Dicas e Soluções para Combater a Queda de Cabelo

9 Dicas e Soluções para Combater a Queda de Cabelo: A queda de cabelo é um fenómeno que pode ser potenciado por um diversificado número de factores. Apesar da genética ser o mais comum de todos eles, muitos outros podem exercer um papel fundamental na perda de cabelo.

Dependendo da causa associada à queda de cabelo, algumas medidas poderão ser adoptadas para amenizá-la, podendo assim, não só retardar a queda de cabelo, como também travá-la totalmente. Mesmo quando a queda é genética, o que a torna irreversível, existem diversas formas de diminuir expressivamente a intensidade da perda dos fios de cabelo, contribuindo assim para preservar o cabelo durante o maior tempo possível. Para tal, apenas precisará de seguir à risca todas as 9 dicas que de seguida serão dadas, na medida em que é através delas que conseguirá eficazmente combater este problema tão persistente.

Ler: Queda de Cabelo e Genética

Investigue o seu histórico familiar

Investigar o histórico familiar é uma das formas mais eficazes de determinar a principal razão da sua queda de cabelo. Ao conhecer a razão, conhecerá também os melhores métodos de tratamento para a mesma, evitando assim perder tempo com aqueles que, por não serem direccionados ao seu problema em particular, se poderão revelar ineficazes. E é importante ter em conta que, não só os Homens, como também as Mulheres poderão herdar os genes responsáveis pela calvície.

Relaxe

Fazer os possíveis para manter a calma e evitar o stress constitui uma forma extremamente eficaz de prevenir o agravamento da queda. Sendo que já há muito se sabe que o stress possui uma forte correlação com a queda de cabelo, evitá-lo será essencial para impedir o aceleramento da queda. A prática regular de desporto e algumas sessões ocasionais de massagem são apenas algumas das medidas que poderá adoptar para combater o stress, e assim diminuir as probabilidades de vir a experienciar problemas de queda de cabelo.

Evite as extensões capilares

O uso prolongado de extensões capilares também poderá exercer um efeito extremamente prejudicial no seu cabelo, podendo até contribuir para a sua queda. Se tiver mesmo de utilizá-las, pelo menos evite uma utilização muito prolongada das mesmas. Diversas são as celebridades que sofrem hoje de queda de cabelo devido à utilização abusiva de extensões, por isso é importante não cometer o erro de utilizá-las com demasiada regularidade.

Cuide bem da raiz dos seus cabelos

Evite a aplicação de cosméticos directamente na raiz, como é o caso de cremes, condicionadores e gel. Estes produtos podem danificar a raiz do seu cabelo, contribuindo assim para um aumento significativo da intensidade da queda. Se possível, evite-os na totalidade, pois estará a evitar um elevado número de problemas capilares. E se tiver de utilizá-los, faça os possíveis para que não seja com demasiada frequência.

Lave o cabelo com regularidade

Através de uma boa lavagem regular estará a remover toda a sujeira e suor que poderá contribuir para a criação de sebo, que em muito poderá contribuir para a queda do seu cabelo. O aconselhado é que lave o cabelo, pelo menos, de 2 em 2 dias. No entanto, também se aconselha que dê às suas raízes um período de 24 horas para poderem secar totalmente.

Siga uma boa dieta

A saúde dos seus cabelos está altamente dependente da adopção de uma dieta verdadeiramente equilibrada e totalmente livre de excessos. Sem uma boa alimentação, é bem possível que o processo de queda de cabelo se torne ainda mais rápido. Evite o consumo de alimentos ricos em elevados níveis de gorduras e açucares, e nunca se esqueça de incluir na sua dieta alimentos como o ovo e o peixe, que tão responsáveis poderão ser por uma boa saúde capilar. Frutas e verduras também não deverão, como é óbvio, ser colocadas de lado.

Cuidado com os secadores

Evite a utilização abusiva de secadores, na medida em que tal também poderá danificar o seu cabelo nos mais diversos níveis. Isto é particularmente importante se já estiver a sofrer de queda de cabelo, e por isso não quiser agravá-la. Para secar o cabelo, use apenas uma toalha, e sempre com muita gentileza. Assim, muito estará a fazer pela sua saúde capilar.

Submeta-se a um transplante capilar

Se a queda de cabelo já atingiu um ponto irreversível, então a melhor opção talvez passe por um transplante ou Implante Capilar. Actualmente, é a única forma verdadeiramente eficaz de voltar a preencher todo o seu couro cabeludo com fios de cabelo. Isto é particularmente importante em casos de calvície genética, que é a mais irreversível de todos os tipos de queda de cabelo.

Leia Também

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)