Dicas para eliminar as olheiras

Conheça algumas dicas para eliminar as olheiras. Desde os tratamentos a laser, drenagem linfática, cosméticos, cremes, peelings, corretivos e algumas remédios caseiros.

olheiras

Um dos problemas de pele habituais, tanto em homens como em mulheres, são as olheiras. Aquelas manchas escuras à volta dos olhos, ocorrem sobretudo quando a pele nessa zona se torna mais frágil e fina, vendo-se por isso muito mais facilmente os vasos sanguíneos superficiais.

Estes, além de serem mais visíveis, dilatam, havendo uma passagem de glóbulos vermelhos para os tecidos envolventes. Assim, estas células sanguíneas passam para a derme, camada da pele, onde irão originar uma pigmentação férrea. Por esse motivo, as olheiras têm um aspeto arroxeado. Pode ainda ocorrer uma acumulação da melanina nessa área, alterando a cor da pele.

Causas das olheiras

As olheiras podem aparecer devido a várias razões. Aquela que é mais relacionada com este problema são as noites mal dormidas, mas na realidade, esta é apenas um entre várias causas para as olheiras. Então, além de pouco tempo de sono, temos ainda razões hereditárias, de idade, exposição ao Sol, pele muito branca e fina, stress constante, poucos cuidados de higiene e tratamento nessa zona da pele, dietas radicais, cansaço e ainda, estados de doença.

Existem várias formas de lidar com este problema. Além de vários tratamentos possíveis, há ainda um conjunto de dicas e truques que pode utilizar para minorar as olheiras. De seguida, iremos apresentar os vários tratamentos existentes, bem como uma lista de dicas e receitas caseiras para resolver este problema.

Tratamentos para as olheiras

– Laser

Este método é muito eficaz, sendo inclusive recomendado por muitos dermatologistas. Através da aplicação de laser de luz pulsada na área afetada, diminui-se os vasos sanguíneos, clareando-se a pele. Além disso, tem ainda a vantagem de estimular a produção de colagéneo, tornando a pele nesse local mais firme e elástica.

– Drenagem linfática

Este processo consiste numa drenagem de líquidos, com resultados positivos para a resolução da origem das olheiras.

– Cosméticos

Existem na cosmética um conjunto de produtos próprios para lidar com as olheiras. Através de vários princípios ativos, como as bioflavonoides, vitamina C, vitamina K-1 e retinol, consegue-se diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos, e dessa forma, diminuir a migração dos glóbulos vermelhos para a derme.

– Peeling

Este tratamento é apenas aconselhado com acompanhamento médico, pois trata-se de uma região da pele muito sensível. Assim, através de uma esfoliação suave com clareamento, pode-se resolver o problema das olheiras.

Tente também a carboxiterapia.

Dicas

– Se usar base de forma adequada, conseguirá muito facilmente disfarçar qualquer olheira;
– Deverá usar um corretivo de tom idêntico à sua pele;
– Durma no mínimo 7 horas por dia;
– Hidrate convenientemente a zona em redor dos olhos, de manhã e principalmente antes de dormir;
– Evite expor essa zona da pele ao Sol, de maneira a reduzir a produção de melanina;
– Tenha um estilo de vida saudável. Uma alimentação equilibrada e exercício físico frequente são fundamentais para uma pele saudável e bonita.

Receitas caseiras

Receita nº1

Coloque compressas geladas de chá de camomila nas áreas afetadas, pois além das substâncias existentes nesta planta terem efeitos calmantes, o frio irá diminuir a dilatação dos vasos.

Receita nº2

Com a ajuda de um ralador de queijo, rale uma batata formando uma pasta. Encharque dois pedaços de algodão com a pasta da batata e coloque durante 10 minutos sobre os olhos. No final, lave bem essa zona.

Receita nº3

Ferva em 250 ml de água, durante 10 minutos, algumas flores de limeira. No fim, deixe arrefecer, coando de seguida. Ensope dois pedaços de algodão com o líquido, que colocará em cima dos olhos.

Receita nº4

Ferva meio litro de água, colocando de seguida 100g de chá verde. Tape durante 5 minutos, e depois, após esfriar, guarde no frigorífico. Mais tarde, ensope dois pedaços de algodão e coloque sobre os olhos.

Produtos recomendados para as olheiras

De seguida, apresentamos alguns produtos aconselhados para a correção ou tratamento das olheiras.

Corretivos

O Boticário. Este produto tem a finalidade de disfarçar as manchas e as olheiras. Fácil de aplicar, devido à sua textura, irá camuflar as zonas da pele com tons diferentes, uniformizando a cor da pele do rosto.

Revlon. Este é um corretivo específico para a zona dos olhos, e que tem como função combater as olheiras e camuflar as manchas.

Avon. Este produto, além de disfarçar as imperfeições e as olheiras, tem ainda uma capacidade hidratante.

Cremes

Clarins. Este gel com propriedades calmantes, tem também na sua constituição extratos de plantas que ajudam a reduzir as olheiras. Além de acalmar a área afetada, consegue ainda tonificar as pálpebras, reduzindo por isso o aspeto de papos debaixo dos olhos.

Nívea. Este creme tem como finalidade revigorar a pele à volta dos olhos, refrescando-a e hidratando-a, para que dessa maneira se possam reduzir as olheiras.

Vichy. Este produto aposta na vitamina C para tratar a pele sensível e fina em redor dos olhos, além de ajudar a clarear a zona.

Continuação » 22 Tratamentos Caseiros para Eliminar Olheiras

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:30 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)