Dietas

O termo dieta refere-se ao tipo de alimentação que uma pessoa faz, ou deve fazer, embora normalmente esteja associado à ideia de determinado regime alimentar restritivo e a adoptar apenas em alturas de doença ou por pessoas que queiram emagrecer. Existem, de facto, vários tipos de dieta que uma pessoa pode ter que fazer em certas circunstâncias especiais. Nesta secção irão sendo publicados diversos regimes alimentares diferentes, e iremos começar por dar uma noção das regras gerais da alimentação, para depois falar sobre casos especiais, nomeadamente o da dieta nos diabéticos e nos obesos:

Água e dieta
 
Já deve ter ouvido que beber água é essencial durante uma dieta de emagrecimento. Mas porquê? E será que, por si só, o consumo de água basta? A água tem um papel vital durante uma dieta de emagrecimento. No entanto, não faz milagres, é necessária uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico para conseguir atingir o seu objectivo de reduzir peso e gordura corporal. Como pode a água ajudar a emagrecer? A água na dose certa leva a comer menos e a normalizar o funcionamento dos intestinos porque:

Aumenta a saciedade – muitos alimentos “incham” no estômago quando entram em contacto com a água, dando a sensação de se estar com menos apetite.
Reduz a absorção de gorduras – nos intestinos, as fibras solúveis ligam-se às moléculas de gordura, diminuindo a sua absorção. O que optimiza a perda de peso e gordura.
Minimiza a prisão de ventre – ao libertar o organismo de determinadas toxinas através do processo de diurese.
Previne a celulite – ao libertar o corpo das toxinas, impede que a gordura se acumule formando a celulite.
Hidrata naturalmente a pele – ao contrário do que se pensa dos produtos chamados hidratantes, estes não dão humidade à pele, criam apenas uma barreira que impede a desidratação. A água mantém aquele que é o maior órgão do corpo humano hidratado desde as camadas mais profundas. Assim, a água além de combater a absorção de gordura, promove a auto-estima de quem está de dieta pois confere um aspecto saudável livre de toxinas.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:01 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)