Dieta Atkins – Programa Atkins

Em que consiste a estratégia nutricional da Dieta Atkins (Atkins Nutricional Approach)?

O método nutricional Atkins consiste num eficaz plano a longo prazo para perda e gestão de peso que funciona como nenhuma outra dieta até agora vista ou experimentada. A dieta Atkins é uma forma totalmente diferente de olhar para a comida pois demonstra-lhe que comendo os alimentos correctos pode realmente mudar a forma como o seu corpo funciona, alterando-o de um armazém de gorduras para uma máquina de queimar calorias. Através de alguma actividade essencial e até divertida, você está no caminho certo para os resultados que sempre desejou.

Você perderá peso, manterá o peso ideal, sentir-se-á melhor consigo próprio – com mais vitalidade, confiança e controlo sob si mesmo. E isso é muito SEXY.

O que faz da dieta atkins tão maravilhosa?

É eficaz – A Atkins é eficaz porque consiste num plano que funciona. Ao ensinar-lhe como comendo os alimentos correctos, estes transformam o seu corpo numa fantástica máquina de queimar gorduras. É isto que faz com que a dieta Atkins seja realmente única. Você come os alimentos que o seu corpo está preparado para consumir, e começa a queimar gorduras nesse momento, conseguindo atingir o sucesso a longo prazo.

É fácil – O programa é feito a pensar em si, baseado nos seus objectivos e em como pode atingi-los facilmente. O plano de alimentação individual está dividido em 4 fases. Você pode começar o seu programa em qualquer uma das 3 primeiras fases – nós ajudamos-lhe a perceber onde deve começar e apoiamos-lhe durante todo o processo.

É saudável – A Atkins consiste em comer comida saborosa e saudável o que faz com que seja muito melhor que as dietas da moda que vamos conhecendo. Nesta dieta come-se uma variedade de alimentos saudáveis tais como proteínas sem gordura, vegetais, frutos secos, frutas, cereais integrais que se complementam com as barritas e os batidos deliciosos da Atkins que pode usar em qualquer fase da dieta.

– As comidas que vai comer são algumas das melhores à face da Terra.
– Veja como as deliciosas barritas e os saborosos batidos Atkins o ajudam a continuar.

É flexível – A Atkins ensina-lhe como comer os alimentos correctos de forma a que mantenha o seu corpo a queimar gordura, não importando se tem falta de tempo para pensar no que vai comer. Você pode continuar com o seu programa no trabalho, em casa, nas férias, quando for comer fora, onde quer que esteja. E porquê? Porque você está a escolher os alimentos correctos, não está a comer uma refeição de dieta pré-feita ou muito complicada de se elaborar. A dieta Atkins é fácil, menos cara, flexível e muito agradável.

Toda a estrutura da nossa dieta está baseada em estudos científicos e em casos de sucesso – mais de 50 estudos suportam a ciência existente por detrás da Atkins. Neste site mostramos todo o tipo de investigação que foi feita e, relato a relato, a descrição das pessoas que já gozaram da experiência Atkins.

A Dieta Atkins Emagrece?
A Dieta Atkins serve para mim?Dieta Atkins – Como Funciona?Dieta Atkins – 4 Fases para um Equilibrio perfeiro

Indução

Faça o seu metabolismo reagir e comece a perder peso já. Você pode ver resultados logo.
Fase 1 da Dieta atkins

Perda de Peso Continuada

Experimente o poder do método “ Atkins Nutriocional Approach” enquanto vai acrescentando mais alimentos à sua dieta e continuando a perder peso.
Fase 2 Perda de peso continuada

Pré-Manutencão

Comece a preparar-se para o resto da sua vida. É aqui que encontra o equilíbrio perfeito dos alimentos que o ajudarão a manter o seu peso ideal.
Fase 3 Pré Manutenção

Manutenção para a vida

Aqui está, comendo alguns dos melhores alimentos do mundo, muito confiante a partir de agora.
Fase 4 Manutenção para a vida

Outras Sugestões:

Dieta Atkins – Dicas Para o Sucesso
 

Perguntas e Respostas

Quatro fases para uma Saúde de Ferro

Como posso saber quando devo passar de uma fase Atkins para a seguinte?
Como muito do que depende o nosso programa, tudo depende dos seus objectivos. Se quer perder somente alguns quilos, poderá passar rapidamente de uma fase para outra ou mesmo começar por uma fase mais avançada, atingindo rapidamente o seu objectivo e passar para a Fase 4: Manutenção para a Vida.

Por outro lado, se tem de perder muito peso deverá ficar em uma dada fase por mais tempo. Ou ir pouco a pouco, mais lentamente e aproveitar ao máximo a variedade que lhe oferecemos com a nossa dieta. Vejamos mais alguns exemplos.

1. Tem de perder 10 quilos. Aqui tens algumas opções.

A. Para começar em forte com o seu processo de perda de peso (como queremos todos!), começa pela Fase 1: Indução e fica aqui pelo menos por duas semanas. Poderá perder entre três e cinco quilos, de acordo com a idade, género, nível de actividade e metabolismo. Depois, quando esteja já próximo do seu objectivo, poderá esquecer a fase seguinte, Fase 2: Perda de Peso Continuada e passar directamente à Fase 3: Pré Manutenção. Neste momento vai aumentar em 10 gramas de Hidratos de Carbono líquidos por semana. Assim poderá descobrir o seu ponto de equilíbrio de Hidratos de Carbono Atkins (HCA). Uma vez mais, os resultados dependerão da sua idade, género, nível de actividade e metabolismo.

B. Ou pode começar directamente com a Fase PPC com um nível de consumo de 25 gramas de Hidratos de Carbono líquidos por dia na primeira semana. Nas semanas seguintes adicionará 5 gramas por dia. No caso de optar por isto, poderá perder dois quilos em quatro ou cinco semanas. Depois, passa para a Fase de Pré-Manutenção e descubra o seu HCA enquanto continua a perder peso. Por fim entra na Fase Manutenção para a Vida.

2. Muito bem, tem 20 quilos a perder.

A. Poderá começar com a Fase Indução e ficar nela até que perca uns dez ou doze quilos. Depois passa para a Fase PPC por um período de quatro ou a seis semanas, onde perderá pelo menos 5 quilos adicionais. Por fim, passa para a Fase de Pré-Manutenção e descubra o seu HCA continuando a perder peso. Finalmente entra na Fase de Manutenção para a Vida.

B. Se perdeu 15 quilos com a Fase de Indução, poderá passar directamente para a Fase de Pré-Manutenção, adicionando Hidratos de Carbono ricos em nutrientes num valor de 10 Hidratos de Carbono líquidos, até que perca os quilos que lhe faltam.

Na verdade, a chave para mudar de Fase dependerá de si. Pense nestes três pontos:

– Quanto peso quer perder?
– Quanto tempo quer demorar para chegar ao peso ideal?
– Quer alterar a velocidade por mais variedade na sua dieta?

Agora que já tem as ideias claras, comece.

Por quanto tempo posso ficar na Fase de Indução?
Sempre que consuma mais de 20 gramas de hidratos de carbono líquidos por dia, o seu corpo continuará a queimar a sua própria gordura. De acordo com o peso que tem que perder, poderá continuar com a fase de Indução com toda a segurança, se reunir estas três condições:

– Os valores de lípidos, pressão arterial e níveis de açúcar continuam a melhorar em si ou pelo menos mantêm-se estáveis. (deverá visitar o seu médico para controlá-lo).
– Sente-se bem, com um elevado nível de energia, padrões normais de sono e não nota alterações de humor.
– Não se encontra cansado e farto. Ficar aborrecido com qualquer dieta poderá levá-lo a fazer batota e no final os seus esforços não serão compensados.

De todos os modos, é muito importante que compreenda bem o método “Atkins Nutritional Approach”. O objectivo do programa é que passe da fase de Indução, passando pela Fase de Perda de Peso Continuada e a Fase de Pré-Manutenção, acabando na Fase de Manutenção para a Vida, que deverá ser a sua nova forma comer. Seguindo estes passos, poderá e deverá encontrar o seu Nível Critico de Consumo de Hidratos de Carbono para perder peso (Critical Carbohydrate Level for Losing – CCLL), também conhecido como o seu limite de Hidratos de Carbono para perder peso. E assim também conhecerá o seu ponto de equilíbrio de Hidratos de Carbono (HCA), também conhecido como o seu limite de Hidratos de Carbono para a Manutenção. Passando por todas as fases, mais facilmente terá o peso ideal para si, o peso que está melhor para a sua saúde, com o qual se sentirá melhor e onde os factores de risco para doenças crónicas como as doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes baixarão.

Ainda assim, se tem muito peso a perder, pode ficar mais tempo que o normal na Fase de Indução, por exemplo, seis meses ou mesmo mais. No momento que passa para a Fase de Perda de Peso Continuada, o seu ritmo de perda de peso baixa. Por outro lado, se o seu objectivo de perda de peso é modesto, como por exemplo, cinco quilos e se os perde facilmente é importante que passe para fases mais liberais, de forma a que tenha bem estabelecidos os seus hábitos de alimentação. Assim terá mais facilidade num estilo de vida saudável e não corre o risco de passar por alterações de peso tipo yo-yo no final da dieta.

É perigoso perder peso rapidamente?
Quando começa a fase de indução da dieta Atkins, poderá ter uma descida de peso muito rápida pela primeira vez na sua vida. Não se preocupe. A causa desta perda de peso tão grande também se deve a perda de muita água nos primeiros 3 a 4 dias. Isto deve-se ao facto que quando se comem menos hidratos de carbono, dão-se menos subidas nos níveis de açúcar e logo menos produção de insulina. A insulina faz com que o corpo retenha o sódio, que como se sabe, retém a água. Assim, quando a produção de insulina é baixa, este ciclo actua mais devagar e o seu feito é como de um diurético. Depois de quatro dias aproximadamente, começará a perder gordura. Homens jovens e pessoas com muito peso terão mais facilidade em perder peso rapidamente no início da dieta Atkins.

Perder peso muito rapidamente será um problema se:

1). Se está a comer pouco, o que pode levá-lo a que tenha uma perda de massa muscular. Para que perca só a gordura do corpo, assegure-se que come de forma regular e que ingere as calorias que o seu corpo necessita. Se não tem fome a todas refeições, coma pequenos snacks e com os seus suplementos e beba 2 litros de agua por dia.

2). Sente-se fraco, cansado, tonto ou fatigado.
Perder peso muito depressa, em especial no início do programa poderá ter um efeito diurético extremo. Este facto pode descer demasiado os níveis de água e alguns electrólitos que contêm sódio, potássio, cálcio e magnésio. Os sinais de falta de electrólitos são o entorpecimento dos músculos e peso nas pernas. Provavelmente terá que adicionar mais vegetais às suas refeições para parar um pouco a perda de peso e adicionar à sua dieta suplementos minerais para restituir os minerais perdidos.

Mas, se por outro lado, sente-se bem e não está constantemente cheio de fome é porque, muito provavelmente, não está a perder peso demasiado rápido. Se inclusivamente, só tem alguns quilos a perder, pode perder peso de forma mais lenta para que continue a criar os seus hábitos de consumo de alimentos saudáveis, enquanto não chega à fase de Manutenção para a Vida. Mude simplesmente para a Fase de Perda de Peso Continuada , aumentando o consumo diário de Hidratos de Carbono em 5 gramas liquidas por dia. Se está só a 2 quilos do seu peso objectivo, então passe para a Fase de Pré-Manutenção e continue aumentando o seu consumo de modo gradual. A sua perda de peso começa a ficar mais lenta até que já estamos a falar de 300 gramas por mês. Mas, se tem muito peso a perder e se sente com energia, então não se complique pois está no bom caminho e continuará a perder peso facilmente.

Se estou com 20 gramas liquidas de Hidratos de Carbono por dia, porque é que não posso comer uma porção de pão de sementes ou mesmo uma chávena de manteiga de amendoim com 20 gramas de Hidratos de Carbono?
Há dois motivos que podem causar que este método não funcione. Em primeiro lugar, nem todos os hidratos de carbono são os mesmos. O método “Atkins Nutritional Approach” está pensado de forma a prevenir que os níveis de açúcar no sangue subam muito e muito rapidamente produzindo uma sobreprodução de insulina – a hormona que ajuda a converter os hidratos de carbono em gordura corporal. Os primeiros hidratos de carbono que aumenta quando passa da Fase de Indução para a seguinte são os vegetais, depois começa a acrescentar os frutos secos, as sementes e os frutos silvestres. E depois, se continua a perder peso, adiciona à sua dieta as leguminosas os cereais integrais. Inclusivamente, o pão integral contém hidratos de carbono refinados em quantidade suficiente para produzir a subida da insulina e consequentemente, a armazenagem de gorduras. No final, quando o seu processo de perda de peso continua num bom ritmo e subiu o seu consumo diário de hidratos de carbono, você voltará a comer pão integral. No entanto, por exemplo, uma porção de 20 gramas de manteiga de amendoim contêm muito açúcar (o açúcar é o pior tipo de hidratos de carbono), sem contar com a gordura hidrogenada que bloqueia as artérias.

Em segundo lugar, o método Aktins não esta baseado na perda rápida de peso. A sua assumpção principal é ensinar-lhe a comer uma grande variedade de alimentos de alta nutrição ricos em hidratos de carbono para o resto da sua vida. Estes alimentos são os que têm a maioria das vitaminas antioxidantes e os fotoquímicos saudáveis, em relação com a quantidade dos hidratos de carbono. Uma vez que chegados ao seu peso óptimo e conhecendo o seu Ponto de Equilíbrio de Hidratos de Carbono (HCA), a maioria das pessoas pode comer pão integral, fruta e ocasionalmente batatas fritas. Mas, lamentavelmente, a manteiga de amendoim não passa no teste!

Com a limitação das porções de vegetais e com a omissão da fruta na fase de Indução da Dieta Atkins, não há uma lacuna na quantidade de fibras ingeridas?
Se não chegou às 12 gramas de hidratos de carbono diárias com a quantidade de vegetais que come poderá não estar a tomar as 25-35 gramas de fibras recomendadas pela USDA.

Aumentar o consumo de fibras é muito fácil. Basta que adicione, por exemplo, uma colher por dia de farelo de trigo ou cascas de sementes de psyllium ou sementes de linho. Uma vez, adicionados mais vegetais, frutos silvestres, sementes e frutos secos à sua dieta consumirá a fibra que necessita.

Os frutos secos e as sementes podem ser consumidos na fase de Indução da Dieta Atkins mesmo que tenham hidratos de carbono?
A dieta Atkins não diz que não coma hidratos de carbono. O que diz é que controle os hidratos de carbono que come. E que deve é consumir alimentos de alta nutrição. Os diferentes frutos secos e sementes têm distintas porções de gordura, proteína e hidratos de carbono. Não recomendamos que as coma nas primeiras duas semanas da Fase de Indução mas depois e se continua a perder peso regularmente, pode começar a acrescentar alguns destes alimentos. Há que ter em atenção que os frutos secos e as sementes podem estar associados a respostas alérgicas.

Por fim temos que mencionar que os frutos secos são muito difíceis de comer com moderação. Use os pacotes mais pequenos para que resista à tentação de comer demasiados.

Estou habituado a contar calorias. Quantas calorias posso consumir na fase de Indução?
No método “Atkins Nutritional Approach” contamos as gramas liquidas de hidratos de carbono e não as calorias. Na Fase de Indução pode comer 20 gramas liquidas de hidratos de carbono diariamente. Quando passa para a fase de Perda de Peso Continuada (PPC) adiciona de forma gradual 5 gramas liquidas de hidratos de carbono até que esteja pronto para passar para a fase de Pré-Manutenção. Aqui começa a acrescentar 10 gramas liquidas de hidratos de carbono até chegar à fase de Manutenção para a Vida. No método “Atkins Nutritional Approach” não contamos as calorias mas para que continue a perder peso propomos um valor médio de calorias diárias. Para as mulheres, o valor médio é de 1500 a 1800 calorias por dia. Para os homens 1800 a 2000 calorias por dia. Assegure-se que limita as calorias vazias de conteúdo de nutrientes siga a lista de Alimentos Saudáveis que lhe recomendamos para cada uma das Fases em que esteja.

Muitos estudos demonstraram que se está num programa de controlo de hidratos de carbono queimará mais calorias que com uma dieta pobre em gorduras e rica em hidratos de carbono. Controlando os hidratos de carbono da sua dieta estará em vantagem metabólica. Mas atenção, isto não significa que possa empanturrar-se de comida. A directiva número um do Programa Atkins é aprender a comer e a ter bons hábitos de alimentação que lhe permitirão manter um estilo de vida saudável e divertido. Isto implica alterar os seus hábitos antigos de comer demasiado e comer os alimentos errados que tanto contribuíram para os seus problemas de peso.

Perdi peso com a fase de Indução e nos primeiros meses da fase de Perda de Peso Continuada mas neste momento a minha balança não se altera. Quando começo a perder peso outra vez?
Em primeiro lugar, antes de assumirmos que há algum problema vamos fazer algumas perguntas. Sente-se melhor? As suas roupas já lhe assentam melhor? Porque na verdade, pode estar a perder volume e não peso, pois os músculos têm mais peso que a gordura). Continua a perder peso mas a um ritmo mais lento? Talvez necessite continuar um pouco mais nesta fase, fazendo algumas alterações:

– Reduzir a quantidade liquida de hidratos de carbono que está consumir de 5 ou 10gr por dia.
– Aumentar a quantidade de gordura consumida e reduzir a quantidade de proteína.
– Procurar e retirar os alimentos que tenham hidratos de carbono disfarçados (por ex. sumo de limão) ou alimentos processados que contêm açúcar.
– Aumente o seu nível de actividade física.
– Não se esqueça de beber dois litros de água por dia.
– Corte com os edulcorantes, queijos ou excesso de proteína.
– Veja as dicas Atkins para o sucesso.

Qual é o perigo dos hidratos de carbono e como devo evitá-los?
Quando volta a adicionar hidratos de carbono à sua dieta, depois de sair da fase de Indução para fases menos restritivas da dieta Atkins, pode haver o risco de perder o controlo das quantidades liquidas de hidratos de carbono que está a comer. É por isso que é muito importante que se suba o consumo diário liquido de hidratos de carbono em apenas 5gr em cada semana e introduzir apenas um alimento de cada vez. Deste modo poderá confirmar que efeito faz este alimento em si, por exemplo, se lhe provoca ânsias que o levam a comer demasiado. Outro modo de controlar as quantidades é ter um diário para registar as suas refeições para que possa saber com precisão que alimentos não funcionam em si antes que comece a ter ânsias e a empanturrar se com comida. Por exemplo, se começa a comer nozes e continua com fome nas horas seguintes, deve retirar as nozes da dieta e confirmar que as ânsias desaparecem.

Posso consumir álcool na fase de PPC?
Se consome álcool, este será queimado e utilizado como energia em detrimento da gordura. O consumo do álcool não pára a perda de peso mas atrasa-a. Como o álcool não fica armazenado no seu corpo como glicose, o fenómeno da lipólise começa imediatamente de seguida ao consumo do álcool. Tenha também em conta que o consumo do álcool pode aumentar os efeitos secundários do consumo da levedura, o que para algumas pessoas pode interferir na perda de peso. Se nota que não atrasa a sua perda de peso, então pode beber um copo de vinho ocasionalmente, quando sai da fase de Indução. No entanto, não se esqueça de continuara a contar os hidratos de carbono líquidos que consome (um copo de vinho contém cerca de 4.3gr liquidas de hidratos de carbono). As bebidas espirituosas como o whisky, vodka, rum e gin são aceitáveis. No entanto, não os misture com sumos, água tónica ou soda que não sejam de dieta, pois estes têm muito açúcar. A água tónica e as sodas de dieta são permitidas. Por fim, há que mencionar que se ao adicionar álcool à sua dieta, e a sua perda de peso parou, então deve retirar novamente o álcool.

Consegui fazer a dieta Atkins com sucesso mas agora, que estou na fase de Pré-Manutenção, o meu apetite aumentou. O que faço?
O seu apetite pode aumentar logo que saia da fase de lipólise (o processo de queimar gorduras). Mas também pode acontecer que tenha adicionado algum alimento que provoque algumas instabilidade no sangue, o que contribui para que tenha mais fome ou que volte a ter sensações de ansiedade. Verifique o que adicionou à sua dieta recentemente e averigúe se contém açúcar ou cereais refinados. Assegure-se que está a manter um consumo regular de proteína e gordura. Confirme também se os alimentos que está a adicionar são alimentos que estão na lista dos alimentos aceitáveis. Se comendo mais destes alimentos controla o seu apetite, muito bem, aumente um pouco a sua quantidade. Se estas opções falham com os alimentos que adicionou recentemente, pare com estes até que tenha o seu apetite controlado.

Uma vez que consegui chegar ao meu peso objectivo, que tipo de alimentos e comidas são permitidas e que alimentos estão proibidos na fase de Manutenção Para a Vida?
Não se esqueça que com a Dieta Atkins, você poderá comer as melhores comidas do mundo. Veja a lista do Alimentos Aceitáveis para cada fase da dieta para saber um pouco mais. O seu regime pessoal será regulado pelo seu limite de hidratos de carbono. Este valor depende do seu metabolismo e da sua actividade física. As pessoas mais jovens e os homens tendem a ter um metabolismo mais acelerado que s pessoas em idades mais avançadas e que as mulheres.
Se tem um limite de hidratos de carbono muito elevado e faz algum desporto ou exercício físico regular, então poderá comer de modo regular vegetais com amido, feijão e outras leguminosas, cerais integrais ou fruta com moderação. Por outro lado, se tem um limite baixo de hidratos de carbono e não é muito activo, é muito provável que tenha que evitar alguns destes alimentos. Em ambos os casos, o seu programa de nutrição continuará a dizer não a alguns alimentos, tais como o açúcar, produtos refinados, gorduras hidrogenadas e muitos alimentos processados.

Qual é o máximo nível de consumo diário de hidratos de carbono permitido na fase de Manutenção para a Vida?
O conceito mais importante que tem que ter em conta para manter o seu peso é o que nós chamamos o seu ponto de equilíbrio de hidratos de carbono (HCA). Deverá encontrar o seu próprio nível máximo de hidratos de carbono que pode consumir diariamente, com o qual não vai ganhar peso nem ter muita fome ou ansiedades. Cada pessoa tem um HCA individual. Provando um pouco e até fazendo alguns erros, rapidamente descobrirá o seu.

Alimentos

Posso voltar a comer massa?
No momento em que chega ao seu peso objectivo, já adicionou muitos alimentos à sua dieta. Se tem um valor elevado para consumo de hidratos de carbono e é relativamente activo, é muto provável que possa reincorporar quantidades moderadas de massa na fase de Pré- Manutenção e Manutenção para a Vida. Quando introduzir pasta ou outro alimento rico em hidratos de carbono, deve planeá-lo bem. Corte com o consumo de hidratos de carbono por um dia e no dia seguinte jante massa. No dia seguinte volte ao baixo consumo de hidratos de carbono. Se quiser comer massa de forma regular deve comer quantidades muito pequenas, metade de um copo, e com gordura e proteína suficiente para que os açucares sejam libertados de forma mais lenta.

Se possível, consuma alcachofra, trigo, ou mesmo massa feita de soja e não pasta convencional feita com produtos refinados. Mas se sempre que come massa, volta a ganhar peso, prove uma das muitas massas com baixos níveis de hidratos de carbono disponíveis no mercado.

Pista Atkins: Uma porção típica de massa num restaurante são mais ou menos cinco copos, o que corresponde a 200gr liquidas de hidratos de carbono!

Sinto muita falta da fruta. Quais são os frutos com menos hidratos de carbono?
Na fase de indução deve-se evitar a fruta a todo o custo pois para a maioria das pessoas, a sua ingestão interfere com o processo de lipólise. Quando passa para a fase de Perda de Peso Continuada pode introduzir bagas, que têm relativamente poucos hidratos de carbono, desde que estas não travem ou atrasem a sua perda de peso. Pesquisas recentes mostram que as amoras aportam muitos anti-oxidantes e outros fitoquímicos importantes. Um quarto de uma chávena de morangos, amoras, framboesas contêm aproximadamente 5 gr de hidratos de carbono (verifique com o contador Atkins de hidratos de carbono o número exacto). Quando se chega à fase de Pré-Manutenção, a maior parte das pessoas pode desfrutar também de frutas de baixa glicemia, tais como ameixas, nectarinas, maçãs verdes, ginjas e kiwi, todas em quantidades moderadas. Outra vez, utilize o nosso contador de hidratos de carbono.

Na fase de Pré-Manutenção também pode comer uma taça de bagas cada dia. Pode comer mas só ocasionalmente citrinos de alto açúcar (entre estes, a toranja é que tem menos açúcar) e as bananas, só de vez em quando. Evite sumos de frutas que aportam uma quantidade alta de açúcar. Escolha, em vez de isso, uma peça de fruta rica em fibra. Como regra geral, reduza a quantidade de fruta a duas, máximo três peças de fruta por dia. Depois de testar a sua tolerância ao açúcar da fruta e continua a perder ou a manter o seu peso, dependendo da sua fase do programa, você pode experimentar alguma fruta com alto índice de glicemia como a pêra, a manga, o melão, ananás e outras.

Comer fruta juntamente com frutos secos diminui a libertação de açúcar no sangue. Comer fruta com proteína animal pode causar flatulência em algumas pessoas. Muitas recomendações nutricionais juntam a frutas com os vegetais.

Não havendo dúvidas que a fruta é muito rica em fito nutrientes e fibra, também não se pode ignorar o impacto do açúcar que esta contém no açúcar do sangue e nos níveis de insulina. Os vegetais (que quanto mais verdes melhor) podem oferecer mais dos mesmos benefícios da fruta, e incrementando menos o açúcar no sangue. Além disso, forma feitas pesquisas que demonstram que uma dieta rica em vegetais pode reduzir o risco de cancro no cólon e recto.

Porque é que não posso consumir álcool quando estou a fazer a dieta Atkins?
Não se deve consumir álcool na fase de Indução mas poderá beber pequenas quantidades de álcool nas seguintes fases do método “Atkins Nutritional Approach” de Perda de Peso Continuada, Pré-Manutenção e Manutenção para a Vida. A explicação deve-se a que, quando o seu corpo pode eleger, ele vai queimar primeiro o álcool para obter energia em detrimento da gordura. Mas o álcool não actua como um hidrato de carbono logo não interfere com o sistema de queimar gordura do mesmo modo que interferem os açucares e outros hidratos de carbono.

O consumo de álcool pode potenciar os sintomas relacionados com as leveduras, como a acumulação de gases no estômago ou ansiedades por coisas doces, o que pode interferir na sua perda de peso. A cerveja, que contem leveduras, é a bebida alcoólica que mais componentes tem para ter estes efeitos. Um copo de vinho, de modo ocasional, é a melhor eleição. O Whisky e outras bebidas espirituosas têm mais ligação com este tipo de problemas.

Nota: Apenas deve consumir misturas de bebidas que não contenham açúcar ou sumos de fruta. Inclusivamente a água tónica tem Hidratos de Carbono e as Sodas são feitas com açúcar. A água de gaseificada, água mineral ou sodas de dieta são as melhores alternativas.

Pode-se consumir cerveja light já que tem poucos hidratos de carbono?
Se tem problemas relacionados com as leveduras, como a formação de gases ou ansiedade por coisas doces, deve limitar o seu consumo de cerveja ou mesmo eliminá-la da sua dieta. Ainda assim, depois da fase de Indução, pode beber cerveja light desde que não tenha um impacto negativo na sua perda de peso ou que não dificulte os seus esforços de perder peso.

O método “Atkins Nutritional Approach” – dados gerais

Ouvi dizer que as pessoas que fazem a dieta Atkins só comem alimentos com muita gordura, como bacon e ovos e por isso, quando acabam a dieta, ficam pior que antes.

Em primeiro lugar, a dieta Atkins ajuda-o a ter um plano de alimentos e comidas para toda a vida. Muitas pessoas têm problemas com o seu peso porque consomem muito açúcar e outros alimentos altamente processados ou refinados, dos quais o seu corpo não consegue utilizar todas as calorias que daí advêm, ainda para mais sem nutrientes associados. Comer alimentos ricos em gorduras boas como ovos, queijo e um pouco de bacon está correcto desde que se mantenham longe dos hidratos de carbono refinados.

Na fase de Indução, quando os hidratos de carbono estão mais limitados, pode comer alimentos ricos em gordura desde que seja gordura saudável e continuar a perder peso e ao mesmo tempo melhorando os seus níveis de colesterol e de triglicéridos. De todo os modos, no momento que a sua perda de peso começa a baixar de ritmo, e já não estará só a queimar gordura para que obter energia, começará a substituir naturalmente alguma gordura da sua dieta por hidratos de carbono ricos em nutrientes.

Em todas as fase da dieta Atkins, poderá obter gorduras saudáveis do peixe como do salmão, do atum, das sardinhas, tal como dos frutos secos, das sementes, do azeite. Todas estes alimentos ricos em gorduras têm benefícios documentados para a sua saúde. Se come bacon (que nunca e em nenhuma fase deve ser consumido diariamente), procure os produtos que não são curados com nitratos).

Em segundo lugar, se uma pessoa que faz a dieta Atkins, perde peso e volta aos seus antigos hábitos de alimentação rica em hidratos de carbono, com ou sem bacon e ovos, vai certamente ganhar peso outra vez. Comer alimentos ricos em hidratos de carbono e ricos em gordura, é a receita para o caos. A questão é que a dieta Atkins é um modo de comer para toda a vida. É um processo gradual, no qual você aprende a comer de forma muito mais saudável e com muito melhores hábitos de alimentação.

Posso fazer uma versão da dieta Atkins mas baixa em gorduras?
A gordura é o mecanismo que faz com que a perda de peso por controlar os hidratos de carbono funcione. O método “Atkins Nutritional Approach” ensina-o usar as gorduras para sua vantagem. Quando se faz a dieta Atkins, a gordura é sua amiga, não só porque lhe tira a fome mas também porque reduz a libertação de glicose no sangue. Quando se modera as oscilações de açúcar no sangue, reduz-se em muito as ansiedades por comida e coisa doces. Uma dieta rica em gordura, em combinação com o controlo do consumo de hidratos de carbono, promove o processo de queimar gordura do seu corpo para obtenção de energia. Quando o seu corpo usa gordura e não glicose como energia, passa a dar-se no seu corpo um processo químico no seu corpo ao qual chamamos lipólise.

De todo os modos, deve sempre comer gorduras boas, saudáveis. As gorduras naturais (as mais saudáveis) são as que pode encontrar nas azeitonas, nas sementes, abacate, óleos de frutos secos, peixes como salmão, sardinhas, cavalas. As gorduras saturadas que encontra na carne, na manteiga, no óleo de coco não são um risco para a fase de Indução e fase de Perda de Peso Continuada, pois vai queimar, nestas fases, a gordura que come e a gordura do seu corpo para obter energia. Ainda assim, quando chega às fases de Pré-Manutenção e Manutenção para a Vida e já não está somente a queimar gorduras, é prudente que reduza a quantidade de gorduras saturadas e continue a comer alimentos com gorduras saudável.

Os tipos de gorduras que deve evitar são as que são alteradas quimicamente, os óleos processados e hidrogenados, como as margarinas. Eleja os azeites pressionados a frio ou a pressão. Estes devem ser armazenados num sitio escuro, seco e fresco, de modo a prevenir que se oxidem ou que fiquem com sabores estranhos. As estruturas moleculares dos óleos e do azeite, quando sujeitas as temperaturas elevadas, alteram-se e inclusivamente transformam-se de boas gorduras a gorduras trans. Desta forma, não coma fritos e evite que se criem fumos enquanto cozinha.

As pessoas que tentam fazer a sua própria versão da dieta Atkins, baixa em gordura, não só vão estar sempre cheias de fome, como também vão ter mais dificuldades em ter sucesso no processo de perda de peso que as pessoas que consomem durante a dieta gorduras saudáveis.

Existe algum tipo de contra-indicação física que possa interferir com a capacidade de se seguir o programa Atkins?
Antes de começar um programa de perda de peso, qualquer pessoa deve consultar um médico para um check up geral e fazer alguns testes sanguíneos como por exemplo, ao colesterol e gorduras no sangue, ao nível de açúcar no sangue, insulina, etc.. Os resultados destes testes (antes de começar a dieta) servirão também como uma base para comparar com os valores que tiver, uma vez tenha perdido peso. Por exemplo, pessoas com problemas de rins (creatinina acima dos 2.4), não devem fazer nenhuma fase do programa Atkins, a não ser que seja recomendada pelo médico. Também as grávidas e as mães que estão a amamentar podem fazer a fase de manutenção para a Vida mas não devem seguir nenhumas das outras fases de perda de peso do programa Atkins.

Vejo que se usa mais o termo “Atkins Nutritional Approach” e não tanto “a Dieta Atkins”. Porquê?
A palavra dieta tem muitos significados e o mais básico e corrente diz respeito aos alimentos que comemos. Mas na nossa cultura esta palavra está muito vinculada à perda de peso e é entendida como um período de tempo no qual o consumo de alimentos é limitado de modo a que se consiga perder peso. Este conceito implica quase necessariamente que ao acabar esse período de tempo (essa “dieta”) e ao voltar a comer o que comia antes, a maioria das pessoas volte a ganhar o peso que tinha perdido.

Em contraste com este conceito, o método “Atkins Nutritional Approach” refere-se a um modo de vida e a quatro fases graduais que compreendem a perda de peso e a manutenção do mesmo, associado a uma melhoria da saúde e bem-estar geral, assim como uma redução dos factores de risco para doenças como as cardiovasculares, diabetes, e outras. Dependendo do peso e da saúde, pode personalizar o programa Atkins às suas necessidades individuais, mudar de uma fase para outra de acordo com a alteração das suas necessidades. Em resumo, a Atkins é muito mais que uma dieta. É um poderoso método, fácil e eficaz que o ensina a comer agora e para toda a vida.

Produtos Atkins

Posso comer as barritas Atkins Advantage na fase de Indução?
Uma barrita Atkins Advantage pode funcionar como um snack ou como um substituto de uma refeição. Pode comê-las tranquilamente enquanto está na fase de Indução desde que continue a perder peso. Em geral, recomendamos que não coma mais de duas barritas ou de dois batidos por dia nas primeiras duas semanas da fase de Indução. Também não recomendamos que substituam mais que uma refeição por dia. Ao contrário, é muito importante que se alimente de alimentos não processados e ricos em nutrientes de forma a adquirir bons hábitos de alimentação.

Porque não se podem comer barritas Atkins Endulge na fase de Indução?
Os produtos Endulge estão formulados para a Fases 2, 3, e 4 do programa Atkins. Na fase de Indução, queremos ter a certeza que está a mudar o seu corpo para uma máquina de queimar gorduras.

Resolução de Problemas Gerais

Li que a dieta Atkins me daria mais energia mas desde que comecei com o programa, sinto-me mais fraco e cansado. Qual é a razão e o que devo fazer?
Em primeiro lugar, deve certificar-se que está a comer bem e consumindo a quantidade suficiente de água. Veja, por favor, as 10 pistas para o sucesso Atkins. Se segue estas pistas e tem estes sintomas, então o próximo passo a dar é ver um médico para se certificar que não está com algum problema de saúde. Se não nada de errado com a sua condição médica, então estar a sofrer com o baixo consumo de hidratos de carbono do inicio da fase de Indução. Dores de cabeça, irritabilidade, náuseas, fadiga e tonturas são os sintomas mais comuns. Se tem tendência para enxaquecas, o controlo do consumo dos hidrato de carbono pode provocá-las. Estes sintomas começam geralmente nas primeiras 12 horas depois de mudado a sua dieta. A boa noticia é que não duram mais de quatro a cinco dias e no limite duram uma semana.

Se não está a tomar um suplemento vitamínico, minerais e um óleo de suplemento de Ómega 3, é melhor começar com estes complementos. Muitas vezes o consumo destes nutrientes é tudo o que necessita para combater os sintomas de fadiga.

É importante entender que o seu corpo estava a trabalhar com um metabolismo a funcionar à base de glicose (açúcar) e isso a vida toda. A glicose é a fonte de energia favorita do seu corpo porque é a que se decompõe mais facilmente para a produção de energia. O programa Atkins mostra um processo metabólico alternativo para a produção de energia: altera o metabolismo primário baseado na decomposição da glicose para um metabolismo de gorduras. Os efeitos secundários da descida de hidratos de carbono ocorrem neste período de adaptação a uma nova fonte de combustível. Daí a sensação de fadiga, dores de cabeça ou outros sintomas.

Quando o seu corpo se começa a habituar a queimar gordura para obter energia, estes sintomas acabam. Enquanto está nessa fase inicial, pode diminuir os sintomas aumentando um pouco o consumo de hidratos de carbono de forma muito ligeira. Faça-o comendo mais vegetais como saladas verdes, espinafres, brócolos e feijão. Uma vez o corpo ajustado e os sintomas desaparecidos, volte e reduzir o consumo de hidratos de carbono para 20gr diárias.

Uma forma de continuar com a sua energia em alta é comer snacks ricos em proteína e gordura durante o dia. Em casa, pode comer pato ou queijo. Se vai sair, leve consigo alguns cubos de queijo ou uma barrita Advantage.

Algumas pessoas experimentam o programa por três ou quatro e logo param. Estes dias não permitem a corpo mudar o seu metabolismo. O corpo não começa a queimar gorduras até que atinja o quinto dia do programa. Uma vez que altere o seu corpo para um metabolismo de gorduras, voltará a sentir muita energia. A maioria das pessoas confirma essa subida de enrgia ao quarto dia.

Depois de alguns meses com a dieta Atkins, comecei a fazer “batota”. Qual é a melhor forma de voltar ao programa?
Quando uma pessoa faz “batota” , começa a sentir muitas vezes ansiedade por alimentos com hidratos de carbono devido à instabilidade nos níveis de açúcar no sangue. O primeiro a fazer é voltar ao nível anterior de consumo de hidratos de carbono por uma semana e ficar com o nível de açúcar no sangue controlado. Quando já não tiver ansiedade por alimentos ricos em hidratos de carbono, e o se nível de energia estiver estável, pode voltar a subir o nível de hidratos de carbono. Há que ter muita atenção para o que lhe aconteceu e o que lhe provocou essa “caída”. Deve assegurar-se que não voltará a passar. Mas também não seja tão estrito que lá porque uma vez saiu dos carris, vai perder a moral; isto pode inclusivamente fazer com que perca a vontade e o faça fazer mais batota. Dar a si mesmo alguma liberdade (com algum limite, claro) por um dia ou uns poucos de dias faz parte do nosso método.

Tive vários episódios de diarreia desde que comecei com a dieta Atkins. Que devo fazer para evitá-los?
Diarreia não é um sintoma vulgar nas pessoas que fazem a dieta Atkins. Pelo contrário, o que pode acontecer é passar-se por alguma prisão de ventre. No entanto, as pessoas com intolerância à lactose têm que ter cuidado com o consumo de queijo. Este facto pode levar a episódios de diarreia. Se é este o caso, experimente a eliminar da sua dieta todos os produtos que contenham leite e verifique se melhora. Pode consumir cascas de sementes de Psyllium sem adoçantes pois estas actuam como esponjas, absorvendo a água e ajudando a criar um fluxo normal. Se continua a ter problemas, então verifique a quantidade de gordura que está a consumir. Se estava a fazer uma dieta à base de pouca gordura antes de começar a dieta Atkins, então é possível que o seu corpo esteja a reajustar-se.

Se a dieta rica em gorduras não é a razão, a diarreia também pode resultar de tomar todos os suplementos que recomendamos. Experimente em parar de tomá-los por uma semana. Se a diarreia parar, volte a introduzi-los mas um de cada vez. Por todo o período de tempo que estiver com diarreia é muito importante que beba água num mínimo de 8 copos por dia para evitar a desidratação.

Desde que comecei com a dieta Atkins estou muitas vezes com prisão de ventre. Como posso evitá-lo?
É comum passar-se por alguns episódios de prisão de ventre na primeira semana da fase de Indução. Isto acontece pela alteração da sua dieta, em especial pela redução das frutas e fibras vegetais. Assegure-se que toma como mínimo 12gr liquidas de hidratos de carbono de vegetais ricos em nutrientes e que não usa o seu limite de 20gr liquidas em outro tip de alimentos. Depois dos primeiros dias, o seu corpo começa a ajustar-se e estes problemas começam a desaparecer. Logo que possa introduzir mais hidratos de carbono, as suas opções deverão ser de mais vegetais. Depois dos vegetais pode adicionar sementes, frutos secos e bagas.

Se a prisão de ventre continua, existem várias soluções. Em primeiro lugar, assegure-se que está a beber oito copos de água por dia. A hidratação inadequada é uma das razões mais comuns para a prisão de ventre. Muitas pessoas, em especial as mulheres, não bebem a quantidade de água que necessitariam e estão ligeiramente desidratadas na maioria das ocasiões. Em segundo, deve consumir fibras suplementares na forma de farelo de trigo na salada, cascas de sementes de Psyllium misturadas com água ou sementes de linho misturadas numa bebida proteica. A quantidade para um resultado regular vai depender de cada um . Comece por uma colher de sopa. Pode demorar uns dias a encontrar a quantidade ideal para si. Atenção que também deve ter algum cuidado para não consumir demasiada fibra. O equilíbrio é a regra fundamental. E finalmente, aumentar a sua actividade física também o ajudará neste aspecto.

Mitos e Factos

#1 Mito: A Dieta Atkins não funciona.
Facto: A dieta Atkins sim que funciona. A dieta Atkins foi inclusivamente testada e confirmada por mais de 50 estudos que validam os princípios da dieta e o seu nível de sucesso na perda e manutenção do peso.

Um exemplo recente é o estudo NIH patrocinado pela Stanford University Diet Study, e que foi publicado no passado dia 7 de Marco de 2007 no Journal of American Medical Association. Este estudo demonstra que a dieta Atkins tem um dos melhores resultados na perda de peso com os efeitos mais benéficos para o metabolismo. Isto quando comparando com um total de quatro dietas. (Neste estudo forma comparadas as dietas: Atkins, a dieta Zone, LEARN e as dietas Ornish).

Ao contrário das outras dietas, o método Atkins não esta baseado na limitação das calorias ou em passar fome. O nosso método afirma que se deve comer sempre alimentos ricos em nutrientes de modo a que o seu corpo se sinta satisfeito ao mesmo tempo que queima gorduras e trabalha de uma forma mais eficiente.

#2 Mito: A Dieta Atkins não é saudável.
Facto: O método Atkins é um modo natural e muito eficiente para a perda de peso e para a sua manutenção. A nossa dieta permite e promove o consumo equilibrado de alimentos ricos em nutrientes: proteínas, uma grande variedade de vegetais e frutas, bem como gorduras saudáveis, tudo isto ao mesmo tempo que reduz os seus níveis de consumo de hidratos de carbono refinados, açucares refinados e gorduras trans. Escolhendo alimentos desta forma, o seu corpo queima mais gorduras e trabalha de modo mais eficaz, ajudando ainda que tenha menos ansiedades e apetites, conseguindo manter um elevado nível de energia e ficando mais satisfeito com as suas refeições.

Por fim devemos ainda salientar que são cada vez mais as pesquisas que demonstram os benefícios para a saúde do controlo do consumo de hidratos de carbono, em especial quando comparados com dietas com alimentos refinados, açucares ou outras comidas ditas fast food. De forma simples podemos mencionar que o método Atkins Nutritional Approach (ANA) é um método muito equilibrado e saudável de comer e viver.

#3 Mito: A Dieta Atkins é desequilibrada pois apenas permite comer alimentos ricos em nutrientes como carnes vermelhas, bacon e nada de frutas o vegetais.
Facto: A dieta Atkins permite e promove que comas uma grande variedade e quantidade de vegetais e nas suas fases finais ou mesmo intermédias, alimentos mais ricos em hidratos de carbono como frutas e cereais integrais.

Apenas na primeira das quatro fases da dieta Atkins, a qual chamamos Indução, pedimos que coma mais proteína de modo a permitir que o seu corpo comece quanto antes a queimar gorduras e consequentemente comece a perder peso. De todos os modos, devemos referir que nem todas as pessoas necessitam de começar pela fase de Indução para obter resultados muito positivos com a nossa dieta.

Depois das típicas primeiras duas semanas na fase de Indução, se decidiu que devia começar por aqui, a nossa dieta permite que comece a aumentar de modo gradual a variedade de alimentos que come. Deve comer uma grande variedade de alimentos ricos em nutrientes e tocando os mais variados grupos alimentares. Proteínas, uma grande variedade de vegetais e frutos, frutos secos, leguminosas e, se o seu metabolismo o permite, cereais integrais e gorduras saudáveis. Tudo isto ao mesmo tempo que reduz os seus níveis de consumo de hidratos de carbono refinados, açucares refinadas e gorduras trans. No que diz respeito aos quatro grupos de alimentos, a dieta Atkins inclui uma enorme diversidade de alimentos de todos estes grupos. O nosso método ajuda-o a ter regras para que saiba sempre escolher as melhores opções, evitando escolhas erradas, como por exemplo, alimentos mais ricos em amido.

#4 Mito: A Dieta Atkins não permite o consumo de nenhum hidrato de carbono.
Facto: Muitas pessoas assumem, erroneamente, que a Indução é todo o método Atkins. Na primeira fase do nosso plano pode consumir 20 gramas liquidas de hidratos de carbono por dia, 12 dos quais de vegetais ricos em nutrientes. Quando esta fase termina, vai-se aumentando o consumo de hidratos de carbono de modo gradual até que se chega ao seu ponto de tolerância e consequentemente ao seu objectivo. Para alguns este valor pode ser de 120 gramas liquidas de hidratos de carbono por dia em alimentos ricos em nutrientes, como por exemplo nozes, sementes, leguminosas e cereais integrais.

A grande diferença entre a dieta Atkins e as restantes dietas é que pode escolher em que ponto quer começar o seu plano. Depende do seu peso actual e da sua saúde. Pode assim personalizar a sua dieta de acordo com as suas necessidades individuais, por exemplo começando por uma fase mais avançada do programa, ou mudar para outra fase de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se não tem de perder uma quantidade significativa de peso e apenas quer manter o nível actual ou reduzir a dependência dos hidratos de carbono na sua dieta, pode começar pela Fase 2, a qual chamamos Perda de Peso Continuada, onde o consumo de Hidratos de Carbono é mais elevado e se incluem mais alimentos.

Em jeito de resumo, o método Atkins é mais que uma dieta. É uma ferramenta que o ajuda a saber comer e não funciona apenas para que perca ou mantenha o seu peso. Ajuda também a que tenha bons hábitos alimentares, melhorando deste modo a sua saúde e o seu bem-estar.

#5 Mito: A Dieta Atkins permite que coma todos os ovos e bacon que quiser.
Facto: Na fase de Indução, a primeira fase da nossa dieta, sugerimos que incorpore comidas com ovos ou bacon de modo a ajudar a começar com sucesso todo o processo. De todos os modos, a dieta Atkins não é uma dieta de ovos ou bacon. Efectivamente na fase de Indução e nas seguintes três fases da Dieta Atkins são incorporadas uma grande variedade de proteínas que se encontram no peixe, aves, carnes vermelhas, ovos ou soja. Ou seja, recomendamos uma grande variedade de comidas mas não que se empanturre de comida. Quando segue o nosso método, consegue desfrutar ao máximo de cada grupo de alimentos e ser moderado ao mesmo tempo. Fazer a nossa dieta não é comer tudo sem qualquer restrição e apenas controlar o consumo de hidratos de carbono.

#6 Mito: A Dieta Atkins é demasiado restritiva..
Facto: Ao contrário do que se possa mencionar, a Dieta Atkins permite, e promove, uma enorme variedade de alimentos. Sempre no contexto de limitar os hidratos de carbono refinados e os açúcares refinados, ao mesmo tempo que continua promovendo os alimentos mais correctos.

Um dos factores chave para o sucesso do método Atkins é aprender que alimentos se devem comer, escolhendo sempre os alimentos que são ricos em nutrientes. Estes alimentos são os que contêm mais vitaminas antioxidantes e os fotoquímicos mais sãos em proporção com as quantidades de hidratos de carbono, sacando o máximo do seu consumo. Uma vez que atinja o seu peso objectivo e saiba quantos hidratos de carbono pode consumir por dia de modo a manter o seu peso, poderá desfrutar de uma grande variedade de alimentos, por exemplo proteínas, vegetais, frutos, frutos secos e sementes, leguminosas e cereais integrais.

#7 Mito: A dieta Atkins é aborrecida.
Facto: A dieta Atkins não é aborrecida. Efectivamente, pela atenção que a Dieta Atkins deu à importância dos hidratos de carbono na dieta, muitas pessoas acabaram por mudar a sua maneira de comer. Um exemplo disso está relatado no Natural Marketing Institute, onde 44 por cento dos americanos adultos controlam a quantidade de hidratos de carbono que consomem. Existem milhões de homens e mulheres que encontraram o sucesso com o método “Atkins Nutritional Approach”.
Além destes resultados, um crescente número de pesquisas científicas suporta como um facto que a dieta Atkins funciona e conduz à perda ou manutenção de peso, sendo ainda associada a outros efeitos benéficos para a saúde.

#8 Mito: O Dr. Atkins morreu de ataque cardíaco.
Facto: O Dr. Atkins morreu como resultado de uma lesão por uma queda que sofreu no dia 8 de Abril de 2003. Os dados do Hospital são claros e demonstram o que se passou quando da chegada dos Serviços Médicos de Urgência, confirmando que depois de uma perda de consciência o Dr. Atkins não melhorou o seu estado de saúde. Apesar de uma intervenção neuro-cirúrgica., o Dr. Atkins manteve uma firme decisão em não querer um suporte artificial para a sua vida. E por isso no dia 17 de Abril o ventilador que lhe permitiria seguir vivo foi desligado.

Já próximo do final da sua vida o Dr. Atkins estava a lutar contra os efeitos de uma cardiomiopatia. O que nunca foi um segredo. Cardiomiopatia é uma doença séria e progressiva causada por uma infecção viral. Por isso o seu coração estava muito debilitado. Debilidade causada por uma infecção e não uma dieta.

#9 Mito: As pessoas que seguem o método “Atkins Nutritional Approach” sofrem de problemas por falta de energia devido o baixo consumo de hidratos de carbono.
Facto: O corpo está equipado para utilizar de todos os tipos de energia: hidratos de carbono e gorduras. Quando os níveis de hidratos de carbono são muito baixos no corpo, o sistema começa a queimar as suas gorduras, o que é o nosso sistema de segurança.

A falta de energia pode aparecer nos primeiros dias da dieta Atkins, enquanto o seu corpo muda os seus padrões metabólicos. Habitualmente o corpo demora até cinco dias para mudar o metabolismo focado na degradação do açúcar para um metabolismo focado em gorduras. Quando o seu corpo se habitua a queimar gorduras como combustível, estes sintomas desaparecem.

Além destes resultados, um crescente número de pesquisas científicas suporta como um facto que a dieta Atkins funciona e conduz à perda ou manutenção de peso, sendo ainda associada a outros efeitos benéficos para a saúde.

#10 Mito: A Dieta Atkins promove o consumo sem regras de comidas ou alimentos ricos em gorduras e produtos lácteos que acabam por levar a mais doenças cardiovasculares.
Facto: O método “Atkins Nutritional Approach” recomenda o consumo de todos os tipos de gorduras dentro de uma alimentação equilibrada para que o seu nível de gordura esteja equilibrado. Apesar que se mencione que o método “Atkins Nutritional Approach” apenas promove o consumo de carnes, ovos ou bacon, a verdade é que promovemos o consumo de alimentos saudáveis ricos em proteínas, tais como o peixe, aves, claras de ovos e produtos lácteos. Adicionalmente, encorajamos o consumo de azeite, frutos secos, sementes, bem como outros alimentos de origem vegetal que são reconhecidamente opções sãs de alimentos ricos em gorduras, de forma a que tenha o máximo de equilíbrio em toda a sua alimentação.

De referir que os mais variados estudos feitos ao longo do tempo sobre o método “Atkins Nutritional Approach” (ANA) demonstram que quando seguido correctamente, permite um equilíbrio no consumo de gorduras Monoinsaturadas, Polinsaturadas e Saturadas de uma grande variedade de fontes. Estes estudos apresentam um impacto importante em todos os participantes porque se reduziram os factores de risco para as doenças cardiovasculares sem que ocorressem problemas associados ao consumo de gorduras saturadas.

Devemos ainda mencionar o facto de todas as gorduras serem uma mistura dos três tipos de ácidos gordos, os mono, poli e saturados. Mesmo o azeite, considerado como uma das gorduras mais sãs por ser um dos mais elevados standards para gorduras monoinsaturadas, contém 15 por cento de gorduras saturadas. Um pedaço carne, muitas vezes mencionado como nada saudável, apresenta 51% de gorduras monoinsaturadas.

#11 Mito: Uma vez que as frutas, os vegetais e os cereais integrais estão excluídos, a dieta Atkins é pobre em nutrientes.
Facto: Em primeiro lugar teremos que mencionar que o método “Atkins Nutritional Approach” não exclui frutas, nem vegetais, nem tão pouco os cereais integrais. Senão vejamos, na fase inicial da dieta Atkins temos a fase de Indução, que muitas vezes é erroneamente confundida com todo o programa, na qual o consumo de hidratos de carbono é reduzido. O valor máximo de consumo é de 20 gramas liquidas de hidratos de carbono. Não obstante, 70 por cento destes hidratos de carbono devem provir de vegetais tais como saladas verdes ou outros vegetais ricos em nutrientes e fibras como brócolos, espargos e espinafres.

Também a preocupação com o conteúdo fotoquímico da dieta Atkins é errónea. A dieta promove o consumo individual de um mínimo de 12 gramas liquidas de hidratos de carbono com origem em vegetais. A quantidade vai aumentando progressivamente com o consumo de frutos de baixo impacto glicémico, frutos secos, sementes, leguminosas e cereais integrais. Isto imediatamente depois da fase inicial, a Indução. A recomendação do consumo mínimo de 12 gramas liquidas de hidratos de carbono por dia é mais do que a maioria das pessoas consome diariamente.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:50 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)