Dicas para manter o coração saudável e em forma

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 13 de agosto de 2012

O coração é um dos principais órgãos que constituem o corpo humano. Este órgão possui funções vitais extremamente importantes, sendo o órgão que é responsável pela distribuição do sangue por todo o corpo. Para além disso, é através do coração e da sua força propulsora que se faz a oxigenação dos mais diversos órgãos do corpo.

Sendo este órgão tão vital e importante, é fundamental que o mesmo seja cuidado e que não seja posto em risco. Provavelmente o coração é o órgão do corpo humano que trabalha mais intensivamente e durante mais tempo, pelo que o seu desgaste em relação aos outros órgãos poderá também ser maior.

Ao coração estão associadas variadas doenças, algumas delas causas por fatores de risco (tabagismo, álcool, etc.) e outras que poderão aparecer de forma mais ou menos natural.

Dicas para manter o coração saudável e em forma

Felizmente existem dicas que podem ser utilizadas para manter o coração saudável e em forma. As sementes de abóbora, faladas neste artigo, possuem quantidades de zinco consideráveis. Esta substância é extremamente saudável para o coração.

Por outro lado, as sementes de abóbora também fornecem alguma energia adicional, pois possuem ferro na sua composição para além do já referido zinco. Para além deste efeito sobre o coração, as sementes de Abóbora são também descritas como sendo capazes de combater a fadiga do dia-a-dia, melhorar as capacidades de memória do ser humano, preservar a pele, beneficiar o sistema nervoso, e tratar de potenciais problemas intestinais.

Relativamente ao seu consumo, as sementes de abóbora deverão ser batidas num liquidificador ou num utensílio que permita moer. Depois, basta misturar com alguns alimentos a farinha fina que é gerada depois do processo de liquidificação. Há quem utilize, por exemplo, esta farinha para cozinhar receitas que envolvam Feijão, o que irá trazer ainda mais uma fonte de energia extra.