Dieta do Bom Humor

Cardápio bem humorado – Conheça a dieta do bom humor: alimentos que causam a sensação de bem-estar

Já ouviu o clichê “Você é o que você come”? Pois, a cada dia, a ciência vem descobrindo novas propriedades e funções dos alimentos que comprovam essa teoria. E a conquista do bom humor é uma delas.

Uma pesquisa realizada recentemente na Inglaterra, denominada “Food and Mood Project” (projeto da comida e do humor), constatou que uma dieta correta pode desencadear a sensação de bem-estar, e que, em contrapartida, alguns alimentos podem estar por trás de males como Estresse, Depressão e ansiedade.

Por isso, toda atenção é pouca na hora de escolher os alimentos que estarão no seu prato. Entre os vilões do bem-viver, destaque para o consumo excessivo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate. Apesar de provocarem uma boa sensação logo que são ingeridos, tais itens são os principais agentes de estresse.

“A ingestão de açúcar e cafeína em excesso pode elevar exagerada-mente a excitabilidade celular, provocando sensação de euforia temporária. Por outro lado, a redução sem critério do consumo de carboidratos ou proteínas pode afetar negativamente o humor, pois compromete a ação do triptofano e da serotonina”, esclarece a nutricionista do Hospital Santa Virgínia, Cláudia Itosu.

Injeção de ânimo
Para substituir o açúcar, uma opção saudável é o consumo de mel integral, rico em triptofato – responsável pela sensação de bem-estar. Também destinados a melhorar o humor, entram em cena alguns dos ‘mocinhos’: água, verduras, frutas e peixes oleosos.

“Certos alimentos têm essa capacidade de melhorar nosso estado de espírito. São aqueles ricos em ácido fólico, Ômega 3, Vitamina B6 e C e magnésio”, exemplifica Cláudia. “Outra dica é abusar de refeições mais naturais e coloridas”, completa a especialista.

Além disso, substâncias que também se destacam na busca por uma verdadeira injeção de ânimo são as frutas e sementes oleaginosas, como amêndoas, avelãs, nozes, sementes de linhaça e de gergelim e cereais integrais.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:50 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)