em pó ou em creme, nas maçãs do rosto, espalhando com a ajuda de um pincel ou dos seus próprios dedos.

Passo 9 – Para finalizar, pinte os lábios com o batom, dando assim o toque final à maquiagem do seu rosto.

Se sujar ou estragar a maquiagem numa dada região do rosto, pode aplicar uma pequena quantidade de base num cotonete e passar na zona borrada. Quando quiser retirar a maquiagem, deve usar sempre um removedor de maquiagem de qualidade, de modo a tirar por completo todos os resíduos da maquiagem, para que a pele fique perfeitamente limpa.

Dicas de maquiagem para vários tipos de pele

Além das peles normais, claras e morenas, existem outras, com características específicas, que requerem outro tipo de cuidados na sua maquiagem.

Se a sua pele tem alguns problemas, mas você não sabe que tipo de pele é que tem, deve então consultar um médico dermatologista. Este irá identificar o seu tipo de pele e recomendar os produtos mais adequados. Confira de seguida algumas dicas de maquiagem para vários tipos de pele.

Pele desidratada: aposte num hidratante adequado, juntamente com uma base hidratante.

Pele cansada: aposte uma base com efeito lifting, que ajudará a devolver a luminosidade ao seu rosto.

Pele envelhecida: para peles mais maduras, use uma base hidratante com propriedades antioxidantes.

Pele sensível: deve optar por cosméticos anti alérgicos, sem perfume e com fator proteção solar, evitando aqueles que potencialmente possam irritar a pele.