Fotos Antes e Depois

Dieta para Síndrome do Ovário Policístico (SOP): O que Comer e o que Evitar?

Para as mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico, o plano de dieta SOP é uma das melhores maneiras de lidar com os sintomas e manter um estilo de vida saudável.

Devido à gravidade desta condição médica, é importante entender completamente por que essa dieta é tão importante, os efeitos que ela pode ter no corpo e os alimentos específicos que deve escolher e evitar enquanto segue a dieta SOP.

Imagem De Ovário Normal E Ovário Policístico

Que é a dieta SOP?

O plano de dieta SOP é uma dieta especialmente concebida para mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico.

Também conhecida como doença ovariana policística (DOP), esta condição é caracterizada por um excesso de hormonas, chamado andrógenos, acumulando-se no corpo de uma mulher.

Este desequilíbrio hormonal pode causar cistos nos ovários, que podem causar menstruações irregulares, ou mesmo parar completamente o ciclo da mulher. O alto nível de andrógenos também pode causar sintomas secundários, como acne, crescimento do cabelo ou calvície.

No entanto, os sintomas mais notáveis são obesidade e resistência à insulina; mais de 50% das mulheres que sofrem desta condição estão acima do peso, em grande parte devido ao aumento dos níveis de insulina no organismo.

Dado o quão comum a obesidade está relacionada com essa condição, uma dieta específica foi desenvolvida para combater alguns dos sintomas, como o aumento da resistência à insulina, o que pode aumentar consideravelmente as possibilidades da mulher desenvolver diabetes.

A dieta também ajuda a diminuir os processos digestivos, pois, inclui uma alta concentração de fibra dietética.

Ao controlar os tipos de carboidratos que são consumidos e administrar adequadamente os níveis de açúcar no sangue, com a dieta SOP, as mulheres podem melhorar significativamente a qualidade de vida e minimizar os sintomas da condição.

Alimentos a evitar na dieta SOP

Se estiver a seguir a dieta SOP, deve evitar alimentos açucarados e processados, álcool, cafeína, produtos de soja e produtos lácteos, entre outros.

O que Procura?
O que é Diabetes?

Álcool

O fígado é crítico na eliminação de excesso de hormonas no organismo, que é o principal problema na doença. O consumo de álcool pode colocar tensão sobre o fígado, o que torna mais difícil administrar os níveis hormonais.

Além disso, o álcool contém altos níveis de açúcar, o que pode exacerbar a resistência à insulina e dificultar a perda de peso.

Cafeína

Um dos piores efeitos colaterais dos quistos nos ovários é que eles podem inibir que uma mulher engravide. Uma vez que a cafeína também é conhecida por conduzir à infertilidade, o consumo excessivo de cafeína deve ser evitado se estiver a seguir um plano de dieta SOP rigoroso.

Produtos de soja

Sabe-se que a soja afeta os níveis hormonais no corpo e a regularidade da menstruação. Quando os produtos de soja são combinados com a SOP, isso pode piorar e piorar ainda mais os ciclos menstruais normais.

Laticínios

É difícil eliminar os produtos lácteos de uma dieta equilibrada, mas existem inúmeros componentes nos iogurtes, queijos e leite que podem fazer com que os níveis de testosterona se elevem, ou permaneçam sem controlo, no corpo.

Uma vez que as portadoras de Síndrome do Ovário Policístico já estão a lutar para suprimir os níveis de andrógeno, o consumo de produtos lácteos é contraproducente.

Carne processada

Alimentos altamente processados tendem a ser elevados em gorduras trans e gorduras saturadas, duas coisas que podem aumentar a inflamação e geralmente exercer uma pressão sobre o corpo.

Alguns ingredientes comuns em alimentos processados, como carne congelada, podem até causar um aumento na testosterona.

Açúcares simples

Uma vez que a doença do Ovário Policístico torna difícil para o corpo controlar o nível de insulina, adicionar mais hidratos de carbono simples ao seu corpo só piorará as coisas.

Os açúcares básicos que provêm do pão branco, macarrão, lanches e comidas industrializadas estimularão ainda mais a produção de insulina, exacerbando os sintomas da doença.

Alimentos saudáveis para incluir na dieta SOP

Dieta Para Síndrome Do Ovário Policístico (SOP)

Se sofre de síndrome do ovário policístico, a sua dieta deve incluir frutas e vegetais, gorduras saudáveis, carne de animais alimentados com pastagem, feijão e leguminosas.

O que Procura?
Dieta do Leite para Perda de Peso Sustentável em 4 Semanas

Gorduras saudáveis

Lembre-se de que é importante consumir gorduras saudáveis em qualquer dieta equilibrada e, no caso desta condição, deve consumir ácidos gordos ómega 3 e outras gorduras monoinsaturadas encontradas em nozes, sementes, peixes oleosos e azeite, dentre outros.

Isso pode ajudar a eliminar toxinas e apoiar os processos metabólicos do seu corpo, incluindo a regulação hormonal.

Carne orgânica

Se quer consumir carne alimentada com pasto como fonte de proteína magra, então a carne orgânica é uma ótima maneira de começar.

Ela também não conterá muitos dos antibióticos e produtos químicos que são adicionados às carnes, o que às vezes interfere na atividade hormonal no organismo.

Feijão e Legumes

Embora queira eliminar os hidratos de carbono simples que tenham um elevado índice glicêmico, os carboidratos mais complexo são necessários para a energia e não devem aumentar drasticamente os níveis de açúcar no sangue e a insulina.

Os feijões, as nozes e as leguminosas necessitam de algum esforço para serem digeridos, portanto, a emissão de açúcar no sangue será regulada no seu corpo.

Vegetais

Todos os tipos de vegetais devem ser incluídos no plano de dieta SOP, incluindo os vegetais de folhas verdes e os vegetais vibrantes, cheios de antioxidantes, como tomates, cenouras e pimentas.

Embora estes contenham carboidratos, os benefícios da sua fibra alimentar no controlo de níveis de insulina, bem como as suas vitaminas e antioxidantes, tornando-os uma adição saudável a uma dieta SOP.

Frutas

Algumas frutas podem causar um pico de açúcar no sangue devido à sua alta concentração de frutose.

No entanto, existem certas frutas com um índice glicêmico baixo que devem ser incluídas pela sua fibra, antioxidantes e vitaminas, como o kiwi, a melancia, a goiaba, o melão e morangos.

Plano de dieta SOP

Se apenas está a começar um plano de dieta SOP, pode seguir este guia simples como um quadro diário.

Pequeno-almoço

Combine água de coco, peras descascadas, proteína em pó, sementes de chia e a manteiga de amendoim para um pequeno-almoço farto e abundante. Isso terá um baixo impacto glicêmico, o que significa que não estimulará a produção de insulina em demasia.

Almoço

Uma salada simples de espinafre, tomate, cenoura e pepino, acompanhado de sandes com pão integral, cheio de salada de atum, tomate ou ovo.

O que Procura?
Causas do Hipogonadismo + 6 Tratamentos Naturais que Ajudam a Equilibrar os Níveis de Hormônios

Jantar

Pode pincelar um pedaço de frango grelhado com óleo de sésamo e servi-lo com arroz integral frito, com ovos misturados no arroz, para uma refeição com baixo teor de açúcar e concentrada em proteína.

Petiscos

Pode pegar um queijo de corda e uma maçã, ou algo simples, como bastões de aipo imersos em hummus, para um petisco que saciará e não causará um pico de insulina.

Plano de dieta SOP para perda de peso

Considerando que um dos principais sintomas da síndrome do ovário policístico é a obesidade, algumas pessoas querem adaptar este cardápio para perder peso.

Se este também for o seu objetivo, assegure-se de se concentrar na ingestão de proteínas, exercitar-se regularmente, restringir as suas calorias e encontrar uma rede de apoio, entre outros.

Proteína

Necessitará que 30 a 40% da sua ingestão de calorias seja sob a forma de proteína. Isso estimulará o crescimento muscular, que levanta o metabolismo numa alta engrenagem, onde pode queimar mais calorias (e gorduras) para suportar as células musculares.

Limites de calorias

A perda de peso depende fortemente de exercícios e escolhas alimentares, mas o aspeto mais importante é criar um défice calórico. É crucial que queime mais calorias do que consuma diariamente se quiser perder peso.

Exercício físico

Como mencionado, o exercício físico é fundamental para perder peso, embora algumas pessoas simplesmente fazem dieta e esperam ver resultados.

Também deve-se permanecer ativo e trabalhar arduamente para queimar calorias adicionais trabalhando de 4 a 5 vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos por sessão.

Rede de suporte

Uma rede de suporte pode ser inestimável à medida que embarca numa jornada de perda de peso, especialmente se também sofre de síndrome do ovário policístico.

Felizmente, existem muitos recursos, tanto on-line como fisicamente, para mulheres que estão a lutar com esta condição.

Ter uma rede de apoio pode dar-lhe incentivo quando precisar, bem como conselhos sobre dieta e opções de estilo de vida que podem atenuar os sintomas da doença.

Referências

https://doi.org/10.1210/jcem.84.6.5803
http://ajcn.nutrition.org/content/92/1/83.short
https://academic.oup.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://journals.sagepub.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://journals.sagepub.com/
https://doi.org/10.1079/BJN20051475
http://www.sciencedirect.com/science/
https://books.google.com/books?id=2bpWLux–uwCe
http://www.tandfonline.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/science/
https://doi.org/10.1093/humrep/dem391

09. novembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *