Fotos Antes e Depois

Doença do Soro

O soro é um dos elementos do sangue, sendo basicamente o plasma sem os fatores de coagulação. O soro não possui células sanguíneas, contendo no entanto proteínas e anticorpos.

Estes fazem parte da resposta do sistema imunitário contra infeções. O anti-soro é uma preparação à base do soro e que contém anticorpos contra um determinado micróbio, que é administrado de forma a estimular uma resposta imunitária natural.

Contudo, por vezes o sistema imunitário confunde as proteínas do anti-soro com uma ameaça, reagindo contra ele. Assim, a doença do soro é uma reação alérgica, causada por uma resposta imunitária tardia ao anti-soro, ou a determinados medicamentos.

Sintomas da doença do soro

Na doença do soro os órgãos mais afetados são as articulações, a pele e os rins. Como demora algum tempo até o sistema imunitário produzir anticorpos contra um determinado antígeno, a reação apenas ocorre até 7 a 14 dias após a administração do anti-soro ou medicamento responsável.

Esta é portanto diferente de uma reação anafilática, que ocorre imediatamente após a exposição. Os sintomas da doença do soro incluem:

– mal-estar;

– inflamação;

– febre;

– urticária;

– dores articulares.

Tratamento da doença do soro

O tratamento para a doença do soro baseia-se em dois pontos: a identificação e suspensão do medicamento responsável, e o alívio dos sintomas.

Para diminuir a intensidade das manifestações causadas por esta doença devem ser tomados medicamentos corticosteroides, anti-histamínicos e anti-inflamatórios não esteroides.

27. julho 2014 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *