Disquezia

A disquezia é um problema que está relacionado com os músculos do corpo humano, nomeadamente com os músculos do bebê. Mais frequentemente referida como disquezia do lactente, este problema caracteriza-se por uma incapacidade do bebê em controlar alguns dos seus músculos, nomeadamente os anais e pélvicos.

Como consequência disso, criar-se uma dor bastante significativa, que provoca um desconforto muito grande no bebê.

Sintomas de disquezia

É importante que estejamos atentos aos sintomas principais da disquezia, porque se trata aqui de um problema que causa um incómodo imenso nos bebés. Geralmente, os sintomas mais significativos e frequentes que podemos encontrar são:

  • Dor;
  • Dificuldades na evacuação;
  • Evacuações pouco frequentes, de apenas 1 ou 2 vezes por semanas;
  • Fezes com características de maior dureza e secura;
  • Irritabilidade;
  • Aparecimento de vermelhidão no rosto, consequência do esforço feito para evacuar;
  • Longos períodos até se conseguir com sucesso a evacuação.

Geralmente, este problema poderá começar a aparecer logo no início da vida do bebé, e nomeadamente na sua primeira semana de vida.

Tratamento para disquezia

A disquezia é um problema que é susceptível de tratamento médico. Este tratamento deverá ser sempre prescrito por um pediatra, pois poderá variar consoante o caso e a sua gravidade.

Este problema poderá igualmente aparecer nos adultos, e nesses casos geralmente a ingestão de alimentos muito ricos em fibras e a ingestão de muita água poderá ajudar. No entanto, no caso dos bebés o tratamento deve sempre passar por um aconselhamento médico indicado.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *